Reflexao Sobe As Historia De Bintou
Trabalho Escolar: Reflexao Sobe As Historia De Bintou. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JessikaWanessa • 11/10/2013 • 1.594 Palavras (7 Páginas) • 430 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
JESSIKA WANESSA SILVA SANTOS VARRLLA
REFLEXAO SOBRE O TEXTO AS TRAÇAS DE BINTOU
Varzea Grande- MT
2013
JESSIKA WANESSA SILVA SANTOS VARRELA
REFLEXAO SOBRE O TEXTO AS TRANÇAS DE BINTOU
Trabalho apresentado ao Curso pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Ensino de Artes e Musica, Ensino e AlfabetizaçaoII, Fundamentos da Gestao Educacional, Ensino da Matematica na Educaçao Infantil, Ensino da Natureza e Sociedade, Seminario V.
Prof. LAURA CELIA S. CABRAL, RAQUEL FRANCO FERRONATO, ANDREIA ZOMPERO, HELENARA SAMPAIO, VILZE VIDOTTE COSTA.
Varzea Grande- MT
2013
Sumário
Introdução................................................................................................4
Síntese reflexiva.......................................................................................5
Atividades Pedagogias............................................................................6
Atividade para o eixo de alfabetizaçao..................................................6.1
Atividade para artes e sociedade e natureza .......................................6.2
Atividade para matematica.....................................................................7.1
Atividade para musica.............................................................................7.1
Conclusão................................................................................................8
Bibliografias.............................................................................................8
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo fazer uma síntese do livro literário “As Tranças de Bintou”.O livro conta a história de uma criança chamada Bintou, que sonha em ter tranças. Ela não consegue o que quer, pois segundo a tradição local crianças so pode usar birotes. Quando a avó de Bintou fala-lhe sobre as questões de como as mães pararam de deixar as meninas tenham cabelos longos ela resmunga porem conforma-se e torna-se a heroína da história por salvar os dois amigos. Entretanto, no final da história ela fica feliz com seus cabelos enfeitados por belas fitas coloridas com conchinhas, ela sente-se realizada, pois sem preconceitos nem resistências mesmo se tratando de uma menina pequena. No texto uma Abordagem Integrada da Aprendizagem segundo parágrafo fala que: “Ao permitirmos que elas percebam conceitos mais abstratos funcionando na realidade de seu mundo familiar, forja-se outro elo significativo de aprendizagem.” Isso mostra que a criança aprendeu outro conceito fundamental para seu desenvolvimento cognitivo. No final dessa apresentação é sugerida uma atividade para cada matéria do curso de pedagogia sendo elas: Ensino e Alfabetização ll, Ensino da Matemática na Educação Infantil, Ensino das Artes e Música, Ensino da Natureza e Sociedade, baseada nos dois assuntos acima descritos.
Síntese Reflexiva
As tranças de Bintou é um conto africano escrito por Sylviane A. Diouf
que narra a história de uma criança que sonhava em ter tranças compridas e belas, porém usava quatro birotes. A menina admira as tranças de todas as mulheres de sua aldeia e questiona as pessoas e animais quando ela cresceria para poder usar tranças. Então, sua avó conta a ela uma história explicando o porquê as crianças não usam tranças na sua aldeia, e a partir desse momento ela fica mais conformada. Então, sua avó passa óleo perfumado em seus cabelos, faz birotes e enfeita-os com laços de fitas coloridos. A menina então se realiza, pois se sente orgulhosa e bela por ter birotes coloridos como os pássaros.
A partir desta história que valoriza a diversidade cultural e dos afro-descendentes como um povo rico em conhecimento e valores, mostra que cada povo tem a sua história, sua origem, seus costumes e que estes devem ser valorizados e cultivados, sem preconceitos. Também a partir desta história podemos inferir que a Bintou somente se conformou que ela era criança e usava birotes porque sua avó com muita paciência e amorosidade explicou o motivo pelo qual as crianças deveriam usar birotes, o que proporcionou um significado na vida de Bintou, que consequentemente se sentiu mais valorizada. Essa história é uma grande lição para nós professores, que devemos nos inspirar nessa história, para e explicar o porquê daquele conteúdo, o porquê pode fazer certas coisas e porquê não pode faze-las. Desta forma, estamos ensinando com significado fazendo com que a aprendizagem ocorra de forma significativa e prazerosa. A leitura deste conto faz uma intertextualidade com o texto científico “Uma abordagem integrada da aprendizagem” que para que a aprendizagem ocorra de maneira significativa deve-se usar diversas atividades integrando experiências cientificas com outras áreas do currículo, desta forma ocorrerá diversas conexões e relações
...