BASES NEUROLÓGICAS DA DEPENDÊNCIA DO TABACO - RESENHA
Trabalho Universitário: BASES NEUROLÓGICAS DA DEPENDÊNCIA DO TABACO - RESENHA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Alexenf2013 • 15/5/2014 • 329 Palavras (2 Páginas) • 462 Visualizações
BASES NEUROLÓGICAS DA DEPENDÊNCIA DO TABACO - RESENHA
Desde muito tempo na sociedade brasileira uma questão trás muita preocupação: a dependência ao tabaco. Desse mal sofrem hoje no país cerca de 27 milhões de pessoas sendo que os homens representam maioria em um total de 13 milhões de fumantes. A fumaça do cigarro contém mais de quatro mil substâncias químicas, muitas das quais podem contribuir para os efeitos que aumentam ainda mais a dependência do tabaco.
Apesar disso, a maioria dos estudos demonstra que a nicotina é o principal agente responsável pelo desenvolvimento de tal dependência. A nicotina exerce sua ação farmacológica ligando-se a receptores colinérgicos nicotínicos. Esses receptores são compostos por diferentes combinações de cadeias de polipeptídios, denominadas alfa e beta e estão presentes nos gânglios autonômicos, junção neuromuscular e sistema nervoso central (SNC).
O aumento da concentração de a nicotina seja o foco das pesquisas relacionadas aos mecanismos neurais da dependência ao tabaco, a obtenção dela talvez não seja a única definitiva para a manutenção do uso do tabaco.
Por exemplo, fumantes avaliaram de forma semelhante à eficácia reforçadora de cigarros contendo nicotina quando comparados a cigarros que não a continham.
O resultado foi o seguinte: as pessoas dependentes do cigarro chagavam a preferir os que continham nicotina já que podemos dizer que vem daí a sua dependência e também de onde eles agem. Os indivíduos que serviram de cobaia para essa pesquisa tinham por si só uma sensibilização de comportamento quando eram colocados em contato com a nicotina. A sensibilização resultaria em acréscimo patológico da relevância que o SNC atribui ao ato de usar a droga. Assim, com o uso repetido, a droga e os estímulos associados tornam-se progressivamente mais atrativos e capazes de controlar o comportamento.
Dessa forma, desenvolve-se a fissura pela droga e o seu uso de maneira forçosa. Podemos concluir que a nicotina faz com que o individuo fique dependente justamente por que a age diretamente no SNC gerando tal dependência de forma compulsiva.
...