Pedagogia Ensino Remoto Emergencial
Por: adrianamarques40 • 26/10/2021 • Relatório de pesquisa • 3.094 Palavras (13 Páginas) • 158 Visualizações
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SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 5
CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
Esse portifólio apresenta uma situação problema gerada a partir do isolamento social , associado ao COVID – 19 , descreve um estudo de caso idealizado a partir ERE (Ensino Remoto Emergencial).
Devendo promover uma semana cultural virtual ,o projeto promove a interdisciplinaridade de forma que motive os alunos a aprendizagem , o objetivo de sugerir possibilidades de ensino a distancia por plataforma de web ,projetando o ensino para a tecnologia virtual ,com intuito de estreitar a distancia entre professor e aluno.
O desafio será unir a equipe pedagógica de forma colaborativa para que consigam desenvolver o projeto proposto semana cultural virtual ,de forma interdisciplinar transformando as atividades em remotas a aplicação da interdisciplinaridade precisa ser em elaborada e envolver os direitos fundamentais do educando ao prepara os exercícios , a integração das disciplinas terá que estar direcionada a um único objetivo a aprendizagem do aluno trazendo benefícios nesse contexto contemporâneo . Na sala de aula o objetivo é propor-se a elevar o potencial das aulas a partir de conhecimentos que provocará no aluno compreensão da sua realidade, despertar seu interesse, desenvolver sua criatividade e autonomia, aumentar seu poder de dialogar e resolver situações problemas. É colocar em pratica a intencionalidade educativa do professor a partir dos direitos de aprendizagem e do desenvolvimento revelados pela Base Nacional Comum Curricular através dos campos de experiências.
A arte está presente em tudo aquilo que vemos , sentimos e tocamos, cheiramos ,em que a mesma pode ser utilizada como um instrumento de comunicação com o seu meio .E ao valorizar sua importância nesse âmbito deve -se levar em conta sua relevância na sala de aula ,como instrumento pedagógico .
Contudo, é possível perceber que as praticas de sala de aula valorizando a Arte como um componente curricular estão ,por vezes , sendo deixadas de lado por desconhecimento e até mesmo por comodismo por parte dos professores, em considera -lá como somente um instrumento complementar de trabalho.
É necessário que o professor tenha consciência da importância das brincadeiras com intuito pedagógico , ligadas à real necessidade do trabalho com o corpo como instrumento de aprendizagem e socialização da criança ,é por meio da sua corporeidade que o ser humano interage com o mundo , sendo essa uma relação de troca entre o eu e o meio social , enquanto ser ativo ,pensante e significante .
Com base nas teorias pedagógicas de interdisciplinaridade o trabalho com o mesmo possibilita uma percepção cognitiva ampliada , conseguindo assim uma melhor absorção dos conteúdos propostos.
DESENVOLVIMENTO
A pandemia COVID – 19 que iniciou no primeiro trimestre de 2020 em nossa País exigindo medidas de isolamento social e mudanças em todas as ações cotidianas, colocando o ensino a distancia no seu ápice .
A educação básica passou por uma etapa muito importante onde a metodologia do ensino teve que ser reinventada ,para garantir a aprendizagem dos docentes , a metodologia de ensino trazendo ERE ensino remoto emergencial para todos os níveis de ensino , havendo uma falha que prejudicou a educação , os docentes não estavam preparados para esse cenário . Os educadores foram desafiados a se adaptar a essa nova realidade ,surgindo uma grande dificuldade para ensinar a distância entre tantas tecnologias . os recursos tecnológicos tem sido uma das grandes apostas do século. O uso constante dos meios tecnológicos e cada vez mais recente por crianças tem desafiado a educação.
A pedagogia essencialmente busca unir o conhecimento teórico com o conhecimento prático , sendo esse uma junção indispensável para a realização de um bom trabalho docente e também para formação completa do estudante , contudo vale salientar que a teoria pedagógica deve ser fundamentada numa perspectiva dialética e mediada por uma realidade concreta , tendo como princípios norteadores ;por que fazer ; como fazer e quais resultados deverão ser alcançados .
Décadas depois da citação da Artes nos currículos escolares , é que à instituirão como um componente curricular , por meio da Lei 9394/96 ( LIMA , 2020 apud Brasil,1996), o que foi um grande avanço para a Artes , vista que agora o educador iria reconhecer seu potencial teórico e metodológico dentro da sala de aula , desmistificando o pensamento de que a artes só poderia ser utilizadas nas feiras e apresentações escolares periódicas .
Entretanto ,mesmo com a inclusão e afirmação da Arte como disciplina , muitas instituições ainda a trabalham como componente complementar a grade escolar , em que por vezes , “pela ausência de um programa de ensino que oriente o planejamento ocorre a oferta de atividades isoladas de Arte , aleatórias , incidentes , em vez de aulas que tenham uma sequencia temática e formativa”. (LIMA ,2020,p.115).
Em que no campo da Arte como componente curricular obrigatório “trata-se de uma organização didática que interliga o fazer artístico com a análise da obra de arte e a sua contextualização , num processo permeado pela reflexão continuada (p.116)”.Destrinchando a que se refere cada termo da proposta triangular de Barbosa (2009 apud Lima , 2020 ), podemos conceituar o termo fazer , com o trabalho prático dos alunos , em que por meio dos dois primeiros estágios concluídos eles serão capazes de criar sua própria versão de uma obra .E o contextualizar , seria o elemento de mediação entre o ler e o fazer em que de acordo com Lima (2008,p .117) ‘’esse aspecto vai além de conhecer a vida do artista “.
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