RESENHA DO DOCUMENTÁRIO MUITO ALEM DO PESO
Monografias: RESENHA DO DOCUMENTÁRIO MUITO ALEM DO PESO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sorrayla • 26/10/2014 • 713 Palavras (3 Páginas) • 1.171 Visualizações
Resenha do Documentário: “Muito Além do Peso”
Dois terços da população americana sofrem de obesidade nos EUA. As crianças da atualidade viveram em media 10 anos a menos (Jamie Oliver- Chef- Líder do Food Reduction).
Anne Cooper, chef- escritora- educadora- diretora do School Food Project acredita que a epidemia da alimentação começou nos EUA, após a 2ª Guerra Mundial, já que antes as pessoas faziam sua própria comida, mas com a tecnologia vinda da segunda guerra precisava encontrar um lugar rentável, e a população foi seduzida pelos alimentos ultra processados, se espalhando assim por todo o mundo.
No Brasil há em media 35,5% de crianças com obesidade e sobre peso segundo dados do IBEGE 2008/2009.
De acordo com o endocrinologista Dr. Amélio F. de Godoy Matos ( Chefe do serviço de Metabologia IEDE) a obesidade esta fortemente ligada com grandes pandemias modernas como diabetes que causa um processo aterosclerótico precoce generalizado, ou seja, todas as artérias do individuo começam a sofrer um entupimento precoce o qual causa alterações em visão(fundo de olho), nos rins (insuficiência renal) coração (infarto precoce), membros inferiores necrosando por causa das infecções, além doenças cardiovasculares, depressão, estresse e alguns tipos de câncer. Para ele o primeiro alimento da lista preferido das crianças são as bebidas açucaradas, refrigerantes e sucos industrializados, isso em números será um acréscimo de 250 Kcal/dia no consumo energético dessa criança.
56% dos bebes tomam refrigerante frequentemente antes do 1º ano de vida (UNIFESP).
O brasileiro consome cerca de 51 kg de açúcar por ano, são mais de 4 kg de açúcar por mês (EMBRAPA).
O consumo excessivo de açúcar contribui para a morte de 35% de pessoas por ano no mundo o que é equivalente a população do Canadá (Jounal Nature).
Por dia as crianças brasileiras entre 4 e 11 anos passam em media 3 horas na escola e 5 horas na frente da TV( IBOPE,2011),com isso foi notado um aumento significativo de peso em crianças que passam maio numero de tempo na frente da TV.
Nos EUA o governo federal gasta em torno de 51 milhões de dólares por ano em divulgação de hábitos alimentares saudáveis e atividade física, em quanto isso a indústria alimentícia gasta com marketing de produtos hipercalóricos e pouco ou nada nutritivos cerca de 1,6 bilhões de dólares (Tack Make a Diferenc, 2012).
Em 30 minutos de natação uma criança gasta em média 200 calorias, isso é em torno de 88 calorias pra cada 12 minutos de nado, ou 738 calorias equivalente à 1h 50 minutos de nado, esse valor seria o tanto de calorias ingerida pela criança se a mesma comece um pacotinho de 150g de salgadinho, ou então 1000 calorias equivale 2h e 30 minutos nadando, esse valor será referente a ingestão de um pacotinho de 200g de nachos
Esses valores citados acima que uma criança poderia perder fazendo uma atividade física como, por exemplo, natação pode variar quanto à idade, peso, altura, batimento cardíaco, tempo de atividade e metabolismo da criança (Compendium of Physical Actives, 1993).
Resumindo as informações todas do documentário relatadas acima, grande parte das
...