REVISÃO DOS REQUISITOS
Tese: REVISÃO DOS REQUISITOS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: EVIANA2 • 29/3/2014 • Tese • 1.522 Palavras (7 Páginas) • 260 Visualizações
2 TECNOLOGIA
Deverá ser desenhada através da análise orientada aos objetos, com tecnologia de banco de dados, para a modelagem foram utilizadas as ferramentas case com o auxilio do Pencil, Astah e o GanttProjet. Para o desenvolvimento do software será adotada uma linguagem de fácil adaptação com o ambiente da empresa, no prazo estabelecido pelo contrato do estágio, sendo a primeira parte no quinto semestre e a segunda e ultima parte no sexto semestre deste curso como complemento do trabalho de conclusão de curso.
3 LEVANTAMENTO DE REQUISITOS
Este processo basicamente consiste em identificar e detalhar o que deve ser feito do ponto de vista de negócios e recursos. O requisito é como “uma tarefa que o sistema deve fazer”, e durante o processo de levantamento de requisitos, o analista foca em entender o negócio que o sistema deve atender. O analista deve entender tanto quanto ou mais que os usuários (que estão provendo informações). Deve-se ter em mente que todo este processo de identificação “do que deve ser feito” deve ser documentado e formalmente aprovado pelo usuário. O analista elabora uma lista inicial dos requisitos onde determina os requisitos funcionais e não funcionais através de técnicas. No caso para este projeto irei adotar as técnicas de entrevistas e questionários de modo conjunto. Será observado para os requisitos abaixo todas as suas características de abstração e compreensão das funcionalidades necessárias para desenvolvimento.
Requisitos Funcionais: Este é o tipo de requisito mais comum e mais lembrado por todos, ele basicamente consiste em “o que deve ser feito” Descreve o comportamento do sistema, suas ações e funcionalidades. Questionamentos a serem feitos:
• O que o sistema deverá fazer?
• Quais as suas funcionalidades? (Detalhes de todas as funcionalidades)
A proposta é desenvolver um software que auxilie os usuários no acesso aos documentos arquivados e também os auxilie com os documentos que deverão ser arquivados. O sistema terá telas de cadastro, consultas, e também relatórios com as principais informações sobre os documentos, suas respectivas localizações, responsáveis pelo documento, e local para arquivamento. A interatividade do usuário se dará da seguinte forma:
1. O usuário terá que fazer um login
2. Terá acesso ao Menu principal
3. Menu principal disponibilizara para a escolha do usuário, cadastros, consultas, relatórios
4. Menu cadastro o usuário poderá escolher entre cadastrar o documento, cadastrar o tipo de documento (NF, Desenho, Livros fiscais, etc.), locais para arquivamento, tipos de locais, cadastrar o setor ou seção, usuários.
5. Menu consultas o usuário poderá consultar o documento arquivado e suas características (tipo, local, responsável, etc.).
6. Menu Relatórios o usuário terá acesso os relatórios solicitados pela empresa.
Requisitos Não Funcionais: Descrevem as qualidades do sistema, “como o sistema é”.
Questionamentos a serem feitos:
• Quantos usuários vão utilizar o sistema?
• Quantos usuários utilizaram o sistema simultaneamente?
• Dos relatórios previstos, quais podem ser gerados por processamento batch (em lotes) e quais devem ser online?
• Qual o tipo de acesso da aplicação via intranet ou via internet?
• Qual o perfil dos usuários que vão acessar a aplicação? Possuem conhecimento de uso de sistema?
• É desejável que a maior parte das funcionalidades da aplicação possa ser acessada via teclado ou mouse?
• A aplicação deve ser compatível com quais versões de sistemas operacionais / browser?
• Quais os padrões de implementação? Os desenvolvedores podem escrever o código em qualquer idioma?
• Podem utilizar qualquer banco de dados? Qualquer tecnologia?
• Qual a segurança esperada para o trafego de dados?
• Toda comunicação entre o servidor e a aplicação tem que ser criptografada?
• A aplicação tem dados sensíveis e confidenciais? Vai ser executada em uma rede segura?
Este tipo de requisitos é subdividido em mais categorias como:
Requisitos de Usabilidade: Como o próprio nome diz, estes são requisitos relacionados à como usar o sistema, qual será a experiência do usuário quando estiver utilizando o sistema. Em resumo podemos dizer que são requisitos que definam a facilidade no uso do sistema, como os dados devem ser exibidos em até dois cliques, a validação de campos deve ser executadas de forma imediata após o preenchimento.
Requisitos de Segurança: Como o próprio nome diz, devem ser tratadas as questões de segurança do sistema e seus dados, como senha do usuário, criação de perfis de acesso, permitir a consulta das ações.
Requisitos de Confiabilidade: São requisitos para identificar quantitativamente a confiabilidade e qualidade do sistema como resolver os bugs na fase de validação em tempo hábil.
Requisitos de Desempenho: Identifica se o sistema está ou não rápido, se o desempenho é ou não satisfatório, isto deverá ser analisados na consolidação de relatórios.
Requisitos de Portabilidade: Identifica como o sistema se comportará em outros ambientes ou plataformas. O sistema deverá funcionar em sistemas operacionais / browsers mais utilizados.
Após estes levantamentos e documentado, o processo, é levado para aprovação formal tanto da identificação, quanto de seu detalhamento. Isto é importante, pois classificando os requisitos conforme a documentação o risco é reduzido.
4 DIAGRAMA DE CASO DE USO
...