Psicomotricidade
Ensaio: Psicomotricidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marquiene • 10/5/2014 • Ensaio • 892 Palavras (4 Páginas) • 282 Visualizações
QUESTIONÁRIO
1- O que psicomotricidade?
É uma prática pedagógica que visa contribuir para o desenvolvimento integral da criança no processo de ensino e aprendizagem.
2- Quais são as áreas de desenvolvimento atribuídos a psicomotricidade?
Coordenação, equilíbrio, inteligência, lateralidade, organização espacial, organização temporal e ritmo.
3- Quais são os conceitos básicos de aprendizagem que envolve a psicomotricidade?
Cheio ou vazio, claro ou escuro, dentro ou fora, direita e esquerda, em cima ou embaixo, grande ou pequeno, entre outros.
4- A educação deve capacitar o educando a que princípios?
Aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser.
5- Qual é o significado de brincar?
Proposta criativa e recreativa de caráter físico ou mental, desenvolvida espontaneamente, cuja evolução é definida e o final nem sempre é previsto.
6- Qual é o objetivo da psicomotricidade?
Tem como objetivo o intuito de promover uma educação diferenciada, uma educação capaz de encarar a ludicidade como um fator motivante, com uma ponte facilitadora da aprendizagem, estimulando a afetividade dos educandos, que são seres pensantes dotados de emoções e sentimentos.
7- O que é pluralidade cultural no ambiente escolar?
Permitir que os educandos aprendam a conhecer e a respeitar as diferenças da sociedade brasileira. Combater o preconceito, a discriminação e a exclusão social, por idade, cor, religião.
8- O que são valores?
Fundamentos morais e espirituais da consciência humana. A vivência dos valores, o caráter, reflete na conduta humana como uma conquista espiritual da personalidade.
9- Conceitue auto estima.
Consiste na aceitação, na valorização de si mesmo e é essencial para uma vida saudável, pois permite o reconhecimento do nosso verdadeiro valor, das nossas habilidades e talentos.
10- O que é responsabilidade?
A responsabilidade implica responder pelos próprios atos, palavras e ações, assumir o que se fala e se faz, arcar com as consequências do próprio comportamento, cumprir com os compromissos e regras, é decidir por si mesmo, é também respeitar a si mesmo, cumprir com os deveres e fazer cumprir os próprios direitos, respeitando sempre os direitos dos outros, é reconhecer os próprios erros e aprender com eles, é ser sensato, não perder a noção dos seus limites e dos limites dos outros.
ATIVIDADES
1° PASSEIO SOBRE PÉS E MÃOS
• Objetivos Específicos: Coordenação motora ampla, equilibro, noção de direita e esquerda.
• Material utilizado: cartolina, caneta.
• Formação: no pátio em pé e engatinhando.
• Desenvolvimento do jogo: recorte seis pés e seis mãos direitas e esquerdas. Faça os moldes usando seus próprios pés e mãos. Disponha as figuras no chão, de forma que seja possível para os alunos andarem sobre elas como “gatos”, usando os pés e as mãos, e fixe-as no lugar.
• Variação: pedir às crianças que tentem “andar” sobre as pegadas. Comecem colocando um pé em cada marca, depois coloquem as mãos, sem encostar os joelhos no chão. Movam primeiro as mãos e depois os pés para as marca seguintes. Tentar manter-se dentro das pegadas até o final.
2° SACOLA SURPRESA
• Objetivos específicos: Atenção e concentração, pensamento lógico, vocabulário, percepção tátil, discriminação de texturas, forma e tamanho.
• Material utilizado: sacolas de pano, elástico, vários tipos de tecidos e matérias de diferentes espessuras. 3 retalhos de lã, 3 de seda e 3 de veludo, 3 pedaços de lixa, 3 de plástico e 3 de papel. 4 círculos e 4 retângulos, formas geométricas de cartolina ou de madeira. 2 dados, 2 lápis, 2 tampinhas e 2 colheres; objetos cujo tamanho seja um grande e um pequeno, 3 grampos, 3 alfinetes de fralda, 3 colheres de café, 3 dados, 3 bolinhas de gude, 3 lápis, 3 botões e 3 borrachas.
• Desenvolvimento do jogo: Retirar um objeto da sacola, examiná-lo e depois retirar outro igual.
Introduzir as duas mãos pelas aberturas laterais da sacola e encontrar dois objetos iguais. Encontrar um objeto grande com a mão direita e um
...