Recipiente para concreto 1civil
Seminário: Recipiente para concreto 1civil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adivanilton • 23/8/2014 • Seminário • 1.990 Palavras (8 Páginas) • 189 Visualizações
Caso Concreto web 1civil
Afirma José Carlos Moreira Alves que “os códigos não surgem muito bons, mas, pouco a pouco, com o trabalho da doutrina e da jurisprudência, vão-se lendo o que neles não está escrito, deixando-se de ler, muitas vezes, o que nele está e, no final de certo tempo, por força de sua utilização, da colmatação dessas lacunas, da eliminação de certos princípios da sua literalidade, o código vai melhorando e, no final de certo tempo, já se considera qu assertiva pergunta-se:
. 1) O Código Civil vigente realmente nasceu velho como afirmaram alguns civilistas? Explique sua resposta. . R: Não. Pois o projeto do código civil ficou anos sendo objeto de estudos e alteração para quepudesse se adequar as exigências que a sociedade almejava. O tempo de tramitação do projetopermitiu varias reconsiderações no texto obtiveram a influência dos princípios da ConstituiçãoFederal. O conteúdo do código civil corrente apresenta valores jurídicos pertinentes eapropriados na nossa atualidade. Portanto o código civil surge novo, foi submetido à discursõesvariadas, visando a melhor pluralidade social.
2) Qual a diferença entre cláusulas gerais e conceitos jurídicos indeterminados? Cite um exemplo de cada. . R: Claúsula Geral a dúvida está no pressuposto (conteúdo) e no consequente (solução) legal,enquanto que no conceito jurídico a dúvida está somente no pressuposto (conteúdo) e não noconsequente (solução) legal, pois já está pré-definida em lei.
3) Dê três exemplos que representem a constitucionalização do Direito Civil brasileiro. . R: Função social da propriedade art. 5°, XXII CRF/88;Reconhecimento das relações parentais com igualdade art. 229 CRF/88; A responsabilidade e a devida proteção com a criança e o adolescente art. 227 CRF/88.
Questão objetiva 1
Sobre a evolução da codificação civil brasileira, pode-se afirmar que:
a. O Código Civil brasileiro foi influenciado pelo movimento de patrimonialização dos direitos.
b. A (re)personalização do Direito Privado permite que se considere que a pessoa serve ao Estado e não o Estado à pessoa.
c. O mínimo existencial em nada influencia o Direito Civil, uma vez que considerado categoria exclusivamente constitucional.
d. Tratando-se de um código que representa o Estado Social, a intervenção deste nas relações privadas será mínima.
e. A constitucionalização do Direito Privado permitiu a elevação à categoria de direitos constitucionais de institutos que antes eram considerados exclusivamente de Direito Civil.
Questão objetiva 2
(DPE-TO - 2013) Acerca do Direito Civil, assinale a opção correta:
a. O princípio da eticidade, paradigma do atual Direito Civil Constitucional, funda-se no valor da pessoa humana como fonte de todos os demais valores, tendo por base a equidade, boa-fé, justa causa e demais critérios éticos, o que possibilita, por exemplo, a relativização do princípio do pacta sunt servanda (o contrato faz lei entre as partes), quando o contrato estabelecer vantagens exageradas para um contratante em detrimento do outro.
b. Cláusulas gerais, princípios e conceitos jurídicos indeterminados são expressões que designam o mesmo instituto jurídico.
c. A operacionalidade do Direito Civil está relacionada à solução de problemas abstratamente previstos, independentemente de sua expressão concreta e simplificada.
d. Na elaboração do Código Civil de 2002, o legislador adotou os paradigmas da socialidade, eticidade e operacionalidade, repudiando a adoção de cláusulas gerais, princípios e conceitos jurídicos indeterminados.
e. No Código Civil de 2002, o princípio da socialidade reflete a prevalência dos valores coletivos sobre os individuais, razão pela qual o direito de propriedade individual, de matriz liberal, deve ceder lugar ao direito de propriedade coletiva, tal como preconizado no socialismo real.
Caso Concreto web 3 civil
Na madrugada do dia 1o. de junho 2009 o voo 447 da empresa área Air France que saiu do Rio de Janeiro rumo a Paris caiu no Oceano Atlântico. A bordo da aeronave havia 228 pessoas (216 passageiros e 12 tripulantes). Encerradas as buscas o resultado da tragédia: nenhum sobrevivente e apenas 75 corpos resgatados. Pergunta-se:
a. Quanto aos passageiros cujos corpos foram localizados e identificados deve-se declarar morte real ou presumida? Justifique sua resposta em no máximo duas linhas. Deve-se declarar morte real, pois os corpos foram encontrados, sendo assim poderá ter a certeza de que o indivíduo está morto e fazer o seu atestado de óbito.
b. Quantos aos corpos dos passageiros não resgatados podem as famílias solicitar a declaração de morte presumida com ou sem declaração de ausência? Justifique sua resposta em no máximo seis linhas, identificando os requisitos a serem preenchidos. De acordo com o Art. 7° do CC, aplicado nesse caso concreto as famílias poderão solicitar a declaração de morte presumida SEM a declaração de ausência, pois foram esgotadas todas as buscas e possibilidades de seus parentes estarem vivos. Os requisitos a serem preenchidos são: Art. 7° I- se for provável a morte de quem estava em perigo de vida. II- se alguém, desaparecido em campanha ou feito prisioneiro, não for encontrado até dois anos após o término da guerra. Parágrafo Único. A declaração de ausência da morte presumida, nesses casos, somente poderá ser requerida depois de esgotadas as buscas e averiguações, devendo a sentença fixar a data provável do falecimento.
c. Que tipo de procedimento judicial deve a família dos desaparecidos utilizar para requerer a decretação da morte? Responda em apenas uma linha. Basta à família apresentar uma declaração oficial do fim das buscas e averiguações do acidente.
Questão objetiva 1
Quanto
...