Quimica Organica
Pesquisas Acadêmicas: Quimica Organica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafaelfazolin • 31/3/2014 • 1.385 Palavras (6 Páginas) • 303 Visualizações
TRABALHO DE QUIMICA
São Paulo
2013
Química Orgânica
Professor: Carlos
São Paulo
2013
1. Introdução
A vida depende da água e de compostos de carbono. A água fornece o fluido da vida, e o carbono - combinado com outros átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, enxofre e fósforo, constituem as moléculas da vida. Os compostos de carbono ocorrem em todos os tipos de organismos vivos. A vida não existiria sem eles.
A química dos compostos de carbono é a química orgânica, um termo a nós legado pelos antigos químicos. Até 150 anos atrás, no crepúsculo da química moderna, a matéria orgânica - substâncias obtidas de coisas vivas - servia como a única fonte desses compostos. O álcool etílico, por exemplo, um composto orgânico cujos efeitos tóxicos eram conhecidos desde a antiguidade, durante muito tempo foi obtido da fermentação de cereais, o que acabou por fornecer um nome alternativo: álcool de cereal. O sabão, outra substância orgânica, foi obtido durante séculos a partir de gorduras (também orgânicas) extraídas dos corpos de animais abatidos. As drogas e corantes orgânicos de toda espécie, também por séculos foram extraídos de uma extensa variedade de plantas. A corante laranja avermelhado era, usado desde a antiguidade para tingir cabelo e couro, vinha de arbustos lawsonia; a quinina, utilizado primeiramente no tratamento efetivo contra a malária, foi originalmente isolado a partir de casca de árvores nativas da América do Sul.
Se você tivesse vivido no primeiro terço do século XIX e quisesse alguns desses compostos ou algum outro composto de carbono, certamente teria de isolá-lo a partir de matéria orgânica. Isso porque simplesmente não havia outras fontes desses compostos.
Hoje em dia, ainda utilizamos compostos comuns e bastante importantes em nossa vida, como o álcool comum (C2H6O) utilizado em bebidas e combustível para automóveis, vinagre (C2H4O2) que utilizamos em nossas refeições, éter (C4H10O) utilizado em hospitais, gasolina (CgH18) utilizado em todo o mundo como combustível e assim por diante.
2. Química Orgânica - Como Surgiu
Foi desenvolvida por Carl Scheele (1742 – 1786) que conseguiu isolar o acido tartárico (C6H606) da uva, ácido citríco (C6H8O7) do limão e assim com outros orgânicos como o oxálico, o tartárico, o lático, o cítrico, o úrico, o pirogálico, o múcico e o gálico. Também isolou a glicerina, resultante da saponificação, e a lactose do leite.
Torben Bergman (1735 – 1784) motivou-se e deu origem a química orgânica usando compostos existentes em organismos vivos.
Johan Tobias Lowitz (1757 - 1804), um farmacêutico russo, preparou ácido acético glacial em 1789 e ácido tricloroacético alguns anos depois. Também estudou a clarificação de soluções orgânicas e inorgânicas e de produtos naturais por meio do carvão. Estudando as propriedades do mel de abelha separou a glicose e a sucrose. Próximo do virar do século preparou o álcool absoluto.
Lavouisier (1743 – 1749) constatou que em todos compostos orgânicos havia o elemento químico carbono.
2.1. Química Orgânica dia-a-dia
Compostos Orgânicos Naturais são fonte de Petróleo, Carvão, Gás natural e produtos agrícolas.
Compostos Orgânicos Sintéticos são produzidos artificialmente por indústrias químicas. Plásticos, Fibras têxteis e inseticidas.
Os compostos sendo eles naturais ou sintéticos apresentam mistura com outros compostos orgânicos e inorgânicos, o primeiro trabalho é separar os compostos, purificando-os o máximo possível, conseguimos obter a separação por processos mecânicos e físicos conhecidos como analise orgânica imediata.
Em seguida determinamos os elementos químicos e quanto tem em todos os elementos que determina o orgânico isolado que é determinado analise orgânica elementar que se subdivide em analise de elementar qualifortiva, quando se procura identificar um composto e dosar.
Em geral os analises destrói os orgânicos, que transforma em inorgânico ou mineral, que são de identificação e dosagens fáceis, a pratica se domina em mineralização de substancias orgânicas.
• Carbono é transformado em CO2
• Hidrogênio em H2O
1.1. Características
Dentro da química orgânica existem as funções orgânicas (compostos orgânicos de características químicas e físicas semelhantes). Existem muitas funções, sendo as mais comuns: Hidrocarbonetos, Haleto, Álcool, Enol, Fenol, Éter, Éster, Aldeído, Cetona, Ácido carboxílico, Aminas, Amida, Nitrocompostos, Nitrilas, Isonitrila e Compostos de Grignard.
As razões para que haja muitos compostos orgânicos é porque o carbono possui capacidade de formar ligações covalentes com ele mesmo. São solventes dos compostos orgânicos: o éter e o álcool, por exemplo. O raio atômico relativamente pequeno do Carbono em relação aos outros elementos da família 4ª, sua eletronegatividade não é muito forte, podendo reagir sem precisar de grandes somas de energia e ele é um elemento muito abundante.
2.2. Características
Dentro da química orgânica existem as funções orgânicas (compostos orgânicos de características químicas e físicas semelhantes). Existem muitas funções, sendo as mais comuns: Hidrocarbonetos, Haleto, Álcool, Enol, Fenol, Éter, Éster, Aldeído, Cetona, Ácido carboxílico, Aminas, Amida, Nitrocompostos, Nitrilas, Isonitrila e Compostos de Grignard.
As razões para que haja muitos compostos orgânicos é porque o carbono possui capacidade
...