RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Trabalho Universitário: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: debora04 • 9/10/2013 • 9.570 Palavras (39 Páginas) • 402 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 DEFINA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 4
2.2 OS PROBLEMAS AMBIENTAIS DA ATUALIDADE ........................................... 05
2.3 COMO OS PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS PODEM INTERFERIR NO FUNCIONAMENTO DE UMA ORGANIZACÃO........................................................ 14
2.4 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL.........................................17
2.5 COMBUSTIVEIS FOSSEIS E SUA CONSEQUENCIAS PARA O PLANETA.....21
2.6 INTERPRETANDO OS TEXTOS.........................................................................27
2.7 TEORIA DA ACAO SOCIAL E O PAPEL DOS ADMINISTRADORES DA PETROBRAS FRENTE OS DESAFIOS SOCIOAMBIENTAIS..................................29
2.8 PLANEJAMENTO DA IMAGEM ORGANIZACIONAL..........................................32
2.9 TEORIA CONTINGENCIAL..................................................................................35
3 CONCLUSÃO ........................................................................................................39
4 REFERENCIAS ......................................................................................................41
1 INTRODUÇÃO
Com o surgimento do capitalismo as empresas se tornaram os principais agentes do desenvolvimento econômico de um país, onde seus avanços tecnológicos e a grande capacidade de geração de recursos fazem com que cada vez mais precisem de ações cooperativas e integradas onde possam desenvolver processos que tem por objetivo a Gestão Ambiental e a Responsabilidade Social.
As empresas socialmente responsáveis têm uma postura ética onde o respeito da comunidade passa a ser um grande diferencial. O reconhecimento destes fatores pelos consumidores e o apoio de seus colaboradores faz com que se criem vantagens competitivas e, conseqüentemente, atinja maiores níveis de sucesso.
A responsabilidade empresarial frente ao meio ambiente é centrada na análise de como as empresas interagem com o meio em que habitam e praticam suas atividades, dessa forma, uma empresa que possua um modelo de Gestão Ambiental já está correlacionada à responsabilidade social. Tais eventos irão, de certa forma, interagir com as tomadas de decisões da empresa, tendo total importância na estratégia empresarial.
Assim, a Gestão Ambiental e a Responsabilidade Social são atualmente condicionadas pela pressão de regulamentações e pela busca de melhor reputação perante a sociedade. A sociedade atual está reconhecendo a responsabilidade ambiental e social como valor permanente, consideradas fatores de avaliação e indicadores de preferência para investidores e consumidores. Os investimentos destinados a Gestão Ambiental e a consciência da Responsabilidade Social pelas empresas são aspectos que fortalecem a imagem positiva das organizações diante dos mercados em que atuam dos seus colaboradores, concorrentes e fornecedores.
O mundo Global, a despeito de todos os males causados aos mais fracos, trouxe uma inovação interessante: A responsabilidade socioambiental.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 DEFINA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
O conceito responsabilidade socioambiental surgiu da junção dos conceitos de responsabilidade social e responsabilidade ambiental. A responsabilidade social é entendida como aquela que cuida dos interesses das pessoas no sentido amplo, já a responsabilidade ambiental surgiu com a percepção de que os recursos naturais podem se esgotar com a ação predadora do homem.
O movimento em prol da Responsabilidade Socioambiental ganhou forte impulso e organização no inicio da década de 1990, em decorrência da Primeira e Segunda Conferencias mundiais da indústria sobre gerenciamento ambiental.
“Responsabilidade socioambiental é a responsabilidade que a empresa tem com o meio ambiente alem das obrigações legais e econômicas”. (Wikipédia, enciclopédia livre).
Em 1998, o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (World Buzineis Council for Sustainable Development- WBCSD), primeiro organismo internacional puramente empresarial com ações voltadas a sustentabilidade, definiu Responsabilidade socioambiental como ‘’o compromisso permanente dos empresários de adotar um compromisso ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando, simultaneamente, a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo’’. Pode ser entendido também como um sistema de gestão adotado por empresas publicas e privadas que tem por objetivo providenciar a inclusão social (Responsabilidade Social) e cuidado ou conservação ambiental (Responsabilidade Ambiental). (Dados WIKIPEDIA, a enciclopédia livre)
A responsabilidade Socioambiental corresponde a um compromisso das empresas em atender a crescente conscientização da sociedade, diz respeito à necessidade de revisar os modos de produção e padrões de consumo de tal forma que o sucesso empresarial não seja alcançado a qualquer custo, mas ponderando os impactos sociais e ambientais conseqüentes da atuação administrativa da empresa.
O conceito de responsabilidade social passou a fazer parte do conceito de desenvolvimento sustentável. Mais especificamente dentro da dimensão social, que em conjunto com dimensões econômica e ambiental, constituem os ‘’pilares ‘’do desenvolvimento sustentável. (Melo Neto, 1999, p20-91)
Há uma menção em relação aos três ‘’pilares’’ do desenvolvimento sustentável em Ashley (2003, p.3) para que as estratégias organizacionais competitivas devam ser adotadas’’[...] por meio de soluções socialmente corretas, ambientalmente sustentáveis e economicamente viáveis. ’’
Peter Druckeed apud Ashley (2003, p.7), considera que [...] é justamente em função de a empresa ser bem sucedida no mercado que cresce a necessidade de atuação socialmente responsável, visando diminuir os problemas sociais. Assim a responsabilidade social e um fator importante para que as companhias mantenham sua sustentabilidade.
Apesar de ser um termo bastante usado, e comum
...