RESISTÊNCIA DE NÍVEL E CISO CINCO SOLOS DE TEMPO
Resenha: RESISTÊNCIA DE NÍVEL E CISO CINCO SOLOS DE TEMPO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jonashebert • 3/12/2013 • Resenha • 236 Palavras (1 Páginas) • 289 Visualizações
RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO E GRAU
DE INTEMPERISMO DE CINCO SOLOS
NA REGIÃO DE LAVRAS (MG)
A análise da resistência ao cisalhamento dos solos podem ser uma ferramenta de grande auxilio na estabilidade de taludes, bem como a adoção de práticas mecânicas de conservação para os solos agrícolas. O objetivo do artigo foi avaliar a resistência ao cisalhamento de cinco solos da região de Lavras (MG) e sua relação com o grau de intemperismo, um experimento foi realizado utilizando uma prensa de cisalhamento direto. As amostras foram coletadas na profundidade de 0 á 0,03m.
Como resultado pode ser observado que a coesão aparente, de maneira geral, foi maior para os solos que possuem maior densidade, umidade a -0,01Mpa e maior teor de areia. Os valores do ângulo de atrito interno foram maiores nos solos com o maior teor de argila. Dos solos escolhidos para análise, do ponto de vista da resistência ao cisalhamento o Latossolo Vermelho-Amarelo disfótico (LVAd) e o Argiloso Vermelho-Amarelo disfótico típico (PVAd), mostraram -se mais resistências ao cisalhamento, portanto mais resistentes ao voçorocamento e ao preparo do solo.
A resistência ao cisalhamento dos solos pode ser expressa pela equação de Coulomb, τ = c + σn tgφ (Vargas,1989), em que τ é a máxima pressão cisalhante suportada pelo solo, σn é a tensão normal a que a superfície de falhamento está submetida, c é a coesão aparente do solo e φ é o ângulo de atrito interno do solo.
...