Recreação e lazer
Por: Rezynha Silva • 2/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.160 Palavras (5 Páginas) • 241 Visualizações
1. Apontamentos históricos:
Tendo um inicio em meados do século XX desde então com grande crescimento a educação física vem crescendo. Na atualidade a educação física vem despertando o interesse social em função do bem estar, sendo uma profissão cada vez mais requisitada no mercado de trabalho.
A educação física representa, nos dias atuais, uma área que vem aglutinando profissionais, dedicados ao desenvolvimento de projetos e ações multidisciplinares sobre o lazer, colaborando com o acumulo de conhecimento sobre o assunto. Isso vem sendo processado, principalmente, através das organizações de grupos de estudo e da promoção de debates e eventos que possibilitam estabelecer discussões sistematizadas sobre o lazer, bem como da publicação de vários títulos sobre este temática.
2. Recreação e Lazer:
2.1 Recreação:
Nos dia de hoje. Impera o significado de recreação como a reprodução de jogos e brincadeira. Devido á sua tradição histórica e cultura em nossa sociedade, e recreação continua sendo perpetuada a partir da ênfase em aspectos técnicos – operacionais sem detrimento de outros.
Em aula a professora demonstrou alguns tipos de brincadeiras incluindo o lúdico nas mesmas.
Callois a subdivide a recreação em Alea (sorte/ azar), Agón (competição), Mimicry (mímicas)
Há também outros introdutores no assunto como DUMAZEDIER, BRÊTAS, MARCELLINO, esses são os mais conhecidos e usados como fonte de pesquisas, mas existem outros também.
2.2 Lazer:
Vários contextos aparecem, e lazer é basicamente alguma atividade que se pratica em meio dos afazes, algo que agrade e goste de fazer seja ele qual for, como por exemplo, um artesanato, aulas de ballet, ioga, etec.
Na escola também há um pequeno momento de lazer como o intervalo, e as aulas elaboradas por profissionais usando a parte lúdica para desenvolver o conteúdo deixando assim mais agradável e interativo para os alunos. Podendo incluir diversos materiais e eventos para a identificação e a vivencia.
O conceito apresentado por Marcellino aponta a cultura como um elemento central na discussão do lazer. No entanto,o autor afirmados para que é preciso romper com a compreensão restrita que se tem de cultura,relacionado-a principalmente as artes e espetáculos e ao volume de conhecimento adquirido pelos sujeitos.
Marcellino (1997, p. 157-158) apresenta 4 pontos que devem ser considerados para a caracterização do lazer.
1. Lazer e a ‘’cultura vivenciada no ‘tempo disponível das obrigações profissionais, escolares, familiares e sociais, combinando os aspectos tempo e atitude’’;
2. Lazer é ‘’fenômeno gerado historicamente e do qual emergem valores questionadores da sociedade como um todo e sobre o qual são exercidas influencias da estrutura social vigente’’;
3. Lazer e ‘’um tempo privilegiado para a vivência de valores que contribuam para mudanças de ordem moral e cultural’’;
4. Lazer e ‘’portador de um duplo aspecto educativo veículo e o objeto de educação’’.
A prática dos esportes influencia na vida em geral como fator de desenvolvimento, para o bem estar, saúde, distração, e qualidade de vida, seja qual for o esporte, futebol, tênis, corrida, etc. Para a pratica é muito importante o conhecimento do mesmo para o desenvolvimento das habilidades e suas funções, regras, objetivos. A vista por fora também é muito importante, pois quando se assiste o desenvolvimento das técnicas à pessoa consegue perceber seus erros, e outras maneiras de pratica-las, facilitando e adequando-se melhor.
Tudo isso provoca em si um desenvolvimento pessoal com por exemplo as lutas seguem uma disciplina muito grande trazendo benefícios para a vida pessoal fora daquele ambiente de aprendizagem, podendo ser repassado para a sociedade.
...