Referencias De Estudo
Exames: Referencias De Estudo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 27/3/2015 • 379 Palavras (2 Páginas) • 281 Visualizações
OTIZENS, Concepcion. A disciplina escolar: prevenção e intervenções nos problemas de comportamento. 2ª Edição, Porto Alegre, Editora Artmed, 2003.
PIAGET, Jean. O julgamento moral na criança. São Paulo, Editora Mestre Jou, 1977.
ROGERS, Carl Ransom. O tratamento da criança problema; [tradução Urias Corrêa Arantes; revisão Laura Villares de Freitas]. – São Paulo, Martins Fontes, 1978.
SNYDERS, Georges. Alunos felizes: reflexão sobre a alegria na escola a partir de textos literários, Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra, 1996.
SNYDERS, Georges. Feliz na universidade: estudo a partir de algumas biografias. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra, 1995.
TIBA, Içami. Disciplina, limite na medida certa. São Paulo, Editora Gente, 1996.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Disciplina: construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. São Paulo, Editora Liberdade, 2000.
VASCONCELLOS, Maria Lúcia M. Carvalho (Org.). (In) Disciplina, Escola e Contemporaneidade. São Paulo, Editora Mackenzie, 2001. Preparo do professor para lidar com alunos-problemas
Estamos vivendo um momento de desafio em nossas escolas, assistimos um aumento considerável da indisciplina e atos violentos, bem como as preocupações de professores e pais em relação ao comportamento escolar dos alunos, precisando ser melhor refletido e enfrentado.
O problema é complexo e muitas vezes os professores buscam "receitas prontas" que se revelam ineficazes quando aplicadas à situação concreta. Um dos maiores problemas que o professor pouco experiente enfrenta é a criação de um clima favorável a aprendizagem na sala de aula, onde se integra a análise de situações indesejáveis e a gestão do comportamento do professor
A disciplina escolar não consiste em um receituário de propostas para enfrentar os problemas de comportamentos dos alunos, mas em um enfoque global da organização e a dinâmica do comportamento na escola e na sala de aula, coerente com os propósitos de ensino. [...] Para isso é preciso, sempre que possível, antecipar-se ao aparecimento de problemas e só em último caso reparar os que inevitavelmente tiverem surgido, seja por causa da própria situação de ensino seja por fatores alheio à dinâmica escolar. (Gotzens, 2003, p. 22)
Precisamos incentivar comportamentos de trocas, diálogos, estimulando a análise, criticando os alunos sobre situações variadas. Podemos evitar, desencadeando situações de indisciplina. Para isso precisamos gerir adequadamente a turma, levando em consideração que muitos vivem em contextos familiares desestruturados. É, portanto, necessário incentivar as famílias a acompanhar a educação de seus filhos.
...