RH 2 Semestre
Por: gabiss015 • 5/10/2015 • Monografia • 5.638 Palavras (23 Páginas) • 260 Visualizações
INTRODUÇÃO
Atualmente, dentro de todo tipo de empresa, tem-se uma competitividade muito grande e isso se faz necessário para o sucesso e desempenho satisfatório das metas destas empresas. Os clientes precisam estar satisfeitos para conseguir investimentos e colaboradores que apoiem esta empresa.
Esta empresa pode ser de qualquer ramo, inclusive o educacional. No âmbito escolar, não é diferente, porque a satisfação da clientela é sempre prioridade, já que o produto envolvido é a educação dos indivíduos. E neste caso de empresa específico, um erro pode ocasionar danos para sempre, por isso a atenção, responsabilidade e zelo pelo educando são prioridades incontestáveis.
Neste contexto, o presente estudo pretende identificar a percepção dos funcionários da Escola Municipal Professor Vicente Rodrigues Monteiro, que faz parte da Prefeitura Municipal de Jataizinho. A Escola Municipal Professor Vicente Rodrigues Monteiro – Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano, está localizada à Rua Minas Gerais, número 177, na Vila Frederico Lucarevisk, na cidade de Jataizinho, Estado do Paraná, pertencente ao Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio e é mantida pela Prefeitura Municipal de Jataizinho.
Antes de sua municipalização, que aconteceu em 15 de fevereiro de 1993 pelo Decreto nº 1188/93, a Escola denominava-se Escola Estadual Professor Vicente Rodrigues Monteiro, tendo como mantenedor o Governo do Estado do Paraná.
Desde então, a Escola vem atendendo alunos na faixa etária de 06 a 13 anos matriculados no Ensino Fundamental e em 2005 passou a atender crianças de 4 a 5 anos na Educação Infantil conforme organização e estrutura do curso estabelecida no Regime Escolar. Hoje, segundo a lei vigente, atende alunos com 06 (seis) anos completos ou a completar até o último dia do corrente ano no 1º ano do Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.
A Escola Municipal Professor Vicente Rodrigues Monteiro tem seu funcionamento atual baseado na Resolução 4887/06, que autorizou o funcionamento do Ensino Fundamental neste Estabelecimento por quatro anos a partir de 2006.
Desde a sua municipalização passaram pela direção da Escola:
- Professora Arlete Divina da Silva: 1993 – 1994;
- Professora Selma Marly Antunes: 1995 – 1996;
- Professora Inalda Maria Lima Pereira: 1997.
Atualmente a direção da Escola está a cargo da Professora Edna Aparecida Fulan, que foi eleita pelo voto direto da comunidade escolar em 17 de outubro de 1997, reeleita em 2000 e 2003. No ano de 2006 aconteceu o processo para eleição da direção, mas não houve candidatos ao cargo e a referida professora foi nomeada pelo prefeito. Em 2009 e 2012 a professora foi novamente eleita através do voto direto da comunidade escolar.
A equipe de funcionários desta instituição é formada pelos seguintes profissionais: 01 (uma) Diretora Escolar, 01 (uma) Coordenadora Pedagógica, 01 (uma) Orientadora Educacional, 01 (uma) Secretária, 01 (uma) Inspetora de Alunos, 02 (duas) Auxiliares de Biblioteca, 24 (vinte e quatro) professores, 02 (duas) professoras de Educação Física, 01 (uma) professora de Informática, 01 (uma) professora de Inglês, 01 (uma) Cozinheira, 01 (uma) Auxiliar de Cozinha, 05 (cinco) serventes e 01 (um) estagiário que atuam como auxiliar nas turmas.
Anualmente a Escola atende em média 330 (trezentos e trinta) alunos, distribuídos na Educação Infantil e Ensino Fundamental, totalizando 08 (oito) turmas, nos períodos matutino e vespertino.
Para identificar se há problemas e sugestionar melhorias para tais, a busca para identificar o perfil destes funcionários e se as metas e normas locais estão fazendo-se concretizar, fora realizado através de um questionário cedido pelo Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR.
1. PERSPECTIVAS E CONCEITOS DO CLIMA ORGANIZACIONAL
No início, os estudos sobre o clima organizacional eram para conhecer o comportamento e a satisfação do trabalhador (CORREA, 2008). Um dos grandes nomes que começaram a discorrer sobre o tema foi Frederick Taylor no ano de 1912. A afirmação do mesmo era de que o papel do gerente é estudar o caráter, a natureza e o desempenho de cada trabalhador com o objetivo de descobrir suas limitações, e as possibilidades de desenvolvimento através do treinamento.
Neste contexto Correa (2008), afirma que o interesse de psicólogos sociais pela pesquisa do comportamento humano teve como marco o fim da Segunda Guerra Mundial (1945). Antes desta época, o foco de interesse eram a motivação, relações humanas o treinamento, dinâmicas de grupos e liderança. Não havia surgido ainda o interesse pelo Clima Organizacional.
Com o objetivo proposto, foi realizado uma pesquisa de caráter diagnóstico, que tem como meta levantar possíveis problemas que serão analisados e assim conseguir propor sugestões de soluções para estes.
1. LIDERANÇA
O primeiro critério utilizado foi o Liderança, onde foi analisado o sistema de liderança e o comprometimento pessoal da direção perante a disseminação de valores, princípios organizacionais, promovendo a cultura de excelência e as abrangência das necessidades de todas as partes interessadas. É também um examinador do desempenho organizacional e como suas práticas são consolidadas.
Neste primeiro critério, há cinco subitens que foram examinados um a um, em busca de possíveis problemas para assim, buscar sugestões de soluções.
1.1. Valores e Diretrizes
O primeiro subitem trata de saber o posicionamento da direção quanto aos valores e diretrizes. Se este faz seu papel, promovendo a cultura da qualidade e o atendimento das partes necessárias.
No levantamento de dados, a maioria dos funcionários, disse em resposta a esta questão, que os valores e as diretrizes estão consolidados e divulgados para todas as partes interessadas e já foram refinados pelo menos uma vez, recebendo pontuação de 9,0.
1.2. Tomada de decisões
Neste subitem, refere-se a condução de reuniões, análise de atendimento das necessidades das partes interessadas e implementação e acompanhamento das ações definidas por parte da direção.
Neste levantamento, um pouco mais da metade dos funcionários ouvidos, respondeu que a direção realiza reuniões sistemáticas com a equipe
...