Quimica Verde
Artigo: Quimica Verde. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: stefanyvittt • 22/6/2014 • 841 Palavras (4 Páginas) • 350 Visualizações
Química verde
Química Verde ou Green Chemistry pode ser definida como a utilização de técnicas químicas e metodologias que reduzem ou eliminam do uso solvente, reagente ou a geração de produtos e subprodutos que são nocivos à saúde humana ou ao ambiente. A química sempre foi vista como uma grande ameaçadora do meio ambiente, por causa da poluição das águas e do próprio ar, tenta cada vez mais deixar de ser um problema e se tornar uma solução. Primeiramente, todos precisam entender que a química está em tudo, em toda a parte e até em nós mesmos.
Princípios:
*Prevenção de resíduos.
*Síntese de produtos menos perigosos
*Economia atômica
*Desenvolvimento de produtos seguros
*Solventes e auxiliares químicos mais seguros.
*Eficiência energética
*Fontes renováveis de matéria-prima.
*Evitar a formação de derivados
*Catálise
*Desenvolvimento no sentido da degradação
*Prevenção da poluição
*Química intrinsecamente segura
Pág. 1
- Alguns poluentes que o ambiente consegue degradar são: Sacolas biodegradável, papelão, detergentes e inseticidas e entre outros.
- Alguns poluentes que o ambiente é muito limitado para degradar: Metais pesados, chumbo, mercúrio, cádmio, petróleo entre outros.
- Poluentes na cadeia alimentar: O chumbo polui o solo, a água e o ar e desta forma contamina os organismos vivos, devido a seu efeito bio acumulativo, em toda a cadeia alimentar. O mercúrio pela contaminação da água ou do solo, entra com facilidade na cadeia alimentar, representando um perigo para o homem que se alimenta de peixes ou aves dessas áreas. O cádmio é bioacumulativo em toda a cadeia alimentar (trófica), provocando intoxicação nos seres humanos quando ingerirem peixes contaminados.
- Vantagem da química verde para o controle ambiental: Além dos benefícios ambientais, apresenta também um impacto econômico graças à diminuição de gastos com o armazenamento e tratamento de resíduos, a descontaminação e o questionamento global sobre os danos gerados ao planeta por uma miríade de atividades humanas. A resposta encontrada para ajudar na solução destes problemas está baseada em uma combinação de fatores, entre os quais se destacam os econômicos, científicos, bem como os sociais. Assim, a adoção da química verde é só mais uma das iniciativas para a prevenção da poluição desenfreada, com menor quantidade de subprodutos e de solventes tóxicos.
- Como contribuir para um futuro com sustentabilidade: Se cada pessoa fizesse um pouco desses três exemplos: o reaproveitamento da água, a destinação correta do lixo e a geração de energia sustentável, tudo estaria um pouco melhor, diversas medidas vem sendo tomadas como reduzir o gasto da água e o tratamento de esgoto para evitar contaminações de rios, a coleta seletiva do lixo, a reciclagem e o destino adequado do lixo são atitudes que melhorariam este quadro, e também as pessoas adotarem um habito menos poluente ao ar, as energias sustentáveis são baseadas na queima de combustíveis, gerando gases que poluem o ar, as pessoas precisam mudar os hábitos.
Pág. 2
- Estratégias do meu cotidiano sustentáveis: Normalmente eu procuro não gastar muita água, como deixar a torneira ligada enquanto escovo os dentes, não desperdiço comida, não jogo lixo no chão e nem em rios e separo os lixos recicláveis.
Pág.3
QUIMICA
QUIMICA VERDE
Porto Alegre,
SÚMARIO
Conceito e princípios....................................................................................................................1
Poluentes
...