RESENHA GODINHO E BRITO
Por: gessy.jessica • 21/4/2015 • Resenha • 549 Palavras (3 Páginas) • 180 Visualizações
Jéssica Virginia de Melo – RA: 1584947719
O Artigo do Godinho destaca a importância da cultura numa negociação para a realização de transações internacionais. A cultura tem grande influência pois consiste em modelos de comportamento que resultam dos esforços, a cultura de alto contexto tem como negociações longas, a cultura de baixo contexto tem como negociações curtas. Por sua vez se um negociador conhecer habilidades e comportamento de sua cultura e de outras culturas ele irá compreender as atitudes e reações que a outra parte deseja, pois terá confiada para buscar o acordo desejado. Godinho também destaca que com a globalização da economia aumento a complexidade do mercado mundial onde as negociações internacionais assumiram um papel importante dentro da negociação.
O Artigo do Brito, destaca os diferentes estilos de cada negociador, as técnicas de negociação, o negociador deve ter uma comunicação eficaz, objetiva e clara, ele também deve ter habilidades pessoais, planejamento e organização, para que sua negociação seja produtiva e satisfatória. Os estilos dos negociadores são:
- Estilo Catalisador: É criativo sempre tem novas ideias.
- Estilo Apoiador: Sempre atua em equipe procura agradar porém são lentos em suas decisões, considera os seres humanos os mais importantes que qualquer trabalho.
- Estilo controlador: Toma decisões rápidos, se preocupa com o tempo, não faz rodeios vai direto ao assunto, é organizado e sua meta é conseguir resultado.
- Estilo Analítico: Adora fazer perguntas para obter o máximo de informações, se preocupa em saber de todos os detalhes antes de iniciar qualquer tarefa ou toma qualquer decisão.
O Capítulo II do Livro Negociação aborda os tipos de negociação Ganha/Ganha; Ganha/Perde; Perde/, para esses tipos de negociações acontecerem é necessário ter uma boa entrada para a saída ser satisfatória para ambos os lados, para uma negociação se tornar Ganha/Ganha ambos os lados têm que sair satisfeitos da negociação e para isso acontecer o negociador deve ter uma boa entrada para sua saída ser satisfatória, tem ele deve observar as variáveis ao seu redor na manter somente o foco da negociação, perceber o que o cliente deseja, ter um bom relacionamento humano, ter uma boa conduta, uma excelente comunicação, se o negociador começa com uma entrada negativo como esconder alguma informação, manipular o cliente somente um lado irá ganham, o lado do negociador ou seja a negociação será Ganha/Perde.
Concluindo ambos os textos destacam que os bons negociadores são aqueles que possuem habilidade de negociar, utilizando de competência e que existe diferentes negociações, porem se olhar ao todo em volta saberá lidar com cada negociação sempre saindo com ótimos resultados e alcançando sempre os objetivos e gerando futuras negociações, destacando sempre o papel que o negociador tem em uma negociação, lembrando sempre de ter uma boa ética, excelente comunicação onde deve ser feita de forma clara e objetiva mantendo sempre uma postura adequada e uma capacidade de considerar as necessidades do cliente sempre utilizando inovações que facilitem a comodidade e aceitação do mercado de trabalho onde ambas as partes saiam satisfeitas.
...