Questao Social Como Materia Do Serviço Social
Ensaios: Questao Social Como Materia Do Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Paulinhasouza • 2/12/2014 • 573 Palavras (3 Páginas) • 310 Visualizações
A questão social como objeto de intervenção do Serviço Social é inerente á categoria, tendo em vista o foco na defesa e efetivação de direitos. E ao analisar a questão social de uma forma ampliada e suas múltiplas facetas, percebe-se sua inserção em um contexto mundial , e que perpassa gerações, trazendo consigo atenuantes diversificados.
Entretanto, diria que tratar a questão social requer do profissional além de um embasamento teórico profundo para intervir da melhor forma possível naquela realidade que lhe é apresentada, como tambémde um olhar diferenciado, por conseguinte crítico. Pois as situações diferem uma da outra e faz-se necessário uma intervenção específica para cada caso. Mas embora a questão social esteja consolidada como matéria da profissão, a categoria têm dificuldades quanto ao enfrentamento das demandas sociais que lhe são atribuídas. Haja vista, a indiferença que o Estado apresenta em relação a questão social, promovendo um certo confronto entre a prática profissional versus Estado dificultando a atuação da profissão perante a questão social e suas nuances.Pois enquanto o Estado omitir-se em relação á esta temática, a questão social será um desafio permanente ao Serviço Social.
Vale salientar que embora a questão social esteja atrelada diretamente á prática profissional, temos a ótica de que o Serviço Social por si só é capaz de tratar os problemas sociais existentes na sociedade sendo, que não é bem assim. Pois é preciso uma articulação entre Estado, sociedade civil e a categoria profissional, para a transformação efetiva do espaço societário.
No que tange as estratégias quanto ao enfrentamento da questão social podemos destacar , que as políticas sociais públicas ainda constituem como mecanismo de estratégia adotadas pelos profissionais.Mas que ainda defrontam- se quanto a viabilização e implementação de tais políticas.
Temos um Estado a serviço das classes dominantes, que favorece o capital e menospreza as demais camadas sociais.Há uma Constituição que nos rege de todos os direitos á qual estamos inseridos e respaldados pelo Estado,mas que na prática não vemos a execução de fato do que consta no referido documento. E é diante disto,que vemos uma luta incessante do Assistente Social quanto a prevalência de diretos dos cidadãos, devido essa falta de comprometimento por parte do Estado e uma mobilização da sociedade na tentativa de mudar esse quadro.E ainda há o desafio da categoria profissional no que se refere ao projeto ético-político, pois nele reforça-se o compromisso do Assistente social na construção de uma nova societária, justa, democrática visando a igualdade de direitos, sem se importar com as diferenças.
É importante também destacar, a importância do trabalho multidisciplinar do assistente social e outras profissões, promovendo reflexões conjuntas que irão facilitar a intervenção nas inúmeras expressões da questão social.
A questão social não é fato isolado, é algo pertinente á sociedade. Acarretando as desigualdades sociais e com ela a luta de classes , promovendo ao Assistente Social a inserção de meios efetivos que possam amenizar essas questões recorrentes em sua área de atuação.E ao mesmo tempo, tendo que lidar com o braço coercitivo do Estado que limita a intervenção do profissional.
Uma outra questão
...