Relatório de Pesquisa
Por: lusilva24 • 19/4/2016 • Seminário • 250 Palavras (1 Páginas) • 169 Visualizações
Atividade individual
Descrever um caso de pessoa com deficiência que busque um serviço que preste assistência psicossocial (caso real ou fictício).
Compareceu no CRAS, da Vila Luzita de São Bernardo do Campo para atendimento a Sr.ª Maria da Silva, juntamente com seu filho Carlos da Silva, este pessoa com Deficiência Mental.
A Sr.ª Maria foi prontamente recebida pela Assistente Social Carmem de Castro, que em conversa com a mesma pediu-lhe que ela relata-se o que estava acontecendo.
A Sr.ª Maria relatou: tenho esse filho deficiente, não estou trabalhando sou separada do pai dele, tenho mais três filhos moro num barraco, vivo de doações que as pessoas me dão não posso trabalhar porque cuido dele e ele não pode ficar sozinho.
Eu queria que a Sr.ª me desse uma ajuda...
A Assistente Social fez o Cadastro Único (registro de informações que servem para participação em Programas Sociais de concessão de benefícios).
Porque neste caso o deficiente teria direito ao BPC
Esse cadastro não garante a princípio o benefício; antes a Assistente Social agendou com a Sr.ª Maria uma visita domiciliar para realmente saber as reais condições da família. Para que seja concedido o direito a pessoa com deficiência mental, a família tem que ter a renda per capita de ¼ do salário mínimo.
Porém a Assistente Social orientou a mãe sobre os benefícios do BPC, isenção de transportes coletivos, direitos da pessoa com deficiência.
Após cadastrar o Carlos da Silva, no CADÚNICO Assistente Social encaminhou a mãe do mesmo para ir ao INSS dar entrada no pedido de BPC.
...