QUALIDADE NO SISTEMA DE MANUTENÇÃO E A NORMA ISO 9001
Por: Edson Lima • 17/12/2018 • Trabalho acadêmico • 3.934 Palavras (16 Páginas) • 305 Visualizações
FACULDADE SENAC MINAS
TECNÓLOGO EM GESTÃO DA QUALIDADE
EDSON JANUÁRIO LIMA
FERNANDO THIERSCH
NATÁLIA SOUZA
QUALIDADE NO SISTEMA DE MANUTENÇÃO E A NORMA ISO 9001.
CONTAGEM-MG
2018
EDSON JANUÁRIO LIMA
FERNANDO THIERSCH
NATÁLIA SOUZA
QUALIDADE NO SISTEMA DE MANUTENÇÃO E A NORMA ISO 9001.
Trabalho apresentado para a disciplina Projeto Interdisciplinar, pelo Curso de Gestão da Qualidade da Faculdade Senac Minas.
Orientador: Sudário Papa Filho
CONTAGEM-MG
2018
SUMÁRIO
- APRESENTAÇÃO ---------------------------------------------------------------------- 4
- OBJETIVO -------------------------------------------------------------------------------- 4
- GERAL ---------------------------------------------------------------------------- 4
- ESPECÍFICO -------------------------------------------------------------------- 5
- JUSTIFICATIVA ------------------------------------------------------------------------- 7
- REFÊRENCIAL TEÓRICO ----------------------------------------------------------- 8
- HISTÓRICO DA MANUTENÇÃO ------------------------------------------ 9
- TIPOS DE MANUTENÇÃO ------------------------------------------------ 10
- A QUALIDADE NA MANUTENÇÃO ---------------------------------------------- 11
- FATOR HUMANO NA MANUTENÇÃO --------------------------------- 11
- GESTÃO DA MANUTENÇÃO ---------------------------------------------12
- METODOLOGIA ------------------------------------------------------------------------15
- CONSIDERAÇÕES FINAIS ---------------------------------------------------------16
- REFERENCIAS -------------------------------------------------------------------------17
- Apresentação
As organizações buscam ser cada vez mais competitivas, não somente pela necessidade de se reinventar, acompanhando as tendências de compras, buscar novos clientes, relacionar-se com maior mercado, mas também assumir vantagem comparativa com seus concorrentes, a partir da inovação.
A função manutenção possui uma significativa importância no atendimento dos objetivos de desempenho, sendo uma atividade interna de apoio à função manufatura e operação, podendo influenciar diretamente ou indiretamente todos eles, com destaque para o objetivo da busca da qualidade.
Quando buscamos na literatura científica, através dos autores, encontramos convergência sobre a importância da qualidade da manutenção, mas não uma definição padrão do que é qualidade na manutenção.
Muitas destas empresas têm dificuldades de conseguir a certificação da série ISO 9001 devido à falta de gerenciamento e controle das manutenções exigidas pela norma. Para facilitar o processo elas buscam auxilio em ferramentas estruturadas, como SGI – Sistema de Gestão Integrada e o Engeman, software de gerenciamento de manutenção, por exemplo.
Para ser certificado pela norma não é necessário apenas realizar planos de manutenções preventivos, preditivos e corretivos [MISHAWAKA, 1993], é preciso também comprovar os resultados obtidos e a capacidade de melhoria contínua, através de relatórios, cronogramas.
Esse estudo tem o propósito de apresentar a primeira experiência vivenciada pelo grupo de alunos do 1º período do curso Tecnólogo em Gestão da Qualidade sobre qualidade no sistema de manutenção e a norma ISO 9001.
- Objetivo
2.1 Objetivo Geral
O presente trabalho tem por objetivo identificar e medir os ganhos na eficácia da gestão e da execução da manutenção, nas quais são desenvolvidas as atividades fins das empresas, a partir da implantação do sistema de gestão da qualidade. A eficácia estudada diz respeito a qualidade e a produtividade das atividades que integram a manutenção da infraestrutura na qual são desenvolvidas as atividades produtivas das empresas.
Visa, ainda, disponibilizar uma revisão bibliográfica disseminando mais esclarecimentos sobre o assunto e realizar um estudo de caso em uma holding de um grupo de empresas de educação básica brasileira, demonstrando a importância do tema tanto para a saúde financeira da empresa quanto para os indicadores educacionais.
- Objetivos Específicos
A gestão da qualidade pode ser definida como sendo qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização no sentido de possibilitar a melhoria de produtos/serviços com vistas a garantir a completa satisfação das necessidades dos clientes relacionadas ao que está sendo oferecido, ou ainda, a superação de suas expectativas.
Desta forma, a gestão da qualidade não precisa, necessariamente, implicar na adoção de alguma certificação, embora este seja o meio mais comum e o mais difundido, porém, sempre envolve a observância de alguns conceitos básicos, ou princípios de gestão da qualidade, que podem e devem ser observados por qualquer organização. A saber:
Focar no cliente: qualquer organização tem como motivo de sua existência a satisfação de determinada necessidade de seu cliente, seja com o oferecimento de um produto ou serviço. Portanto, o foco no cliente é um princípio fundamental da gestão da qualidade que deve sempre buscar o atendimento pleno das necessidades do cliente sejam elas atuam ou futuras e mesmo a superação das expectativas deste;
Liderar: cabe aos líderes em uma organização criar e manter um ambiente propício para que os envolvidos no processo desempenhem suas atividades de forma adequada e que se sintam motivadas e comprometidas a atingir os objetivos da organização;
Envolver as pessoas: toda organização é formada por pessoas que, em conjunto, constituem a essência da organização. Portanto, a gestão da qualidade deve compreender o envolvimento de todos, o que possibilitará o uso de suas habilidades para o benefício da organização;
...