Relatorio de Visita UBS
Por: ashuaashua • 26/2/2019 • Relatório de pesquisa • 1.679 Palavras (7 Páginas) • 4.615 Visualizações
IDENTIFICAÇÃO
Nome da UBS: Morro da Liberdade
Endereço: Rua São Benedito, s/n – Morro da Liberdade
Município: Manaus
Gestor da UBS: Amália Regina Fernandes de Almeida
Telefone da UBS: (92) 3214-3602
A UBS Morro Da Liberdade, encontrada no bairro do Morro da Liberdade dispõe de uma gama de serviços a oferecer à população que faz o usufruto do serviço público de saúde em suas proximidades. A UBS possui uma estrutura física retangular e de uma ponta a outra estão dispostas as salas de serviços oferecidos aos usuários, serviços estes como sala de nebulização, vacinação, Acolhimento, Curativos, Consultórios médicos e de enfermagem, Suturas, sala de observação e farmácia.
Em um dos extremos da unidade encontra-se uma unidade laboratorial que realiza procedimentos de exames clínicos de rotina, testes de IST´s e hepatites e teste de gravidez. Já no outro extremo se encontra a parte de gestão da unidade, contando com a sala da diretoria, digitação, secretaria e a Sala do SISREG.
Na unidade atendem três enfermeiros, três técnicos de enfermagem, três auxiliares de enfermagem, duas assistentes sociais que atendem respectivamente pela manhã e tarde, três dentistas que atendem em dias variados, Agentes Comunitários de Saúde e os médicos da unidade possuem as seguintes especializações e suas respectivas quantidades: um Pediatria, três Clínicos Gerais e três Ginecologistas.
Na mesma também se encontram os seguintes serviços subdivididos em cinco categorias:
1- Atenção à Comunidade
- Consulta médica:
- Clínico Geral/ Pediatra/ Ginecologia
- Consulta De Enfermagem na Atenção Básica
- Atendimento de Serviço Social
- Assistência Farmacêutica
- Visita Domiciliar
- Promoção à Saúde
- Acompanhamento de Programas Sociais
- Identificação e Manejo Clínico de:
- Tuberculose/ Hanseníase/ Dengue, Zika e Chikungunya
- Atenção a vigilância Nutricional
- Vacinação
2- Atenção à saúde Materno-Infantil
- Assistência ao Pré-natal e Puerpério
- Assistência ao Recém-Nascido
- Aleitamento Materno
- Acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento Infantil
- Assistência a prevalência de doenças na infância
3 - Atenção centrada no Adolescente/Adulto/Idoso
- Assistência ao planejamento reprodutivo
- Prevenção Câncer de Colo Uterino/Mama
- Prevenção e Acompanhamento:
- Hipertensão Arterial/ Diabetes Mellitus/ IST’s/ HIV e Hepatites Virais
- Assistência a Problemas Ginecológicos
- Saúde Do Adolescente
4 - Procedimentos
- Curativos em geral/ Pé Diabético
- Retirada de Pontos
- Nebulização
- Coleta de preventivo
- Controle de Pressão Arterial
- Exames Laboratoriais
- Administração de Medicamentos
- Dispensação de Medicamentos Básicos
5- Saúde Bucal
- Assistência Odontológica
- Escovação Dental Supervisionada
- Aplicação de Flúor
- Rastreamento de Câncer Bucal
A partir da experiência vivenciada no local de observação, percebe se que há uma necessidade de trabalhar e de rever conceitos e posturas partindo de uma reflexão acerca do acolhimento e de como o mesmo é feito.
Segundo Teixeira (2003) o ato de conversar se fundamenta no processo de afetação mútuas e assume um papel estratégico porque exige uma relação entre os dois sujeitos levando a reflexão a respeito do conversar nessa direção permite fluir da ação de forma que a vida continue em seu processo dinâmico. Teixeira ainda ressalta que é necessário superar o monologo em direção ao diálogo não só no que diz respeito aos pacientes/usuários, mas também em relação aos diferentes profissionais de saúde.
No que diz respeito às salas de vacina e de suturas as mesmas segundo relatos de usuários, são locais organizados e bem cuidados pela equipe que fica responsável pelas mesmas. O local dispõe de sala de nebulização que pode ser vista logo ao adentrar a instituição.
No que diz respeito aos consultórios, foi que observado que os consultórios permitem sim o atendimento concomitante de enfermagem e médico. Onde a enfermeira faz atendimento primário e assiste aos adultos homens e mulheres inseridos nos programas disponibilizados pela rede em horários distintos. Enquanto o médico faz o atendimento clínico dos pacientes; ou seja, o ambiente permite atendimentos de ambos profissionais. Os clientes após o atendimento médico e de enfermagem são direcionados a farmácia para obter os medicamentos prescritos.
Assim observado que há um cuidado humanizado nessa dinâmica. Por tanto, contempla mais que um momento de atenção, de zelo e de desvelo. “O que apresenta um ato de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro” (BOFF, 2003).
Dentro do serviço proposto pela unidade é possível observar que há uma deficiência de equipamentos no que se refere à quantidade, segundo informações colhidas com alguns usuários, por vezes falta material para realização de curativos ou ainda a falta de medicamentos.
O quantitativo de cadeiras para acomodação é suficiente para demanda que faz uso dos serviços. A qualidade dos vínculos, a satisfação durante o processo e a comunicação estabelecida são elementos fundamentais. O usuário reclama não da falta de conhecimento tecnológico no seu atendimento, mas sim da falta de interesse e de responsabilização dos diferentes serviços em torno de si e do seu problema. Os usuários, como regra, sentem-se inseguros, desinformados, desamparados, desprotegidos desrespeitados, desprezados (MERHY, 2003).
O local contém uma escala visível de profissionais contendo os nomes e horários de trabalho da equipe. A disponibilidade desta escala visível é imprescindível, pois é uma informação necessária aos usuários da unidade. A unidade expõe todos os seus programas de forma visível, suas especialidades médicas e salas, e os serviços oferecidos.
É possível observar informe com programas que a unidade oferece, bem como horário de realização de atendimento início e encerramento. Segundo o Ministério da Saúde (2011) através da Lei N° 12.547 todo o usuário do sistema tem o direito constitucional à informação acerca de quaisquer dispositivos de ambas as esferas de poder.
...