Relatório de Prática Slump Test
Por: Daiana Polo • 25/11/2017 • Relatório de pesquisa • 1.773 Palavras (8 Páginas) • 5.098 Visualizações
Relatório de Prática Slump Test, Moldagem e Cura de Corpo de Prova
1 INTRODUÇÃO
O concreto é basicamente o resultado da mistura de cimento, água, pedra e areia, sendo que o cimento ao ser hidratado pela água, forma uma pasta resistente e aderente aos fragmentos de agregados (pedra e areia), formando um bloco monolítico.
No preparo do concreto, um ponto de atenção é o cuidado que se deve ter com a qualidade e a quantidade da água utilizada, pois ela é a responsável por ativar a reação química que transforma o cimento em uma pasta aglomerante. Se sua quantidade for muito pequena, a reação não ocorrerá por completo e se for superior a ideal, a resistência diminuirá em função dos poros que ocorrerão quando este excesso evaporar.
A relação entre o peso da água e do cimento utilizados na dosagem, é chamada de fator água/cimento (a/c).
O concreto deve ter uma boa distribuição granulométrica a fim de preencher todos os vazios, pois a porosidade por sua vez tem influência na permeabilidade e na resistência das estruturas de concreto. A proporção entre todos os materiais que fazem parte do concreto é também conhecida por dosagem ou traço.
Cada material a ser utilizado na dosagem deve ser analisado previamente em laboratório, a fim de verificar a qualidade e para se obter os dados necessários à elaboração do traço (massa específica, granulometria, etc.).
O concreto apresenta dois estados no processo de aplicação: o fresco e o endurecido. A qualidade final de uma estrutura de concreto depende do controle de suas propriedades em ambos estados, mas o controle do concreto fresco é indispensável, pois este é fundamental à execução das estruturas e às propriedades da estrutura de concreto endurecido.
O principal ensaio realizado no concreto fresco é o Slump Test ou Ensaio de Abatimento do Tronco de Cone, que mede a consistência e a fluidez do material, permitindo que se controle a uniformidade do concreto. Se a dosagem foi realizada da forma correta, a constância do abatimento vai indicar a uniformidade da trabalhabilidade e consistência.
A principal propriedade do concreto antes de seu endurecimento é a trabalhabilidade. A trabalhabilidade determina o esforço para manipular, transportar, lançar e adensar o concreto sem perda mínima de homogeneidade.
Considerando as especificações dos concretos utilizados na construção civil o Slump Test é muito útil para o controle da qualidade do concreto no estado fresco. No entanto, é preciso ter a garantia que o concreto foi dosado adequadamente e que a trabalhabilidade foi verificada durante o seu preparo.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
Definição do SLUMP: Ensaio do abatimento do tronco de cone A medida máxima e mínima do abatimento é definida pelo calculista, em função das propriedades desejadas de trabalhabilidade.
No Brasil, este ensaio é regulamentado pela NBR-NM67 (1998) – Determinação da Consistência pelo Abatimento do Tronco.
Conforme ABNT NBR NM 33:1998 e ensaio em conformidade com ABNT NBR NM 67:1998 Concreto. Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone. Método de Ensaio, equivalente à ASTM C143/C143M-10ª Standard Test Method for Slump of Hydraulic-Cement Concrete.
3 OBJETIVO
O presente relatório tem por objetivo apresentar os resultados obtidos através de ensaios de abatimento do corpo de prova - Slump Test, conforme NBR NM 67/96, e ensaio de compressão de corpos-de-prova cilíndricos.
4 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
Os materiais e equipamentos utilizados nos ensaios foram os seguintes:
4.1 Equipamentos:
1 – Colher de Pedreiro
2 – Vasilhame para mistura de argamassa e pequenas amostras de concreto
3 – Conjunto para Slump Test - base, cone de Abrams, funil e haste de adensamento
4 – Forma de Corpo de Prova
5 – Proveta graduada para a adição de água na mistura do concreto, foi utilizada uma pipeta.
4.2 Materiais
- Água
- Areia média/fina
- Cimento CP II – Z 32
- Óleo diesel
- Pedra britada 25 mm
5 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Os ensaios realizados seguiram os seguintes procedimentos e metodologia, sendo utilizado o traço efetivo de - 1: 1,73: 3,25: 0,55
5.1 Teste de Slump - Manual
1. Colocar areia, cimento, pedra e água, na proporção do traço, mexer com a colher para misturar bem o concreto.
Figura 1 – Material adicionado no vasilhame para mistura de argamassa
[pic 1]
2. Verificar a homogeneidade da argamassa batendo com a colher de pedreiro sobre ela e fazer um buraco observando a quantidade de pedra, número de vazios. Caso o que for observado seja satisfatório, montar o conjunto de Slump test sobre superfície plana.
Figura 2 – Conjunto para slump test montado
[pic 2]
3. Apoiar os pés sobre as aletas do cone de Abrams, para mantê-lo firme e com o auxílio da colher de pedreiro encher rapidamente o molde com o concreto coletado em três camadas, cada uma com aproximadamente um terço da altura do molde compactado.
Figura 3 - Apoio dos pés sobre as aletas do cone de Abrams, para mantê-lo firme
[pic 3]
4. Compactar cada camada com 25 golpes da haste de adensamento. Distribuir uniformemente os golpes sobre a seção de cada camada. Para a compactação da camada inferior, é necessário inclinar levemente a haste e efetuar cerca de metade dos golpes em forma de espiral até o centro. Compactar a camada inferior em toda a sua espessura.
Compactar a segunda camada e a camada superior, cada uma através de toda sua espessura e de forma que os golpes apenas penetrem na camada anterior. No preenchimento e na compactação da camada superior, acumular o concreto sobre o molde, antes de iniciar o adensamento. Se durante a operação de compactação, a superfície do concreto ficar abaixo da borda do molde, adicionar mais concreto para manter um excesso sobre a superfície do molde durante toda a operação da camada superior, rasar a superfície do concreto com uma colher e pedreiro e com movimentos rolantes da haste de compactação.
...