TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexões acerca do brasil colonial

Por:   •  26/11/2015  •  Ensaio  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

REFLEXÕES A RESPEITO DO BRASIL COLÔNIA

No séc. XV Portugal muda de rumohistoricamente. Agregando as fronteiras geográficas naturais que seriam definitivamente suas próprias fronteiras, constituído, assim, o Reino territorialmente. Portugal transforma-se em uma nação marítima e assim criando as bases que logo atornaria uma grande potência colonial.

Os grandes eventos desta era organizam-se num conjuntoque é de fato um capítulo da história econômica europeia. Tudo que cerca a ocupação das terras americanas são merosimprevistos da colossal empresa comercial que se destinamas nações da Europa a partir do séc. XV.

A ideia de povoar essas colônias não passa nas intenções inicias a nenhuma das metrópoles colonizadoras. O comércio é o que interessa de verdade, e do respectivo descaso por este território primitivo e vazio que é a América; e inversamente, o prestígio do Oriente, onde não faltava objeto para atividades mercantis.

A ocupação com povoamento efetivo só surgiu com a necessidade imposta por circunstâncias imprevistas. Além disso, nenhum povo da Europa tinha condições efetivas naquele momento para suportar baixasem sua população.

Até agora não pudemos saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal, ou ferro; nem lha vimos. Contudo a terra em si é de muitos bons ares frescos e temperados como os e Entre-Douro-e-Minho, porque neste tempo d’agora assim os achávamos como os de lá. Águas são muitas; infinitas. Em tal maneira é graciosa que querendo aproveitar, dar-se-á nela tudo; por causa das águas que tem.

Contudo, o melhor fruto que dela se pode tirar parece-me que será salvar esta gente. [...]

(fragmento da carta de Caminha destinada a Dom Manuel)

Nesse fragmento, podemos notar a preocupação em achar mercadorias de valor para o comercio mundial da época, tais como ouro, prata e ferro. E apesar dos elogios de caminha as águas da “Ilha de Vera Cruz” o melhor fruto (melhor dizendo o que serve para nos portugueses) é “salvar” essa gente perdida. E como a escravidão já era costume do povo português desde a África onde dominavam os territórios que os fornecia mão-de-obra escrava a Adotaram-na por isso em sua colônia quase que de início.

A pressão sobre Portugal e Espanha, exercida pelas outras nações europeias junto a grande expansão do comércio da Europa (tanto no potencial de venda quanto no avanço tecnológico do mesmo) foram de certo fatores importantes para a ocupação econômica das terras americanas e do Brasil. Tendo essa situação nas mãos Portugal teria que ocupar essas terras ou perderia os direitos sobre elas – esabendo que a Espanhajá tinha uma forma de financiar a ocupação e defesa de seus territórios nas novas terras (extração de metais) concentrando suas defesas no eixo México-Peru, polo de produção de minérios – optando assim pela exploração agrícola da nova colônia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com