REESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL
Trabalho Escolar: REESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aknopik • 7/5/2013 • 1.434 Palavras (6 Páginas) • 360 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................7
REFERÊNCIAS...........................................................................................................9
1 INTRODUÇÃO
A empresa do Sr. Eustárquio, praticamente familiar, encontra-se em uma situação econômico-financeira estável, não possuindo dívidas de longo prazo com fornecedores ou bancos, estando com a capacidade de liquidez de pagamento em boas condições, como também a folha de pagamento está em dia. Porém, nota se que o crescimento da mesma, durante o período de quarenta anos, foi muito pequeno, frente ao progresso em que o nosso país alcançou e apresenta atualmente e até outras empresas que foram fundadas muito após este período, as quais foram bem geridas e aproveitaram as oportunidades que o mercado proporcionou–lhes.
Isto deve se ao fato de que o seu superávit foi direcionado apenas para manutenção da mesma, com ínfimos valores destinados ao investimento em novos equipamentos, mão-de-obra qualificada, instalações, tecnologia/informática, entre outros, fato que originou a fuga de funcionários antigos e mais bem formados, gerando a alta rotatividade de pessoal, o que poderia ter ocasionado outros problemas, como é o caso do passivo trabalhista.
Mas, para que a empresa se reestruture, será necessário a inclusão de alguns departamentos, como: Recursos Humanos, Finanças, Contabilidade, Marketing, Economia, Sustentabilidade e alterar o setor de Produção.
2 DESENVOLVIMENTO
A reestruturação da empresa deverá fundamentar-se nos quatro principais elementos da administração: planejamento, organização, controle e direção.
A administração é o processo de consecução dos objetivos organizacionais de uma maneira eficiente e eficaz, isso é possível por meio do planejamento, da organização da direção e do controle dos recursos organizacionais. (Carantes, Panno e Kloeckner, 2005, p. 385).
Será necessário traçar metas e objetivos a curto, médio e longo prazo, ampliar a estrutura física da empresa, aderindo a instalações mais econômicas, informatizando os ambientes e proporcionando condições de trabalho favoráveis ao estímulo da pró-atividade dos funcionários, acompanhamento de vendas, aproximação ao cliente e valorização do pós venda, investimento em pesquisa e desenvolvimento, buscar auxílios de terceiros, como: consultoria e assistência técnica do Sebrae, instituições financeiras, associações e etc., dentre outras medidas corriqueiras e imediatas que surgem no dia-a-dia da empresa.
Para que ocorra o bom desenvolvimento do projeto, será necessário a implantação de alguns setores na empresa, como:
- Recursos Humanos - será responsável por recrutar, selecionar, capacitar e desenvolver o planejamento de cargos e salários dos funcionários, estabelecer metas e objetivos de produção a serem cumpridas, estimular a pró-atividade dos mesmos e desenvolver programas de valorização e promoção dos profissionais que se destacarem;
- Finanças - deverá priorizar o estudo e a analise dos riscos e vantagens em investimentos e financiamentos, determinar as aplicações dos recursos em novas estratégias de vendas e produção, analisar o regime de competência para prever futuros problemas, preparar o orçamento e controlar o fluxo de caixa;
- Contabilidade – é responsável pelo patrimônio da empresa. Deve elaborar o balanço patrimonial e o demonstrativo do exercício, o planejamento tributário, a projeção orçamentária, analise de desempenho dos índices financeiros e etc;
- Marketing – é responsável pela propaganda da empresa como um todo, projeta novos produtos e determina seu processamento desde a chegada dos insumos até a distribuição ao consumidor final. Essa divulgação poderá ser feita por meio de: sites, panfletos, outdoor, rádios locais, televisão, jornais e revistas, entre outros.
- Produção, Economia e Sustentabilidade – é responsável pela busca e controle dos insumos, pelo processamento, controle da qualidade dos produtos e do estoque. Para a empresa ter uma margem de lucro maior, deverá fabricar com baixo custo de produção, buscando sempre a matéria prima mais barata e viável possível, mas sem perder a qualidade, ela pode também economizar com a energia usando luzes florescentes ao invés de incandescente, deverá optar pela reciclagem dos resíduos. Quanto a sustentabilidade da empresa, deverá buscar alternativas de produção que valorizam o meio ambiente, manter um bom relacionamento com seus funcionários e a comunidade na qual está inserida.
Ver no quadro 2.1 a distribuição das tarefas por setores.
QUADRO 2.1
Planejamento Organização Controle Direção
Recursos Humanos Recrutar
Metas
Seleções
Treinamento Gestão
Condições de trabalho Avaliação
Produtividade
Finanças Orçamento
Investimento Financiamento
Aplicação dos recursos Remuneração
Dividendos Rentabilidade
Riscos
Contabilidade Planejamento tributário
Projeção de orçamentos empresariais Análise de desempenho
Balanços patrimoniais Controle orçamentário
Apresentação regular dos resultados Apuração dos custos
Determinação dos preços de venda
Marketing Objetivos
Metas Vendas
...