Relatorio De Fisica Queda Livre
Casos: Relatorio De Fisica Queda Livre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 25/11/2014 • 917 Palavras (4 Páginas) • 1.515 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS – FACET
ENGENHARIA AMBIENTAL
ATIVIDADE EXPERIMENTAL 3: QUEDA LIVRE
Nomes: R.A.:
Bianca Berardineles Silva 11410455
Danielle Sousa 11410512
Fabiana Caldeira Brant 11411804
Gabriel Morais 11410279
Larissa Rodrigues Chaves 11411009
Mayara Thauane 11422237
Belo Horizonte, 02 de Outubro de 2014
INTRODUÇÃO
O movimento queda livre é uma particularidade do movimento uniformemente variado, trata-se de um movimento acelerado que sofre ação da aceleração da gravidade. Através de estudos e experiências, conhecido como “método científico” Galileu Galilei conseguiu constatar que a velocidade de um corpo qualquer, em queda livre, aumenta sempre de quantidade que serão iguais em cada 1s. Medindo-se este aumento, verificou-se que é igual a 9,8 m/s em cada 1 segundo. Desde então, entende-se que a aceleração na queda livre, chamada aceleração da gravidade (representada por g), é igual a 9,8 m/s². Ficamos então cientes de que as distâncias percorridas de um corpo em queda livre são proporcionais ao quadrado dos tempos gastos em percorrê-las. E que, todos os corpos, independentemente de sua massa, forma ou tamanho, caem com aceleração constante e igual. Um corpo lançado verticalmente para cima realiza durante a subida um movimento retilíneo uniforme retardado, pois o módulo de sua velocidade diminui no decorrer do tempo. Já um corpo lançado verticalmente para baixo, realiza um movimento retilíneo uniforme acelerado, pois o módulo de sua velocidade aumenta no decorrer do tempo.
OBJETIVO
O experimento tem como objetivo a medição da aceleração gravitacional que atua em um corpo em queda livre, analisar se o valor da aceleração depende do valor da massa em um corpo em queda livre, investigar os fatores de que depende o valor da aceleração gravitacional, Observar características do movimento em queda-livre.
Caracterizar um movimento Retilíneo Acelerado. Traçar gráficos das variáveis do movimento em queda-livre de um corpo e interpreta-lo. Determinar a aceleração da gravidade.
MATERIAIS UTILIZADOS NO PROCEDIMENTO
• Arranjo para queda livre com sensores ópticos
• Corpo de massa m adequada ao experimento
• Régua metálica;
• Cronometro;
• Esfera metálica;
PROCEDIMENTO
• Escolhemos cinco posições para fixação dos sensores na régua metálica
• Ligue e zere o cronometro, (o cronometro tem a função de registrar o intervalo de tempo que a esfera percorre)
• Meça o deslocamento que a esfera percorre
• Meça a esfera;
• Solte a esfera
• Anote os valores dos intervalos de tempo (repetir 5 X)
• Troque a esfera.
• Faça os gráficos
GRÁFICOS
FOTO DO PROCEDIMENTO
CONCLUSÃO
Dentre os diversos movimentos que podemos observar na natureza, sempre houve interesse no estudo do movimento de queda livre dos corpos próximo a superfície terrestre. Ao abandonarmos um corpo de certa altura (h) podemos notar que sua velocidade aumenta em função do tempo, a partir de uma velocidade inicial igual a zero, sendo, portanto um movimento acelerado.
A respeito do nome, queda livre não está restrita a objetos que estão literalmente caindo. Qualquer objeto que se mova sobre influência da gravidade e nenhuma outra força, encontra-se em queda livre. Isso inclui objetos que foram atirados para baixo, objetos que foram atirados para cima ou os movimentos de projéteis. Em movimentos curvilíneos a força resultante e a aceleração nunca têm a mesma direção e sentindo da velocidade, no lançamento de projéteis a força resultante é o peso, a aceleração é a da queda livre, ambas verticais para baixo não coincidindo em nenhum instante com a direção e o sentindo da velocidade, que é tangente a trajetória. Se tratando de um movimento retilíneo uniforme variado.
REFERÊNCIAS
HALLIDAY, David. RESNICK, Robert. WALKER Jearl. Fundamentos de física I. Trad. de José Paulo Soares de Azevedo. 7ª ed. Rio de Janeiro. Livros técnicos e científicos S.A. 2002.
NUSSENZVEIG, H. Moyses. Curso de Física - vol. 1 / H. Moysés Nussenzveig – 4ª edição ver. – São Paulo : Blucher – 2002.
Lançamento vertical e Queda Livre – Brasil Escola – Disponível em: < http://www.brasilescola.com/fisica/lancamento-vertical.htm > Acessado em: 30 de Setembro de 2014
...