QUE TABACO E NICOTIN
Artigo: QUE TABACO E NICOTIN. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: keitinhaediogo • 25/9/2014 • Artigo • 429 Palavras (2 Páginas) • 308 Visualizações
O QUE É TABACO E NICOTINA:
O tabaco é uma planta cujo nome científico é Nicotiana tabacum, da qual é extraída uma substância de efeito estimulante chamada nicotina. Além desta, o tabaco possui mais de 4.700 substâncias.
O tabaco pode ser usado de diferentes formas: inalado por meio de cigarro, charuto, cigarro de palha e cachimbo; aspirado por meio de rapé; mascado por meio de fumo-de-rolo. Todas as formas de consumo geram algum tipo de prejuízo ao organismo do usuário.
O cigarro é composto pelo tabaco em forma ácida, assim o usuário precisa tragar para que a nicotina seja absorvida pelos pulmões. Já o cachimbo e o charuto são constituídos por uma forma alcalina do tabaco, a qual permite que a nicotina seja absorvida pela mucosa bucal, sem a necessidade de tragar.
O cigarro e o charuto são compostos pelas mesmas substâncias, porém os fumantes de charuto possuem taxas de monóxido de carbono mais altas e saturação de oxigênio no sangue menor que os fumantes de cigarro.
A fumaça gerada pela queima do tabaco é composta por aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas, dentre elas o monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído e partículas de nicotina e alcatrão.
O alcatrão é um composto de mais de 40 substâncias cancerígenas, gerado pela combustão de derivados do tabaco, como: arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, resíduos de agrotóxicos, substâncias radioativas, como o Polônio 210, acetona, naftalina e até fósforo P4/P6, substâncias usadas para veneno de rato.
A nicotina é uma substância psicoativa de produção e comércio lícitos, mas a venda para menores de 18 anos é proibida por lei. Fumar também gera dependência.
O monóxido de carbono (CO) tem afinidade com a hemoglobina (Hb) presente nos glóbulos vermelhos do sangue, que transportam oxigênio para todos os órgãos do corpo. A ligação do CO com a hemoglobina forma o composto chamado carboxihemoglobina, o qual prejudica a oxigenação sanguínea e, conseqüentemente, de alguns órgãos, causando doenças como a aterosclerose (doença inflamatória crônica nos vasos sanguíneos).
O narguilé é um cachimbo d’água típico do Oriente Médio utilizado para fumar o tabaco. Para preparar o fumo, são utilizadas folhas secas de tabaco, melado e essência de frutas, que não anulam os malefícios da planta. A quantidade de metais pesados – chumbo, níquel, cádmio, benzopireno – é mais alta nessa mistura do que em outras, tornando-a cancerígena.
Além disso, a fumaça ambiental do cachimbo d’água é bem mais tóxica que a do cigarro pela diferença de temperatura da brasa de cada um. A do narguilé tem 400ºC enquanto a do cigarro tem 900ºC, fazendo com que no primeiro a queima do tabaco seja incompleta, sobrando mais substâncias tóxicas na fumaça
...