QUAL A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA PASTORAL
Por: Ana Patrick • 29/11/2016 • Trabalho acadêmico • 2.015 Palavras (9 Páginas) • 4.432 Visualizações
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR
ANAMARA FLORES GONÇALVES DE ÁVILA
QUAL A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA PASTORAL
ITAJAÍ
2016
- Resumo.
O pastorado tem responsabilidades diretas, através dele pessoas são guiadas no Caminho de Verdade que levará até a Vida eterna, o pastor não pode isentar-se da verdade, da boa conduta e da ética. Como exemplo, sempre na vida de Jesus que se autointitula o Bom Pastor, e com embasamento bíblico, poderemos ver a importante necessidade de sermos éticos. Caso um pastor adote posturas antiéticas poderá levar todo o eu rebanho ao abismo.
Palavra-chave: Ética, Verdade, Bom Pastor, Exemplo.
- Introdução.
Jesus é o melhor modelo de ética pastoral, seu ministério está alicerçado na verdade e a vida de Cristo é uma fonte inesgotável de exemplo de ética cívica e cristã. O teólogo Emil Brunner declarou que a ética cristã é a ciência da conduta humana que se determina pela conduta divina.
Os fundamentos da ética cristã encontram-se nas Escrituras do Antigo e do Novo Testamento, entendidas como a revelação especial de Deus aos seres humanos.
Segundo o Dicionário Etimológico Ética vem do grego ethos:
Do grego ethos, que significa “caráter”, “costume” ou “modo de ser”.
O sentido da palavra ética, na realidade, se inspirou na expressão grega ethike philosophia, que significa “filosofia moral” ou “filosofia do modo de ser”.
Os romanos traduziram o ethos grego, para o latim mos (ou no plural mores), que quer dizer “costume”, de onde vem a palavra “moral”.
Tanto ethos (caráter) como mos (costume) indicam um tipo de comportamento propriamente humano que não é natural, o homem não nasce com ele como se fosse um instinto, mas que é "adquirido ou conquistado por hábito" (VÁZQUEZ).
Portanto, ética e moral, pela própria etimologia, dizem respeito a uma realidade humana que é construída histórica e socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem. (http://www.dicionarioetimologico.com.br/etica/)
Ética diferencia-se de moral, pois, enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano.
O pastor é co-responsável pela vida de suas ovelhas (igreja), é importante que esse seja ético para que não vire uma pedra de tropeço, veja esse trecho do louvor da Fernanda Brum:
Sua história é um exemplo pra mim
O seu testemunho tem me aproximado de Deus
Se eu viver mais de oitenta anos quero ser
Como você, pastor
Sua casa testifica sobre quem você é
Sua obra, sua vida, seu amor, sua fé
Os meus filhos vão saber | Que se eu hoje adoro a Deus
É por tudo o que você me ensinou | Profeta do Senhor
Homem de Deus
Escolhido pra curar as feridas da minha alma
Homem de fé que tem dedicado a mim
O seu amor e proteção | Homem amado
Quando fala faz arder dentro de mim, o coração
Pastor, você é o profeta da minha geração
Você é o profeta da minha geração (Canção: Pastor, Fernanda Brum, https://www.vagalume.com.br/fernanda-brum/pastor.html#)
- Desenvolvimento
Asseveramos que a Bíblia é o manual de conduta do cristão, ali estão as informações necessárias de como agir em cada área da vida, é importante estar firmado sempre na Palavra de Deus como diz o grande pregador Billy Grahan, “Estude a Bíblia para ser sábio; creia na mesma para ser salvo; siga os seus preceitos para ser santo.” Mas é notório que vivemos em sociedade – pelo menos na sua maioria - mesmo quando cristã, de pessoas que não lêem e que precisam sempre estabelecer vínculos, imitar alguém, veja que esse é uma das bases do discipulado, por isso a importância daqueles de estarem a frente serem éticos, o mesmo Billy Grahan disse: “Nós somos as Bíblias que o mundo está lendo… Nós somos os sermões que o mundo está prestando atenção.”
Jesus deixa muito claro qual a responsabilidade em sermos éticos, corretos: Mas se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe seria amarrar uma pedra de moinho no pescoço e se afogar nas profundezas do mar.
(Mateus 18:6). O pastor precisa-se espelhar-se em Jesus para conduzir a igreja, infelizmente vemos hoje pessoas descomprometidas com o reino, visando outros lucros, não se preocupando com a palavra, com a verdade, ensinando falsas doutrinas e apostatando. O próprio Jesus faz a alegoria: Jesus fez também a seguinte comparação: "Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois no buraco? (Lucas 6:39).
Mirando no ministério pastoral de Jesus vemos que, mesmo sendo o Filho de Deus, detentor de todo o poder, Ele não se utiliza disso em próprio benefício, não eximiu sua dor e sofrimento, "Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua” (Lucas 22:42).
Jesus como homem passou por todas as tentações e fraquezas que passamos, porém não se corrompeu, pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. (Hebreus 4:15).
Jesus detinha de autoridade e muitas vezes foi austero, principalmente com os mestres e doutores da lei, porém vemos o quanto Jesus era amoroso e dedicado ao povo, andava junto com homens simples da pesca, com senadores, trava-os com iguais e sempre com zelo e verdade, mostrando-os o caminho que leve a Deus.
O Bom Pastor, ensinou a fazer caridade sem expor as pessoas e nem nos vangloriarmos nelas, "Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa. (Mateus 6:2)
...