RELAÇÃO ESCOLA E SOCIEDADE
Trabalho Universitário: RELAÇÃO ESCOLA E SOCIEDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cakelen • 25/2/2014 • 338 Palavras (2 Páginas) • 945 Visualizações
QUESTÃO 01
Tecendo a Manhã
João Cabral de Melo Neto
"Um galo sozinho não tece a manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro: de um outro galo
que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzam
os fios de sol de seus gritos de galo
para que a manhã, desde uma tela tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.(...) ”
Se fizermos uma analogia ao capítulo estudado: A Educação e seus objetivos para o século XXI: sonhos ou utopia?, poderíamos afirmar que:
No poema, o autor fala poeticamente de um tema muito estudado no
capítulo 1: O sonho de uma sociedade mais unida, justa e igualitária.
Compare os versos do poema acima com a prática educativa proposta para a educação
do século XXI . Em seguida escreva suas considerações.
Esta perspectiva demanda uma mudança de postura, de valores, de conceber a educação como esperança de um mundo melhor e mais igualitário, demanda reformas educativas, tanto em nível da elaboração de programas como também da definição de novas políticas públicas e pedagógicas.
Pela educação podemos vencer barreiras, quebrar paradigmas, melhorar a qualidade de vida do planeta, levando o indivíduo a almejar a verdadeira liberdade.
Mas a educação também pode ser imposta, obrigando cidadãos a submeter-se a um sistema centralizado de poder, onde o povo sem vez e sem voz se vê obrigado a obedecer pelo domínio de quem tem o controle sobre o saber. Muitas vezes, reforçada com armas e com opressão, a desigualdade entre os homens é aumentada, seja na divisão dos bens, do trabalho, dos direitos humanos e da liberdade de expressão.
Novas expectativas surgem com os quatro pilares da educação para o século XXI. Nossa educação, que até então priorizava em sua prática pedagógica o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, agora precisa criar espaços para aprender a conviver e aprender a conhecer. Acredito que uma cultura cidadã é responsabilidade de todos: país, escola, Estado.
...