Redução de tempo de inventario através das ferramentas do Kaizen
Por: Ketlem Vieira • 21/12/2015 • Artigo • 6.674 Palavras (27 Páginas) • 345 Visualizações
Redução de tempo de inventario através das ferramentas do Kaizen na empresa S&R Eletrônicos da Amazônia.
Evandro Luiz da silva Rodrigues [1]
Jose Roberto Lira Pinto Junior ²
RESUMO
O artigo esta focado em analisar e propor melhorias com relação ao tempo de inventário da empresa S&R Eletrônicos da Amazônia. O Kaizen mostra-se como uma das principais ferramentas da qualidade na busca de melhorias, englobando tempo, custos e recursos disponíveis para um melhor desempenho e produtividade, buscando sempre aperfeiçoar resultados nos processos. A metodologia usada como forma de pesquisa tem como base estudos bibliográficos, pesquisa de campo, artigos e textos relacionados ao tema. Também serão apresentadas ferramentas como o ciclo PDCA, 5W1H, DIAGRAMA DE ISHIKAWA, todas fazem parte do método Kaizen e orientam como entender os problemas e atuar diretamente neles. A Ferramenta Kaizen, e usada como técnica de gestão onde todos os colaboradores da empresa desde a alta gerência até o chão de fábrica estão interligados na busca do resultado final, o melhoramento contínuo.
Palavras-chave: Melhoria de processo, redução do tempo de inventario, Kaizen
Abstract
The article is focused on analyzing and proposing improvements with respect to the company's inventory time S & R Electronics Amazon. The Kaizen shows up as one of the top quality tools in the search for improvements, encompassing time, costs and resources available for improved performance and productivity, always seeking to improve results in the processes. The methodology used as a form of research is based on bibliographical studies, field research, articles and texts related to the topic. Will also be presented tools such as PDCA cycle, 5W1H, ISHIKAWA DIAGRAM, all are part of the Kaizen method and guide to understand the problems and act on them directly. The Kaizen tool, and used as a management technique where all the company's employees from top management to the shop floor are interconnected in pursuit of the ultimate result, continuous improvement.
Keywords: Process improvement, reduced inventory time, Kaizen
INTRODUÇÃO
Em um cenário cada vez mais moderno e competitivo, empresas e indústrias de diversos setores vêm constantemente buscando mecanismos que permitam a otimização dos resultados, a redução nos prazos de entrega, a eliminação de desperdícios, alcançando assim, um aumento real de lucro e da rentabilidade, soma-se à importância que se tem dado à questão da implementação das ações estratégicas nas empresas na busca da melhoria de seus processos. Para atender o mercado e manter-se competitiva, uma empresa moderna precisa ter flexibilidade na produção e buscar continuamente o aumento da sua produtividade e eficiência. Diante disso, é fundamental que as atividades do processo produtivo que não agregam valor ao produto sejam sistematicamente reduzidas e as perdas eliminadas (HÖRNIG, 2008).
Com o intuito de buscar uma solução para esse problema, este artigo realizou uma análise do referencial teórico junto a um estudo de caso de uma empresa do ramo de eletroeletrônica, juntamente com uma pesquisa interna, com o objetivo de se medir a percepção dos colaboradores, com relação à implementação da filosofia Kaizen na empresa, onde pôde ser observado os pontos positivos e os possíveis potenciais de melhoria da filosofia. As informações obtidas neste artigo permitem concluir que este modelo de gestão entusiasma gestores e colaboradores para o alcance de metas e objetivos, para obtenção de um ambiente organizacional favorável que tem por consequência atingir, bons resultados para os clientes internos e externos.
O inventário é, acima de tudo, uma ferramenta para controle e planejamento, sendo imprescindível em qualquer projeto para se obter um bom e rentável resultado. Com planejamento, é possível prever as falhas, as dificuldades que poderão surgir, e assim elaborar ações preventivas, melhorando a qualidade do tempo durante o inventário, atingido os objetivos.
Ainda com base nas informações do diagnóstico da empresa S&R Eletrônicos da Amazônia, pode-se perceber uma grande oportunidade de melhoria no processo de inventário geral, em especial no seu tempo de duração, sendo assim, buscamos formular um estudo de caso para que posteriormente seja sugerido um plano de ação, a fim de diminuir a duração do tempo de inventário geral na empresa em questão.
É de extrema importância ressaltar que no final deste estudo de caso, tanto para o meio acadêmico como para a empresa S&R Eletrônicos da Amazônia, que o gerenciamento de estoque e sólido planejamento do inventário são ferramentas fundamentais para a empresa que quer se destacar e está sempre pronta para enfrentar fortemente a concorrência do mercado.
Segundo Moura (1999), além de trazer à tona os problemas de todo o ciclo produtivo, outra vantagem de uma gestão eficiente é possibilitar ajustes eficazes em seu processo, resultante em redução de custo e economia nas aquisições. O estoque tem efeito impactante no êxito das empresas. “Um dos motivos é o alto volume de dinheiro empregado”,
Com base no diagnostico da empresa S&R Eletrônicos da Amazônia, chega-se ao limiar de questão: Podemos reduzir o tempo do inventário geral da empresa e ainda aumentar sua eficiência sem perder a credibilidade?
A S&R Eletrônicos da Amazônia busca a cada dia se adaptar ao ambiente externo através de capacitação para um trabalho perfeito de planejamento visando projeções futuras, considerando imensamente o cliente com todas as suas exigências e necessidades, o mercado, seus colaboradores e produtos.
Uma interessante estratégia adotada por algumas empresas são as ferramentas de melhoria contínua e dentre elas a filosofia Kaizen, que está focada na eliminação de desperdícios com base no bom senso, no uso de soluções baratas que se apóiem na motivação e criatividade dos colaboradores para melhorar a prática e a qualidade de seus processos.
O objetivo do artigo é de levar ao conhecimento do leitor uma ampla amostra sobre a filosofia Kaizen e como mensurar seus resultados, tangíveis e intangíveis abrangendo sua aplicação.
- FUNDAMENTAÇÃO TEORICA.
A metodologia Kaizen significa melhoramento, e tem como filosofia de que o nosso modo de vida merece ser constantemente melhorado, assim como os procedimentos realizados no nosso dia-a-dia. No dia-a-dia das empresas significa que nenhum dia deve passar sem que sejam feitas melhorias. No contexto da Qualidade Total, significa melhoramento contínuo, com envolvimento de todos na empresa, desde o chão de fábrica ate a alta administração (IMAI, 1994).
O estudo deste artigo foi realizado de forma participativa, sendo caracterizado como uma Pesquisa-Ação, que é definida como um tipo de pesquisa social baseada na experiência concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e na qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo (THIOLLENT, 2011). A pesquisa-ação é um método de pesquisa aplicada, orientada para elaboração de diagnósticos, identificação de problemas e busca de soluções. O foco da proposta da pesquisa-ação é disponibilizar novas informações, gerar e desenvolver conhecimento que possam ser transformados em melhorias e soluções para a organização. Thiollent (2011) ainda ressalta, que o conhecimento não somente informa, porém, principalmente, conscientiza o grupo. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a observação, que segundo Lakatos & Marconi (2007), é caracterizada “quando se utilizam os sentidos na obtenção de dados de determinados aspectos da realidade”.
...