Relatório de Aula Prática – Eletrotermofototerapia
Por: Renatafgs • 8/5/2024 • Relatório de pesquisa • 1.338 Palavras (6 Páginas) • 65 Visualizações
Relatório de Aula Prática – Eletrotermofototerapia
Após a realização da aula prática, foi possível correlacionar o que foi visto ao longo da disciplina na parte teórica, conforme descrito abaixo:
Atividade proposta 1 - Pedras Quentes:
Para esta prática é importante utilizar como EPI’s, jaleco, touca e máscara, também é importante preparar com antecedência os materiais necessários, maca com lençóis brancos, óleo de massagem, pedras para massagem e aquecedor.
A terapia com pedras quentes, normalmente é realizada com pedras vulcânicas, que devem ser higienizadas com álcool 70% e energizadas com luz solar ou luz da lua, também podemos utilizar cristais relacionados aos 7 principais chakras que temos no corpo humano.
É importante que as pedras estejam aquecidas a uma temperatura adequada, para não haver risco de queimadura na pele, então, é aplicado um óleo vegetal ou creme de massagem no corpo do cliente, e define-se o tamanho da pedra que será usada, utilizando pedras maiores para abdômen e membros inferiores e pedras menores para membros superiores e face.
Após a finalização da massagem, pode-se utilizar uma toalha limpa, para remover o excesso de óleo.
É importante observar também, que a massagem traz benefícios, mas que também é contraindicada em alguns casos, conforme descrito abaixo no material visto em aula teórica.
A massagem é indicada para melhora da circulação sanguínea e linfática (vasodilatação); melhora da oxigenação e nutrição celular; contribui para eliminação de toxinas; estimula a digestão e a respiração; melhora a mobilidade das articulações; promove relaxamento muscular e nervoso.
É contraindicada para quem apresenta alterações circulatórias graves (trombose, varizes, úlceras varicosas) ou câncer ativo; é cardiopata descompensado; é diabética ou hipertensa descompensado; está em processo infeccioso (febre, secreção) ou com inflamações agudas ou crônicas; tem problemas respiratórios graves; possui áreas machucadas, ferimentos abertos; após recente cirurgia.
Avaliação dos resultados:
- Qual cuidado se deve ter com a temperatura das pedras?
É necessário sempre realizar o teste de segurar por alguns minutos as pedras nas mãos e sempre perguntar para quem recebe se está confortável, pois a sensibilidade é muito pessoal.
- Qual a necessidade do óleo de massagem?
Os óleos vegetais e os cremes de massagem auxiliam no deslizamento das pedras, e também hidratando a pele.
3. Quantos pontos de chakra há no corpo humano? Liste os pontos de chakra.
Os sete principais chakras são: Básico, Esplênico, Solar, Cardíaco, Laríngeo, Frontal e Coronário.
4. Quais os benefícios dessa terapia?
Os benefícios são: melhora a circulação sanguínea e linfática (vasodilatação); melhora da oxigenação e nutrição celular; contribui para eliminação de toxinas; estimula a digestão e a respiração; melhora a mobilidade das articulações; promove relaxamento muscular e nervoso.
Atividade proposta 2 - Elterotermofototerapia - Hipertermoterapia:
A prática de Termoterapia pode ser utilizada tanto para temperaturas quentes como frias, e a Hipertermoterapia é a utilização do calor que pode ser aplicada de forma superficial ou profunda dependente do método utilizado, sendo a prática mais frequente a de aquecimento superficial que causa a analgesia devido a dilatação dos vasos sanguíneos que aumenta a circulação de sangue no local tratado, e pode-se aplicar utilizando forno de Bier, compressa/bolsas de água quente, infravermelho e banho de parafina. O calor profundo é muito utilizado para a cicatrização tecidual e para um maior relaxamento das estruturas.
Para esta prática é importante utilizar como EPI um Jaleco, também é importante preparar com antecedência os materiais necessários: maca, carrinho auxiliar, toalha, bolsa de água térmica, papel toalha e aquecedor.
O procedimento é realizado da seguinte forma: Coloca-se a bolsa de água térmica no aquecedor e deixe por 5 minutos. Em seguida, cobre-se a paciente com a toalha e aplica-se a bolsa de água quente sobre a toalha na paciente, verificando a coloração da pele durante 5 minutos, e depois, continua-se aplicando a bolsa térmica durante 15 minutos. Em seguida, utilize papel toalha para secar a paciente.
Avaliação dos resultados:
- Qual é o efeito terapêutico no tratamento com hipertermoterapia?
O aquecimento superficial da pele e dos músculos dilata os vasos sanguíneos, aumentando a circulação local e causando analgesia, sendo essa sua indicação mais frequente.
Ele também aumenta o metabolismo local, contribuindo para a desintoxicação, e pode ser aplicado em distúrbios musculoesqueléticos e neuromusculares, como espasmos e/ou distensões musculares. O calor, além de relaxar os músculos, aumenta sua elasticidade, sendo indicado para facilitar exercícios de mobilidade, alongamento e fortalecimento.
Já o calor profundo é muito utilizado para a cicatrização tecidual e para um maior relaxamento das estruturas.
- Qual é o meio de transmissão ou transferência de energia térmica na hipertermoterapia?
Na forma superficial pode-se utilizar forno de Bier, compressa/bolsas de água quente, infravermelho e banho de parafina e na forma profunda a diatermia por ondas curtas.
Atividade proposta 3 - Hipotermofototerapia:
A crioterapia/hipotermoterapia é utilizada na área da fisioterapia, por meio da aplicação do gelo de forma isolada ou associada à massagem e alongamentos, assim como no banho de contraste.
...