Psicomotricidade
Exames: Psicomotricidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: patybmelo • 7/3/2015 • 502 Palavras (3 Páginas) • 360 Visualizações
Conceito de Psicomotricidade
A Psicomotricidade possui crescente importância nos trabalhos que se relacionam com o desenvolvimento infantil, tanto na fase pré-escolar, como posteriormente. É fundamentada e estudada por um amplo conjunto de campos científicos, onde se pode destacar a Neurofisiologia, a Psiquiatria, a Psicologia e a Educação, imprimindo casa uma dessas áreas enfoques que lhes são específicos.
A Psicomotricidade é uma ciência que tem por objetivo o estudo do homem, através do seu corpo em movimento, nas relações com seu mundo interno e externo.
Uma criança vista como participante de um conhecido jogo como a “amarelinha”, por exemplo, está vivenciando estímulos motores, seu raciocínio lógico está sendo solicitado e está experimentando ao mesmo tempo uma relação com as demais crianças que, portanto, possui implicações emocionais e sociais.
A criança evolui suas habilidades motoras, na sua troca com o meio, conquistando aos poucos e ampliando sua capacidade de se adaptar, o espaço físico é importante nesse processo, e diversidade de material, de jogos lúdicos. O exercício físico também é um fator importante nesse processo, auxiliando no desenvolvimento mental, corporal e emocional, do ser humano e em especial da criança.
São várias as classificações e as terminologias utilizadas para denominar as funções psicomotoras. De qualquer forma, os conceitos são basicamente os mesmos, o que muda é a forma de classificar e agrupar estes conceitos. As terminologias mais utilizadas e seus respectivos conceitos são os seguintes:
Coordenação Global – Diz respeito à atividade dos grandes músculos, dependendo da capacidade de equilíbrio postural do indivíduo. Quanto maior o equilíbrio, mais econômica será a atividade do sujeito e mais coordenadas serão as suas ações.
Coordenação Fina e Óculo-Manual - É a capacidade de realizar movimentos coordenados utilizando pequenos grupos musculares das extremidades. Diz respeito à habilidade e destreza manual e constitui um aspecto particular da coordenação global.
Esquema Corporal – Este elemento é o saber pré-consciente a respeito do seu próprio corpo e de suas partes, permitindo que o sujeito se relacione com espaços, objetos e pessoas que o circundam.
Lateralidade - Consciência interna que a criança tem dos lados direito e esquerdo do seu corpo, não se tratando de um conceito adquirido, mas de programas de atividades cuja finalidade é o desenvolvimento de acuidades sensoriais e habilidades motoras, já que a criança é exposta a uma grande quantidade de estímulos que aumentam esta consciência.
Estruturação Espacial – É a consciência da relação do seu próprio corpo com o meio, depois a posição dos objetos em relação a si mesmo, e por fim aprender a perceber as relações das posições dos objetos entre si.
Orientação Temporal - É a capacidade de avaliar o tempo dentro da ação, organizar-se a partir do próprio ritmo, situar-se no presente relacionando o antes e o depois. É avaliar o movimento no tempo, distinguindo o rápido do lento.
Discriminação Auditiva - É a capacidade de perceber e identificar auditivamente e sem ambiguidade
...