TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO MÉTODO SURVEY

Por:   •  19/10/2021  •  Resenha  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA DO MÉTODO SURVEY

Segundo Groves (2004), talvez o mais antigo tipo de levantamento é o censo, realizado por instituições ligadas ao governo para saber o número de habitantes de uma dada localidade.

Pesquisa levantamento ou survey, segundo Fink e Kosecoff (1998), é um método de coleta de informações diretamente de pessoas à respeito de suas ideias, sentimentos, saúde, planos, crenças e de fundo social, educacional e financeiro. Esse tipo de pesquisa pode auxiliar na determinação de conceitos a serem medidos em relação ao fenômeno de interesse, em qual a melhor forma de medi-los e em como descobrir novas facetas do fenômeno em estudo. Neste caso, a coleta de dados é realizada com a finalidade específica de testar a adequação dos conceitos desenvolvidos em relação ao fenômeno, das ligações hipotéticas entre os conceitos e da fronteira da validade dos modelos. Proposições: apresentação e discussão do papel dos construtos (independente, dependente, interveniente, moderado), as ligações importantes entre eles e uma indicação da natureza e direção das relações (especialmente se disponíveis de descobertas anteriores).

Os métodos de coleta de dados, o tamanho da amostra e mesmo a operacionalização dos construtos podem algumas vezes ser determinados ou guiados pelo nível no qual os dados estarão agregados no momento da análise. O processo de identificar os elementos a serem inseridos na definição operacional pode incluir o contato com aqueles que fazem parte da população de interesse para adquirir conhecimento prático de como o construto é visto em organizações reais e identificando elementos específicos importantes da indústria que está sendo estudada. Antes de iniciar um levantamento de teste da teoria, o pesquisador deveria considerar a conveniência do método desse levantamento e da viabilidade geral do projeto de pesquisa, visando considerar as restrições macro. Para avaliar adequadamente a parcimônia das restrições o pesquisador deveria identificar as principais necessidades de informações (horizonte de tempo, natureza da informação etc.) que fluem das hipóteses formuladas e, em última instância, dos vários propósitos do estudo.

Segundo Freitas (2000), o tamanho da amostra deve ser estabelecido considerando-se alguns aspectos: se o universo é finito ou infinito, o nível de confiança estabelecido (usualmente 95%), o erro permitido (normalmente não superior a 5%) e a proporção em que a característica foco da pesquisa se manifesta na população. Para aumentar a confiabilidade das descobertas, o pesquisador pode utilizar alguma forma de triangulação, tal como o emprego de múltiplos respondentes para uma mesma questão ou o uso de múltiplos métodos de medição (por exemplo, qualitativos e quantitativos) (FORZA, 2002). Para aumentar a probabilidade de sucesso da coleta de dados o pesquisador deve planejar cuidadosamente a execução da survey e fornecer instruções detalhadas sobre: como as unidades amostrais serão abordadas e como os questionários serão administrados.

Na segunda etapa, o pesquisador realiza uma pequena amostra pré-teste (por exemplo, com 15 unidades) para testar o protocolo de administração de contato, para coletar dados para realizar uma avaliação exploratória da qualidade da medição e para obter informações que definam melhor a amostra e a adequação das medidas em relação a amostra. Uma medida possui validade do construto se um conjunto de itens que constituem a medida representa fielmente o conjunto de aspectos do construto teórico medido e não contém itens que representam aspectos não incluídos no construto teórico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com