Quimica Organica
Pesquisas Acadêmicas: Quimica Organica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: seria • 23/1/2014 • 413 Palavras (2 Páginas) • 252 Visualizações
Magnésio é um metal de símbolo Mg, de cor branco-prateado, bastante resistente, duro e leve (aliás, em estado puro, é o mais leve de todos os metais conhecidos). Quando pulverizado, entra facilmente em ignição ao ser aquecido, exibindo uma chama ofuscante. Já quando sofre oxidação, é capaz de perder seu brilho, com o surgimento de leves manchas, quando em simples contato com o ar, dando origem ao composto hidróxido de magnésio, que libera hidrogênio.
Os compostos de magnésio são utilizados há bastante tempo, desde a antiguidade, apresentando-se na natureza em sua grande maioria na forma de cristais brancos, porém nunca ocorrendo em forma pura na natureza. Assim, apresenta-se sempre em combinação com diversos elementos, em numerosos compostos naturais, como por exemplo a magnesita (MgCO3, carbonato de magnésio) e a dolomita (carbonato duplo de cálcio e magnésio, MgCa(CO3)2) e em águas salinas naturais.
Com efeito, a água do mar contém em torno de 1300 ppm de magnésio em peso, na forma de cloreto (MgCl2). Foi descoberto pela primeira vez em 1755 pelo físico e químico escocês Joseph Black, e posteriormente isolado pelo físico e químico inglês Humphry Davy, em 1808, através da evaporação do mercúrio presente em um amálgama de magnésio, resultado da eletrólise de uma mistura de magnésia e óxido de mercúrio. Já a elaboração, pela primeira vez, de um composto de magnésio manuseável é obra do químico francês Antoine Bussy em 1831.
Reconhecido como o oitavo elemento em abundância na natureza, o magnésio constitui 2,5% da composição da crosta terrestre, sendo um dos mais abundantes entre os elementos do grupo de metais alcalinos, bem como o nono elemento mais abundante em todo o universo. É ainda o 11o elemento mais abundante no corpo humano, considerando-se sua massa.
O nome magnésio é originário do grego "magnesia", alusão ao nome de um distrito da região da Tessália, sendo seu nome relacionado com "magnetita" e "manganês", elementos descobertos pela primeira vez na mesma área.
Seu peso específico é de 1,738 g/cm³, com um ponto de fusão localizado em aproximadamente 650 graus Celsius, possuindo um peso atômico de 24,30. Seu número atômico é 12, valendo ao magnésio um lugar entre os elementos denominados "metais alcalinos terrosos" posicionados no grupo IIa da tabela periódica dos elementos químicos.
No Brasil existem importantes jazidas de magnesita (MgCO3) no Ceará (Orós e Cariús) e na Bahia (Brumados). Em Sergipe é encontrado em conjunto com jazidas de potássio na denominada bacia salífera sergipana. Ocorrem grandes reservas de dolomita no estados de São Paulo e Paraná.
Bibliografia:
http://www.tabela.oxigenio.com/metais_alcalinos_terrosos/eleme
...