Recreação Na Escola Primaria (resumo)
Dissertações: Recreação Na Escola Primaria (resumo). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jakefagundes • 26/3/2014 • 419 Palavras (2 Páginas) • 510 Visualizações
A Recreação na Escola
Ao passar dos anos, a escola teve que se modificar, devido as grandes mudanças sofridas pela sociedade em geral, principalmente suas matérias e métodos de ensino.
Enquanto a Psicologia e a Biologia mostravam que as crianças eram diferentes uma da outra no crescimento, amadurecimento e aprendizagem, a Sociologia mostrava o seu desenvolvimento social, fazendo com que a criança fosse vista de outra maneira também, como uma pessoa em formação, diferentes uma da outra, cada uma tendo características próprias.
A escola passou então a se preocupar com o desenvolvimento integral do aluno, tendo que se preparar para “O Bom Aproveitamento do Lazer”, a fim de evitar que ele fosse transformado em para atividades prejudiciais.
Até hoje alguns reclamam do barulho que as brincadeiras causam na escola durante o chamado “recreio” que é a hora da merenda e de ir ao banheiro.
As atividades recreativas passarão a ser aceitas onde houvesse crianças. Depois de serem vistas como diversão inócua (que não trás dano e nem prejuízo, inofensivo), vieram a ser encaradas como úteis ao descanso dos professores.
A recreação na escola é um meio de realizar o desenvolvimento harmonioso de cada aluno e ajudar a se integrar no grupo social.
O valor da recreação é maior porque é acompanhada com alegria, fazendo com que resulte no seu objetivo.
Porque não são apenas passatempos, pois são definidos seus objetivos.
Os projetos de jogos, danças, trabalhos manuais, representações e festas nas escolas devem ser planejados e não realizados no calor do momento. As recreações nas escolas são de suma importância, pois contribuem para a saúde, desenvolvimento físico, desenvolvimento social, proteção dos acidentes nas ruas, entre outros.
1 - Quais são os benefícios que as crianças adquirem ao passarem boa parte do seu tempo brincando?
R: Aprendem a explorar as possibilidades do próprio corpo, fazendo com que tenham uma leve noção do que são ou não capazes de fazer; coordenam seus movimentos, descobrem o mundo físico e social e aprendem a exprimir suas ideias e sentimentos, dentro outros vários benefícios.
2 – qual o objetivo da prática da recreação?
R: Dar alegria as crianças por meio de atividades saudáveis, para q elas sejam estimuladas positivamente.
Dar a elas a possibilidade de fazerem experiências, livres de pressões, castigos e/ou repreensões.
Oferecer atividades que contribuam não só para o desenvolvimento pessoal, mas que facilitem seu ajustamento social, promovendo assim uma boa educação para o bom emprego do tempo livre.
Ampliar seu repertório de atividades recreativas, fazendo com que as crianças conheçam uma variedade de ocupações prazerosas que possam praticar na infância, na adolescência e na idade adulta.
...