Relatorio de estagio
Por: Isabella Santos • 22/4/2016 • Relatório de pesquisa • 1.232 Palavras (5 Páginas) • 441 Visualizações
- Introdução
Nos últimos anos, com o aumento das exigências nos padrões de qualidade e durabilidade, as industrias do setor de maquinas industriais, tiveram que investir em novos equipamentos, e continuamente melhorar sua modernização. Em parceria com o SENAI surgiu uma oportunidade de desenvolver este estágio na Empresa GSM – Manutenção de Mecânica Industrial Ltda.
Durante o estágio houve sem dúvida um aperfeiçoamento profissional muito grande, a partir dele as aulas ministradas pelo SENAI tiveram funções profissionais produtivas.
O propósito deste relatório é apresentar as atividades exercidas no meu trabalho, representando como relatório de estágio tanto quanto comprovando o conhecimento e experiência nos temas abordados no curso técnico em mecânica.
Apresentarei abaixo algumas atividades feitas durante o estágio:
- Correia transportadora (manutenção e montagem)
- Mancais e rolamentos (manutenção e montagem)
- Tubulação (montagem)
- Pistão pneumático (montagem e manutenção)
- Corrimão (montagem)
- Objetivo
O objetivo geral apresentado está devidamente relacionado a prestação de serviços assistências na área de manutenção, onde se foi colocado em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e assim desenvolvendo atitudes profissionais de forma monitorada.
- A empresa
A Lafarge está solidamente presente na construção civil brasileira, nos grandes marcos da engenharia e nas casas de milhões de brasileiros. Seus produtos - cimento, concreto e agregados (areia e pedra) - são essenciais para a construção de residências a hospitais, pontes, estradas e monumentos.
Presente no Brasil desde 1959, a Lafarge possui hoje1200 empregados no país e unidades industriais nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraíba, Bahia e Pernambuco, além de representantes comerciais em todo o Brasil.
Para a produção de cimento, a Lafarge conta com 9 fábricas e estações de moagem nas cidades de Arcos, Matozinhos, Santa Luzia e Montes Claros, (MG), Caaporã (PB), Cantagalo (RJ), Candeias (BA) e Cocalzinho (GO). A empresa possui também 42 unidades produtoras de concreto nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Já para a produção de Agregados, conta com quatro áreas de mineração de grande porte, no Rio de Janeiro e em São Paulo.
A Lafarge trabalha com todos os atores da construção civil brasileira, desde o autoconstrutor até grandes construtoras, empresas de engenharia e designers. Seja fornecendo cimentos de alta qualidade para profissionais especializados ou ajudando arquitetos a explorar e desenvolver métodos construtivos inovadores, a Lafarge Brasil tem o compromisso de oferecer soluções que se adequem às necessidades de todos os seus clientes.
Os clientes da Lafarge Brasil contam com a expertise técnica e os produtos inovadores que são marcas registradas da Lafarge, líder mundial em materiais de construção com presença global e quase 180 anos de experiência. No Brasil, a Lafarge oferece uma gama de produtos de alta performance, além de inovadores, como o Artevia, uma linha de concretos decorativos que combina a durabilidade do concreto e um acabamento estético de grande versatilidade.
- Atividade exercida
Eu, Rafael Silvio Queiros de Almeida, exerci a função de estagiário na empresa LAFARGE BRASIL S.A, com sede na Av. das Indústrias, nº 5089, Lote A, Bairro Bicas, na Cidade de Santa Luzia/ MG, inscrita no CNPJ sob o nº 10.917.819/0035-10, tendo como supervisor de estágio responsável o Sr. Wagner Jose Oliveira Lobo.
Seguindo planos de manutenção aos quais a mim foram repassados, contribui para a melhoria dos índices de controle.
Fui interessado e prestativo, obedecendo às normas de segurança e meio ambiente que foram repassadas e estabelecidas. O período de realização de estágio constou-se de 200 horas durante 10/07/2015 a 26/08/2015.
- Descrições das atividades realizadas
Conforme relatado acima, no período de realização do estágio exerci as seguintes atividades que a mim forma repassadas pelo meu supervisor.
- Manutenção na Balança Dosadora;
Cancelamento da troca das correias das balanças de escoria do MC1 Z1A01 e MC2 Z2A03.
Durante uma inspeção de maquina parada foi constatado a não necessidade de troca das correias visto que:
- Correia apresenta algumas marcas superficiais na borracha de cobertura que não expõe o equipamento a riscos de falhas.
- O equipamento se encontra muito sujo (acumulo de pó ) nas estruturas, trem de pesagem, células de cargas e rolos.
- Borrachas laterais de vedações danificadas ou não ajustadas.
- Borrachas das cortinas danificadas.
- Parafuso de limitação do deslocamento do sensor de pesagem totalmente fora de posição travando-o o mesmo.
OBS: Os desvios acima citados interferem diretamente no funcionamento e valores medidos (Peso) pelas balanças.
Acúmulo de pó nas estruturas, trem de pesagem, células de cargas rolos. (Antes) [pic 1][pic 2]
(Depois)[pic 3][pic 4]
(Antes) [pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
Dados de acompanhamento das aferições e correções de taras das balanças.
Em função destes ajustes, ocorreram erros no zero e na calibração, foi necessário acessar os parâmetros P377 E P388 respectivamente para conseguirmos uma calibração confiável conforme valores em anexo.
...