QUANTO TEMPO O TEMPO TEM?
Por: wecsley carlos bicalho • 25/9/2021 • Trabalho acadêmico • 3.025 Palavras (13 Páginas) • 203 Visualizações
Escola Municipal Coronel João Vieira
QUANTO TEMPO O TEMPO TEM?
Cassiana Carla Marçal Bicalho
São Sebastião da Vargem Alegre
PNAIC 2014
Apresentação
Pensando nos alunos que tenho hoje , tão dinâmicos e cheios de informações , vindas de diferentes realidades , surgiu em mim , a necessidade de demonstrar a importância do lúdico no ensino da Matemática.
Iniciei este trabalho , por perceber a importância de se ensinar Matemática nos anos iniciais de escolaridade e por reconhecer que trabalhar Grandezas e Medidas dando ênfase à marcação de horas no relógio de ponteiros e digitais são ferramentas necessárias para que os alunos se apropriem do conhecimento matemático para utilizá-lo em seu dia a dia.
No trabalho com Grandezas e Medidas é fundamental manter a referência ao uso de partes do corpo no processo de medição , ao uso de jogos , bem como à discussão sobre textos de Literatura que trazem elementos do mundo das medidas.
Por isso , juntamente com o ensino da Matemática a leitura é de suma importância na vida do ser humano. Levar para a sala de aula diferentes portadores de texto despertam na criança a curiosidade , o imaginário e a arte de ouvir e contar histórias.
*Graduada em Ciências e Matemática pela Faculdade de Ciências e Letras de Cataguases (FAFIC) , Pós –graduada em Alfabetização pela Instituição Barão de Mauá , professora na Escola Municipal Coronel João Vieira,cassyeducadora@gmail.com
Caracterização da escola e da turma
A Escola Municipal Coronel João Vieira está situada na Rua Salvador José Massi , S/Nº , no Bairro Joaquim Martins Pacheco.A escola encontra-se afastada da área comercial do município. Existem poucas residências nas proximidades da mesma,sendo a comunidade em seu entorno composta em sua grande maioria pela classe média .
A referida escola atende os estudantes da zona urbana e rural. Funciona em dois turnos , ou seja , matutino e vespertino; e oferta aulas desde o 1º até ao 9º ano do Ensino Fundamental. Atualmente possui vinte e duas turmas.Quanto à formação dos professores , todos possuem o 3º grau completo e a grande maioria já possui especialização.
As atividades aqui relatadas foram realizadas com os alunos do 1º ano de escolaridade , formada por dezessete alunos com idade ente seis e sete anos. Destes , quatro são meninas e treze são meninos.A maioria deles encontram-se alfabetizados , sendo que três necessitam constantemente de intervenção pedagógica.
Fundamentação Teórica
O ensino da Matemática utilizando o lúdico para os alunos das séries iniciais é muito significativo pois possibilita a criança a construir os conteúdos matemáticos com criatividade e autonomia.
Segundo SMOLE (2000,p.107):”no caminho da matemática no Ensino Fundamental é essencialmente lúdico , no qual a criança se mostra louca para aprender e o professor não deve se preocupar com a escrita da matemática deve deixar que ela resolva as situações-problemas dos seu modo , discutindo após as várias maneiras de chegar ao resultado.”
Para as crianças , nos primeiros anos de escolaridade , entender o que é Matemática e suas funções na vida diária é muito abstrato e neste momento o lúdico se faz presente , pois este sim faz parte do contexto de infância da criança , afinal brincar faz sentido para ela.
MIRANDA (2001 , p.20) diz:”estou convencido , e isso já ocorre a tempo , de que somos movidos pelo prazer de ser e fazer. Prazer e alegria não se dissociam jamais. O brincar é , incontestavelmente, uma fonte inesgotável desses dois elementos.O jogo , o brinquedo e a brincadeira sempre estiveram presentes na vida do homem(...)”.
O eixo do ensino de Matemática( Grandezas e Medidas) é de grande relevância social. Quando o professor inicia uma aula e aborda esse conteúdo , logo o aluno associa-o ao seu cotidiano , já que a sua vida é uma constante medida.
Como estão na fase de alfabetização , muitos alunos , antes mesmo de “decifrarem” o mundo escrito que os rodeiam , já convivem com a Matemática em várias situações de seu cotidiano.
A criança através do jogo de pegar os objetos concretos inventa e reinventa , buscando o lógico matemático e tendo noções de quantidade e medidas. Segundo ARANÃO (2000, p.13):”Piaget , em seus estudos , afirma que a criança vivencia quatro períodos: o sensório-motor de zero a dois anos;o pré-operacional de dois a seis anos;o operacional concreto de sete a onze anos ;e das operações formais de onze a quinze anos.” A criança é dinâmica, curiosa,criativa e ativa, é um ser lúdico , incapaz de se manter concentrada por mais de vinte minutos em uma atividade , por este motivo o professor deve ser muito mais dinâmico , principalmente na disciplina de matemática”.
Os conteúdos abordados nesse eixo são muito importantes. Essa importância é caracterizada por ser um conteúdo vinculado ao cotidiano do aluno , de relevância no mundo em que vivemos.
São tantas as situações nas quais a necessidade de medir o tempo se faz presente no nosso dia a dia , que se torna impossível pensar em ser cidadão e desconhecer tão importante conteúdo.
Descrição das atividades e formas de avaliação
Através do livro “Contando com o relógio” foi possível desenvolver diversas atividades de Alfabetização e Letramento e Matemática de forma prazerosa e enriquecedora.
...