REDE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: INSTRUMENTO PARA A CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS
Pesquisas Acadêmicas: REDE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: INSTRUMENTO PARA A CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: valeriacarvalho • 30/9/2014 • 1.875 Palavras (8 Páginas) • 400 Visualizações
REDE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: INSTRUMENTO PARA A CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS
NETWORK FOR ENVIRONMENTAL EDUCATION: A TOOL FOR ENVIRONMENTAL EDUCATORS TRAINING
RED PARA LA EDUCACIÓN AMBIENTAL: UNA HERRAMIENTA PARA LA FORMACIÓN EDUCADORES AMBIENTALES
DÉBORA NERES DE OLIVEIRA1
VALÉRIA CARVALHO ARRUDA BARCELLOS2
RESUMO
Esse artigo tem o objetivo de narrar a experiência obtida por meio da utilização da Rede de Educação Ambiental na formação de educadores desta área específica. Por esse motivo, foi fundamental a criação de uma Rede que proporcionasse, de forma interdisciplinar, a divulgação de informações que interajam diversos conteúdos ambientais, e também a formação de educadores que propunham mudanças de hábitos ambientais, aos usuários. Nesta Rede, é possível que o educador divulgue suas opiniões e dúvidas, estimulando e contribuindo assim, para a disponibilização de novos processos de formação sobre educação ambiental.
Palavras-chave: Educação ambiental (EA), Rede de educação ambiental (REA), Educadores Ambientais.
INTRODUÇÃO
É notório que a constante degradação do meio ambiente se faz pelo conseqüente uso indiscriminado, pelo homem, dos recursos naturais. Essa atitude antropocêntrica é herança cultural, na qual percebe o homem como parte excludente da natureza (BASSI, 2007).
Para mudar essa ótica se faz necessária a compreensão da sociedade em relação às questões ambientais. Neste sentido, insere-se a educação, exercendo papel fundamental na formação ambiental de cada cidadão. Para Minimi (2000 apud DIAS 2004, p.), o caminho que viabiliza essa mudança é a educação ambiental:
A EA é um processo que consiste em propiciar às pessoas uma compreensão crítica e global do ambiente, para elucidar valores e desenvolver atitudes que lhes permitam adotar uma posição consciente e participativa, a respeito das questões relacionadas com a conservação e adequada utilização dos recursos naturais, para a melhoria da qualidade de vida e a eliminação da pobreza extrema e do consumismo desenfreado.
Os educadores têm papel fundamental na difusão da educação ambiental. Educar é uma arte, muitas vezes árdua, mas capaz de sensibilizar os cidadãos em relação às problemáticas ambientais.
Os meios de comunicação também possuem importante influência sobre a formação crítica de um indivíduo, amplificado pelo constante e vertiginoso avanço tecnológico que possibilita rápida veiculação das notícias pelo mundo. Esses veículos se tornaram importantes ferramentas aos educadores ambientais para o aperfeiçoamento das suas práticas educacionais. Leme (2007) expressa que a dificuldade dos mesmos em aplicar a educação ambiental é conseqüência de nunca terem conhecido a história, princípios e objetivos dela.
O alento para essa problemática é a perspicácia dos educadores em fazer EA, mesmo com todos os desafios encontrados (CARVALHO, 2007; CASCINO, 2007).
Neste contexto, o projeto foi elaborado com objetivo de apoiar e promover processos de formação de educadores ambientais por meio de uma Rede de Educação Ambiental (REA), de forma a contribuir no intercâmbio e da construção de valores, atitudes, habilidades e nas relações sociais.
Este artigo apresentará a metodologia utilizada na execução desta proposta e os principais resultados.
metodologia
Para a construção desta proposta foram adotados dois procedimentos metodológicos: a pesquisa bibliográfica realizada para a fundamentação teórica, no sentido de pesquisar a importância da EA, seu objetivo, como os educadores a trabalham e suas dificuldades. A pesquisa midiática objetivou levantar a existência de REAs, principalmente no Estado de Goiás. Também foi buscada a importância da mídia como ferramenta para a EA e como sua temática deve ser abordada nas REAs.
A partir deste levantamento constatou-se a escassez de bibliografias sobre REAs, na qual foram detectados apenas dois documentos do Ministério do Meio Ambiente que abordam o tema, cujos títulos são: o “Programa Nacional de Educação Ambiental” e “Os diferentes matizes da Educação Ambiental” nos quais foram detectados a existência de REAs nas cinco regiões do Brasil (GRÁFICO 01). Dentre elas, apenas uma em Goiás, intitulada de Rede de Educação e Informação Ambiental, que promove a articulação das pessoas e instituições atuantes em Educação Ambiental em todo o Estado de Goiás.
Gráfico 01: Redes de Educação Ambiental por região
Fonte: Adaptação. Dados do Ministério do Meio Ambiente (BRASIL, 2008).
Construção da Rede
Inicialmente, para a construção da rede, foi realizada uma busca por sites de outras REAs no intuito de pesquisar como são geridas, qual sua proposta e o público alvo. Foram visitadas 06 (seis) nas quais se observou que todas são voltadas para a qualificação dos educadores.
O recurso tecnológico escolhido para hospedar a REA foi o blogspot, por ser um hospedeiro gratuito. Primeiramente, foi escolhido o nome da rede e logo após, criada com o auxílio de um profissional da área de design gráfico. Para certificar o bom funcionamento do blog algumas etapas foram realizadas:
Pesquisa e definição do layout - onde foi escolhido a cor e o modelo da página do blog;
Teste do blog - foi verificado se todos os recursos do blog funcionavam corretamente;
Aprovação do blog;
Postagem de conteúdos que divulgam a aplicabilidade de dinâmicas a serem desenvolvidas no âmbito educacional.
Duas enquetes foram realizadas, cada uma com 07 (sete) dias de duração. A primeira objetivando buscar a preferência dos educadores sobre as notícias divulgadas na rede. A segunda para avaliar a qualidade do conteúdo.
Qual o nome e endereço do blog? Está no ar ainda?
Divulgação da rede
Após a construção da rede e postagem de matérias/notícias foi realizada a sua divulgação em seis REAs reconhecidas são listadas a seguir:
...