RELATÓRIO TÉCNICO-DESCRITIVO: MOVIMENTAÇÃO E TRANSPORTE DE UMA INDÚSTRIA DE BEBIDAS
Por: naty.vasc • 15/3/2017 • Relatório de pesquisa • 853 Palavras (4 Páginas) • 1.248 Visualizações
[pic 1]
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
Curso Técnico em Logística
RELATÓRIO TÉCNICO-DESCRITIVO: MOVIMENTAÇÃO E TRANSPORTE DE UMA INDÚSTRIA DE BEBIDAS
Alagoinhas – BA
Setembro, 2016
MILENA CARVALHO LISBOA
NEILIANE CASTRO DE OLIVEIRA
POLLIANA BATISTA SALES
RUTH KELLY DE JESUS SPECHT
RELATÓRIO TÉCNICO-DESCRITIVO: MOVIMENTAÇÃO E TRANSPORTE DE UMA INDÚSTRIA DE BEBIDAS
Relatório técnico-descritivo apresentado no curso Técnico de Logística supracitado como exigência da disciplina Armazenagem, sob orientação do Professor MSc. Giancarlo Simões no semestre 2016.2.
Alagoinhas - BA
Setembro, 2016
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO ....................................................................................................04
- CENÁRIO DA VISITA ......................................................................................05
- OPERAÇÕESLOGÍSTICAS..............................................................................05
- CONSIDERAÇÕES FINAIS .............................................................................06
- INTRODUÇÃO
O sistema capitalista inserido na atual sociedade observa-se uma busca constante pela diferenciação das empresas, visando a manutenção dos seus negócios no mercado e a fidelização do cliente. Nesse contexto, a implantação de um eficiente sistema logístico apresenta-se como uma excelente ferramenta no que se refere a corrida pela inovação dos sistemas produtivos.
Apesar da Logística e seu papel nas organizações só ter sido delineado com mais exatidão a partir da década de 1970, suas práticas já haviam sido utilizadas desde os tempos das conquistas de Alexandre o Grande. Ao longo do tempo, a Logística tem ganhos diferentes definições, ampliando seu escopo de atividades, deixando de ter uma característica meramente operacional e técnica, ganhando conteúdo estratégico.
A Logística é área do conhecimento que é responsável por planejar, implementar e controlar eficientemente, ao menor custo, o fluxo e a armazenagem de matéria-prima e produtos acabados, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender os requisitos do cliente.
Nas organizações, a Logística atua na gestão das atividades primárias, que dizem respeito ao Transporte, Controle de Estoque, Processamento de Pedidos; e secundárias cuidando de todas os processos que envolvem: Armazenagem, Manuseio de materiais, Embalagem de proteção, Suprimento de matéria-prima, Programação do produto e Sistema de informação.
Nessa conjectura, as empresas multinacionais investem significativos recursos nessa área, buscando se destacar no mercado, como exemplo, tem-se a Brasil Kirin. Esta é uma empresa de bebidas integrante de um grupo global com mais de 46 mil funcionários no mundo, e presente em mais de 15 países, onde a necessidade de um adequado gerenciamento logístico é essencial.
Uma das filiais da Brasil Kirin está localizada no município de Alagoinhas- BA. A cidade foi selecionada por conta da qualidade da sua fonte hídrica, matéria-prima essencial dos produtos ofertados pela empresa. Tomando como referência o sistema logístico da instituição, o presente relatório tem como objetivo descrever suas operações de movimentação e transporte, observadas em uma visita técnica.
- CENÁRIO DA VISITA
A Brasil Kirin é uma empresa de bebidas integrante de um grupo global com mais de 46 mil funcionários no mundo, e presente em mais de 15 países. Subsidiária da Kirin Holdings Company, a Brasil Kirin tem suas marcas distribuídas por mais de 20 centros de distribuição próprios e 190 revendas para atender cerca de 600 mil pontos de vendas em todo o Brasil. Com um vasto portfólio de produtos, entre cervejas, refrigerantes, sucos, energéticos e águas, a empresa possui 13 unidades fabris em 11 estados do país. Tem como missão ser uma empresa de bebidas que proporcionam prazer e alegria. Visa saciar as sedes do consumidor com marcas de valor e serviços de alta performance, engajando pessoas na criação de valor compartilhado.
...