Redação Argumentativa Dissertativa - Evasão Escolar no Brasil
Por: Priscila Cerqueira • 1/10/2018 • Dissertação • 374 Palavras (2 Páginas) • 3.925 Visualizações
Evasão escolar no ensino médio brasileiro
“A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo. ” – A frase de Nelson Mandela, grande líder que lutou contra o Apartheid na África do Sul – nos permite refletir sobre a importância e necessidade de termos um ensino de qualidade que vise a evolução do aprendizado apesar dos percalços que a sociedade pode remeter. Nesse sentido, convém analisarmos a problemática da evasão escolar atualmente no Brasil e possível solução.
De acordo com o portal de notícias G1, cerca de 85% dos alunos são assíduos nas unidades de ensino cursando o nível médio. Os níveis de ausência dos estudantes nas salas de aulas crescem a cada ano. A falta de interesse em concluir o ano letivo, juntamente com ausência de ações motivadoras no ambiente escolar corroboram para a falta de assiduidade. É inaceitável que o Estado não atue de forma mais efetiva para movimentar os indicadores de educação nos dias de hoje, faz-se necessário um olhar mais crítico e colaborativo ao ponto da formação de nossa sociedade estudantil que é desmotivada devido a uma metodologia defasada e baixa interpretação com o cotidiano.
Paralelamente com o proposto por Mandela, é com a educação que propiciamos o pensamento analítico junto ao corpo social, independente dos obstáculos que enfrentamos seja pela ausência de professores qualificados ou pela violência nas ruas que colaboram com a evasão escolar, é nela que estará a garantia de um futuro diferente. É nocivo a baixa qualificação dos professores, pois afeta diretamente no engajamento dos estudantes em sala de aula e nos remete a desmotivação que evolui com o passar dos semestres nas unidades de ensino.
O comprometimento para evoluirmos na educação deve ser comum a todos, visto que não seriamos uma sociedade alienada. Dessa forma, o MEC deve criar programa de acompanhamento escolar por meio de avaliadores voluntários da comunidade que visitem as residências dos alunos para identificar os motivos de ausência de aula e amplie a relação de interação entre pais e escola, gerando relatórios que sejam possíveis mapear a região que mais tem crescimento na evasão escolar. Espera-se com isso movimentar o ponteiro de forma crescente na assiduidade nos alunos nas salas de aula.
...