Psicomotricidade
Seminário: Psicomotricidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maria_2013 • 2/11/2013 • Seminário • 1.320 Palavras (6 Páginas) • 488 Visualizações
Toda atividade recreativa pode ser realizada em qualquer faixa etária, uma vez que tem objetivo de proporcionar momentos de lazer, descontração e interação. Estas também revigoram, auxiliam nas expressões de sentimentos, trabalha a auto-estima, resgata muitos idosos da solidão, depressão e vitaliza a todos.
Recreação, movimento e resgate cultural sempre estiveram presentes ao longo de uma vida, posto que seu conceito seja claro: recrear, reproduzir e renovar. Esta por sua vez, poderá ser física ou mental e em qualquer indivíduo, de qualquer idade, raça, etnia ou religião, que seja de sua livre escolha, que o mesmo ocupe de maneira saudável suas horas de lazer, buscando-se sempre a satisfação das necessidades físicas, emocionais, intelectuais e sociais.
Nas sociedades tradicionais antigas, tínhamos os idosos como sinônimo de lembranças e sabedorias. Hoje, o descaso e o desprezo os excluem da sociedade, que os julgam improdutivos, insanos e incômodos. É comum encontrar idosos abandonados e ignorados dentro da própria família.
Geralmente, vemos a velhice ligada às modificações do corpo, como o aparecimento das rugas, cabelos brancos, o andar mais lento, diminuição das capacidades auditivas e visuais e um corpo frágil. Podemos dizer que esta é a velhice biologicamente "normal", que evolui progressivamente e prevalece sobre o envelhecimento cronológico. Cientistas e geriatras preferem separar a idade cronológica (idade numérica) da idade biológica (idade vivida). Para eles, tanto o homem quanto à mulher se encontram na terceira idade por parâmetros físicos, orgânicos e biológicos.
Destaco que a terceira idade pode vir seguida de alegrias, emoções, reconhecimentos e transformações. Uma velhice tranquila é o somatório de tudo que beneficie o organismo, os exercícios físicos, alimentação saudável, espaço para lazer, bom relacionamento familiar, enfim, é preciso investir numa melhor qualidade de vida. Ao contrário do que se pensam, os idosos podem e devem manter uma vida ativa.
As atividades recreativas transformam a vida desses idosos e devem ser: diversificadas, integrativas, geradoras de autoconfianças, culturais, coletivas e moderadas. Esta é a grande alavanca do bem-estar, da felicidade e, consequentemente, da longevidade.
Diante desta situação, o presente artigo tem como finalidade alterar a realidade dos idosos e, sendo assim, tentaremos responder às seguintes perguntas:
a) Em que as atividades recreativas poderão auxiliar nas transformações sociais e emocionais dos idosos?
Trabalhar com atividades recreativas não é realizar uma mágica, mas possibilidades satisfatórias e comprovadas, da importância que a recreação tem na vida de todas as pessoas. É uma proposta unificada da recreação, danças, palestras, relaxamentos e outras atividades, que tem como grande foco, transformar a vida dos idosos.Buscando a alegria e a esperança onde supúnhamos não existir mais.Ao falar no contato com o outro, os vínculos afetivos, sociais e culturais se afloram a todo instante.
b) Como desenvolver a recreação com os idosos, promovendo a socialização, descontração, resgate cultural e reeducação psicomotora?
As mudanças fisiológicas, psicológicas e sociais irão influenciar decisivamente no envelhecimento de uma pessoa.Trabalhar a recreação com idosos não significa adaptar atividades a eles, pois devemos levar em conta suas limitações e suas potencialidades.As atividades deverão ser atrativas, diversificadas, com intensidade moderada, realizadas de forma gradual, promovendo sempre a integração social, o afeto, sendo sempre atividades que irão favorecer o grupo, respeitando as individualidades de cada um.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O que permeia neste trabalho é a importância da conscientização que envelhecimento não é sinal de doenças, de ser improdutivo ou até mesmo triste. Envelhecimento é sinônimo de vivências, experiências, felicidade, satisfação, realizações e vigor. É bagagem cultural, que cada um traz consigo que faz toda diferença.
O desenvolvimento da cultura e da civilização, no sentido global, é um processo de criatividade contínua.Portanto, é necessário coragem de criar, inovar e mudar os rumos sociais.
O envelhecimento é um processo fisiológico e não está necessariamente ligada a idade cronológica.
Uma velhice tranqüila é a somatória das atividades benéficas realizadas em prol de um organismo saudável, objetivando uma melhor qualidade de vida ativa e prolongando as expectativas do indivíduo.
Conquistar movimentos que proporcionem sentimentos de liberdade, espontaneidade, criatividade, equilíbrio são uma das propostas da psicomotricidade sendo que seu maior objeto de estudo é o corpo humano e seu movimento e temos como objetivo desenvolver o aspecto comunicativo do corpo, o que equivale a dar ao individuo a possibilidade de dominar seu corpo aperfeiçoando sua dominância lateral, sua orientação espaço-temporal, seu esquema e imagem corporal e sua coordenação motora global e fina. As atividades psicomotora trazem benefícios não só entre as crianças como também na terceira idade, pois ela atua na prevenção e também no tratamento de vários problemas psicomotores relacionados ao envelhecimento, aliviam as dores e promovem o relaxamento corporal, visando não deixar que os problemas da idade os impeçam de desempenhar a rotina.
Essas atividades são fundamentais para que o idoso aprenda a lidar com as transformações de seu corpo e tire proveito de sua condição, prevenindo e mantendo em bom nível sua autonomia física e mental.
Geralmente a velhice está ligada às modificações do corpo como o aparecimento das rugas e dos cabelos brancos, o andar mais lento, diminuição das capacidades auditivas e visuais.Essa é a velhice biologicamente normal, que evolui progressivamente e prevalece sobre o envelhecimento cronológico.
A elaboração de um programa de atividade psicomotora para a terceira idade deve levar basicamente em consideração o preparo para que o idoso possa cumprir suas necessidades básicas diárias (necessidades impostas pelo cotidiano),
...