Relatório Técnico da Aula Prática de Jar Test
Por: Daniel Chagas • 18/10/2022 • Projeto de pesquisa • 842 Palavras (4 Páginas) • 114 Visualizações
Daniel Chagas
Gabriel Hasse
Gabriela Schaeffer
Maristela Chelini
Mayara Nogueira
Relatório Técnico da Aula Prática de Jar Test
- Introdução
O teste de jarros é um método ainda bastante empregado em Estações de Tratamento de Água (ETA), para a determinação das dosagens ótimas dos coagulantes que são usados nas ETAs. Entretanto este tipo de ensaio vem sendo empregado também para a determinação de parâmetros básicos na elaboração do projeto de uma Estação de Tratamento de Água.
Por este ensaio determina-se a condição ótima para floculação de uma água caracterizada pelo tempo e agitação necessária. Para tanto, uma vez determinada a dosagem ótima dos coagulantes, deve-se verificar qual o tempo, e qual o gradiente de velocidade ótimo para se flocular a água em estudo. Além disso, deve-se verificar, se a floculação obtida fornece uma água que após a sedimentação apresentará uma grande redução de turbidez e cor.
Pesquisa: O que é o Polímero - são auxiliares de coagulação, beneficiam a floculação, aumentando a decantação e o enrijecimento dos flocos.
Polímeros Sintéticos: São substâncias químicas orgânicas de cadeia longa e alto peso molecular, disponíveis numa variedade de nomes comerciais. São geralmente utilizados com coagulantes metálicos para promoverem a ligação entre os colóides, a fim de desenvolver flocos maiores e mais resistentes. Na coagulação de algumas águas, os polímeros podem promover floculação satisfatória, com significativa redução das dosagens de sulfato de alumínio.
As vantagens potenciais são a reduções da quantidade de lodo e a maior amenidade à desidratação. Embora o custo unitário destes polímeros seja cerca de 15 vezes maior que o de sulfato, as dosagens requeridas são reduzidas, podendo igualar o custo final para os dois casos.
Apesar de diversos avanços neste campo, existem varias águas que não podem ser tratadas apenas com polieletrólitos. Testes devem ser realizados para obtenção da eficiência um polieletrólito no tratamento de uma determinada água.
- Objetivo
A prática sobre o ensaio de Jar-Test teve como característica o aprendizado, através da simulação do funcionamento das fases de coagulação e floculação de uma ETA utilizando o método dos cinco (5) beckers ou jarros.
O Jar-Test consiste de cinco pás capazes de operar com velocidade variável de 0 a 100 rpm (rotações por minuto).
Quando foi realizado o ensaio, foi colocado um litro de água em cada Becker ou jarro, os quais foram dosados com diferentes quantidades de coagulante, simultaneamente, sob agitação (30% v), por cerca de 30 segundos.
Após a mistura rápida (30% v) para dispersar o coagulante, as amostras são agitadas vagarosamente (10% v), por cerca de 5 minutos para a formação dos flocos.
Depois de algum tempo desliga-se o equipamento (0% v), por cerca de 20 a 30 minutos, aguardando esse tempo correspondente ao tempo de detenção na etapa de decantação.
Foram observadas e anotadas: a natureza e as características de decantabilidade dos flocos, em termos qualitativos, ou seja, pobre, regular, boa ou excelente.
Uma amostra nebulosa indica coagulação pobre, enquanto que a coagulação satisfatória contém flocos que são bem formados com o líquido apresentando-se claro entre partículas.
O principal objetivo da aula foi verificar qual a concentração de coagulante (sulfato de alumínio) que obteve melhores resultados mediante a um mesmo regime de gradiente de velocidade. Sendo que o mesmo método é aplicado simultaneamente aos cinco jarros.
O ensaio pode ser feito para a elaboração de projeto, ou adequação deste a uma nova situação de característica da água, monitoramento e ajuste do processo de tratamento desta, além de teste de eficiência de novos reagentes.
Após a coleta da amostra, é a verificação de sua qualidade através das análises iniciais: cor, turbidez e alcalinidade que servem de parâmetros para posterior comparação e conclusão do ensaio.
...