Relato de experiencia o uso de novas tecnologias no ensino remoto emergencial desafios e possibilidades
Por: bethmauricio • 13/9/2021 • Trabalho acadêmico • 3.112 Palavras (13 Páginas) • 432 Visualizações
[pic 1]
PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Edital 2021
MODELO DE RELATO DE EXPERIÊNCIA DO RESIDENTE
1. Identificação
Nome do Residente: Elizabete Cristiano Maurício
CPF: 04252008689
Nome e sigla da IES: Universidade do Estado de Minas Gerais
Curso de Licenciatura: pedagogia
Séries/Anos e Etapa da educação Básica nas quais desenvolveu atividades: 1 ano do ensino fundamental
Escola(s)-Campo onde desenvolveu as atividades: Escola Cívico Militar dos Palmares
Nome do Docente Orientador: Ricardo Martins
Nome do Preceptor: Jaqueline
2. Autorização de uso pela CAPES
Eu,_Elizabete cristiano Mauricio, autorizo a utilização pela Capes do presente relato de experiência, na qualidade de bolsista residente, sob responsabilidade do(a) Docente(a) Orientador(a) Ricardo ___________________ vinculado ao Programa de Residência Pedagógica da Universidade do Estado de Minas Gerais . Meu relato escrito poderá ser incluído nos bancos de dados e nas plataformas de gestão da Capes, podendo, eventualmente, ser reproduzido, publicado ou exibido por meio dos canais de divulgação e informação sob responsabilidade desse órgão.
[pic 2]
________________________________________________
Residente
USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS ENSINO REMONOTO EMERGENCIAL DESAFIOS E POSSIBILIDADES; PERPECTIVAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDECIA PEDAGÓGICA UM RELATO DE EXPERIANCIA
Ressumo
Esta escrita tem como objetivo relatar as possibilidades e os desafios ocorridos no programa residência pedagógica .No contexto do ensino remoto emergencial utilizando novas tecnologias que ate em tão não faziam parte do cotidiano escolar. Este relato retoma as experiências desenvolvidas utilizando WhatsApp com ferramenta, para aplicação de metodologias de ensino lúdico pedagógicas. Realizados no âmbito do programa residência pedagógica subprojeto alfabetização, na Universidade do Estado de Minas Gerais – Ibirité. Organizado em 4 secções, a primeira traz uma introdução contextualização do relato ancorada nos textos de Tardif e Novoa, em seguida apresenta os desafios do ensino remoto emergência, e as possibilidades com um relato de atividade desenvolvida no Whatzapp,
INTRODUÇÃO
A Formação de professores apresenta-se como um dos maiores desafios para a educação. Conseguir formar um elo consistente que una a pesquisa acadêmica e o chão da sala de escola de educação básica e necessários. Pois serão formados profissionais capazes de potencializar e compartilhar seu conhecimento em uma ambiente cada vez mais dinâmico e heterogêneo que é a escola .
Para (NOVOA, 2017) a relação entre professores da educação básica e a universidade tem enfraquecido nas últimas década. Nos levando a questionar como alcançar uma formação de professores que permita estreitar os laços entre escola e universidade respeitando o espaço e a natureza de cada uma ?
Outras profissões tem tido êxito em responder esta questão ao longo de suas histórias. Através de uma formação que vise a profissionalização e valorização cientifica de suas práticas. Novoa ressalta que: “É necessário pensar a formação de professores como uma formação profissional universitária isto é como a formação para o exercício de uma profissão a exemplo da medicina, da engenharia, ou da arquitetura (NOVOA, 2017, p. 5) .
Analogamente (Tardif, 2013) ressalta que a educação está no cerne das questões políticas e sociais de seu tempo , e por isso mesmo é diretamente afetada por todas as questões que perpassam a sociedade .
Através destas considerações este relato retoma as experiencias vividas no âmbito do programa residência pedagógica tendo com objetivo relatar as dificuldades e possibilidades do programa na segunda etapa do PRP 2021, da UMEG-IBIRITE subprojeto alfabetização.
Para compor este relato de experiencia a produção textual seguiu a seguinte ordem; a escrita foi definida em 4 partes. A primeira introdução. Seguida dos desafios do ensino remoto emergencial na escola acompanhada pela residência pedagógica. logo após as possibilidades do ensino remoto utilizando WhatsApp como ferramenta de pedagogica. E por fim conclusão.
DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
A escola acompanhada pelo programa residência pedagógica está localizada em uma região carente da cidade de Ibirité. Estão matriculados na turma do primeiro ano ensino fundamental 19 alunos.
Um dos maiores desafios, encontrados no contexto do ensino remoto emergencial, tem sido alcançar todos os alunos matriculados. Diante da exclusão digital.
Através de relatos da professora preceptora, constatou -se que grande parte dos alunos tem dificuldade de acesso a internet, geralmente pela falta de um aparelho celular, pois a família conta apenas com um aparelho este costuma ficar disponível somente a noite pois é quando os pais retornam do trabalho . Assim o acesso dos alunos as atividades ocorre no período da noite, e as aulas online oferecidas através do aplicativo conexão escola pelas professoras ocorrem no período da tarde.
É importante ressaltar que durante a pandemia de covid 19 a situação da população em condições de vulnerabilidade econômica e social se agravou acentuado as desigualdades em todos os níveis sociais .
De acordo com (Tardif, 2013), a educação está presente no cerne das questões sociais, e sempre teve um papel relevante no desenvolvimento humano. Entretanto devemos lembrar que a escola nem sempre tem um papel acolher e inclusivo, muitas vezes afastando, julgando, excluindo aqueles que deveria acolher. De acordo com dados do (UNICEF, 2021)[1], a maioria dos estudantes que estão fora da escola é composta por pretos(a) ou pardos(a) e indígenas(a). configurando que a escola ainda e um local de privilégios. O acesso à escola ainda se restringe e uma cama da população. Sabendo disso o desafio também está em incluir esta população e ao mesmo tempo compreender a diversidade cultural e social respeitando a individualidade e singularidade de cada sujeito. Desta forma nos perguntamos , ate onde a escola deve ir? qual é o meu papel como educador? e como atender alunos sem ultrapassar os limites da escola, sem julgamentos, pré-determinados.
...