RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NAS EMPRESAS ATUAIS
Exames: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NAS EMPRESAS ATUAIS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Edibio • 1/9/2014 • 1.697 Palavras (7 Páginas) • 435 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
EDIVANE MOTA
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
NAS EMPRESAS ATUAIS
Araranguá
2011
EDIVANE MOTA
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
NAS EMPRESAS ATUAIS
Trabalho apresentado às disciplinas de Teoria da Administração I, Comunicação e Linguagem, Sociologia e Filosofia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Profs.: Adriana Rampazo, Marcelo Silveira, Wilson Sanches e Márcia Bastos.
Araranguá
2011
INTRODUÇÃO
Neste trabalho serão apresentados os problemas socioambientais da atualidade, o que fazer para evitar que novos venham a surgir e conhecer as teorias que devem ser usadas nesta tarefa. Vamos conhecer ainda duas empresas envolvidas nessa luta pelo meio ambiente, e entender o que é responsabilidade socioambiental.
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
NAS EMPRESAS ATUAIS
TÓPICOS DAS QUESTÕES E COMENTÁRIOS
1. Responsabilidade socioambiental
Nos dias atuais fala-se muito em responsabilidade social, mas é necessário entender o que isso significa nas empresas e sociedade.
Responsabilidade socioambiental é a preocupação das empresas em investir em produtos e serviços ecologicamente corretos, sendo uma nova tendência do mercado, pois a sociedade está muito exigente e valoriza este tipo de serviço.
Os instrumentos que servem como base neste compromisso, entre eles podem ser citados as leis ambientais e o Protocolo de Kyoto.
Empresa que investe na questão socioambiental ganha confiança e admiração dos consumidores.
2. Problemas ambientais da atualidade
Pode aqui serem citados quatro problemas ambientais enfrentados na atualidade:
Lixo – excesso de lixo é produzido e lançado na natureza todos os dias;
Recursos hídricos – cada dia a água potável vai diminuindo, trazendo problemas para o mundo inteiro;
Saneamento básico – muitos países, entre os quais o Brasil, não possuem saneamento básico;
Fauna e flora – vários espécies de animais e plantas já entraram em extinção e vários outros correm também esse risco.
3. Problemas ambientais e a interferência na empresa
Um problema socioambiental pode interferir muito no funcionamento de uma empresa porque exige mudanças de estratégia e maiores planejamentos para funcionar sem causar maiores degradações ambientais.
Um exemplo recente foi o que aconteceu com a Companhia Petrolífera Shell. Por não fazer um planejamento correto do impacto ambiental, obrigou-se a mudar seus planos iniciais e desistir de afundar uma plataforma submarina no Atlântico Norte. A organização Greenpeace e ecologistas europeus boicotaram os postos petrolíferos que devido a pressão não afundou no oceano a plataforma Brents por com 140, de altura e repleta de poluentes.
4. Relação entre ética e responsabilidade sociambiental
Para uma empresa conseguir um bom desenvolvimento na área socioambiental é necessário que trabalhe com ética, visto que responsabilidade socioambiental e ética caminham juntas numa empresa. Uma empresa ética é aquela que se preocupa com a sociedade de modo geral, pois não possui apenas relativos ao seu funcionamento, possui também compromissos sociais entre eles progrmas educacionais e socioambientais.
5. Início da utilização da Energia Fóssil
Foi no início do século XVIII quando ocorreu a Revolução Industrial, que a energia fóssil começou a ser utilizada para o trabalho com as máquinas usadas no processo produtivo. Era necessária a geração e distribuição de energia, então passou-se a usar a energia de origem fósiil.
Ainda hoje 87% de todo o combustível usado no mundo é de origem fóssil, sendo assim, é energia não-renovável.
6. Petrolíferas mais ricas do mundo
As maiores empresas petrolíferas do mundo hoje são:
1 -Exxon Mobil (EUA)
2 - Shell (Holanda)
3 - Petrobras (Brasil)
4 - BP (Reino Unido)
5 - Total (França)
6 - Chevron (EUA)
7 - Eni (Itália)
8 - Conoco Philiphs (EUA)
9 - Repsol (Espanha)
Fonte: http://www.oragoo.net
7. Crise do petróleo e suas consequências
A crise do petróleo ocorreu em cinco fases, todas após a Segunda Guerra Mundial, entre os anos de 1956 a 2008, todas provocadas por países membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e Golfo Pérsico,
...