Pós Marxismo
Casos: Pós Marxismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GraLanzillotta • 3/6/2014 • 257 Palavras (2 Páginas) • 160 Visualizações
O pós marxismo é uma corrente de pensamento que propõe a teoria de que o social é constituído discursivamente.
Contudo, para seus representantes, isso não significa uma redução idealista do social e do material à linguagem ou ao pensamento, que a consideram uma teoria realista e materialista, e em certa relação de continuidade e superação com relação ao materialismo histórico de Karl Marx, ao propor a inexistência independente do homem de “um mundo exterior ao pensamento”. Mas, com Marx e grande parte da filosofia contemporânea, rejeitam todo dualismo ou “essencialismo” que implique a incomunicação entre homem e mundo, sujeito e objeto, discurso e realidade.
Referência:
www.wikipedia.com.br
Psicologia Desenvolvimentista.
Importância: Colaborar para o entendimento dos processos biológicos e culturais.
Henri Wallom, militante apaixonado, o médico psicólogo e filósofo francês mostrou que as crianças tem também corpo e emoções (e não apenas cabeça) na sala de aula. Falar que a escola deve proporcionar formação integral (intelectual, afetiva, e social) às crianças foi uma verdadeira revolução no inicio do século passado. Sua teoria pedagógica diz que o desenvolvimento intelectual envolve muito mais do que um simples cérebro. Fundamentou suas idéias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa. A efetividade é um dos principais elementos do desenvolvimento humano.
Edouard Clapared (1873 – 1940) cientista suíço defendia a necessidade de estudar o funcionamento da mente infantil e de estimular na criança um interesse ativo pelo conhecimento.
Ele sustentava a idéia, totalmente nova para sua época, de que o sujeito psicológico é um sujeito ativo.
Referência:
www.entrenumerosefundamentos.blogspot.com.br
...