Relatório De Estagio Etapa 04
Artigo: Relatório De Estagio Etapa 04. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amaguinis • 8/11/2014 • 1.195 Palavras (5 Páginas) • 635 Visualizações
Universidade de Uberaba
Amáguinis Bonadiman
Relatório de Estagio
28 de Maio de 2014
IADE Cachoeiro de Itapemirim
Introdução
O estagio foi realizado na Escola Municipal de Educação Básica “Alzira Gomes” situada na rua Pedro Israel David, numero 500 na cidade de Vargem Alta ES ,sua finalidade é de atender as crianças a partir de 01 ano ate 05 anos e 11 meses na Educação Infantil e no Ensino Fundamental de 09 anos do primeiro ano ao quinto ano,, porém neste ano a escola os seguintes anos 1º,2º ,3º e 4º ano. Todos os alunos residem na sede do município de Vargem Alta e comunidades vizinhas, já que a mesma é a única da sede que atende as series iniciais , tendo um total de 578 alunos dividas em 11 salas de aula e 34 professores.
A escola trata o educar e cuidar de forma construtiva e com qualidade, onde se faz a interação progressiva entre alunos-professores-funcionarios-pais. A escola tem um suporte adquado para orientações de estagiarios, deixando todos a disposição para esclarecer dúvidas e entre outros, fui encaminhada e acompanhada pela pedagoga Débora D’Avila .
Conteúdo.
A Escola Municipal de Educação Básica “Alzira Gomes” foi construída no ano de 2000, teve este nome escolhido em homenagem a professora alfabetizadora “Alzira Gomes” que iniciou seu trabalho com a escolinha dominical que funcionava na Igreja Batista, o fato da professora ser muito carismática contribuiu para que crianças de outra religiões frequentassem a escola para serem alfabetizados, a comunidade satisfeita com o trabalho da Senhora Alzira Gomes, fundou uma escola regular de alfabetização na própria igreja, a qual também era responsável pela remuneração da professora.
A comunidade escolar é composta por descendentes de italianos, negros e outros povos ,como indígenas e portugueses, sendo estes em menor quantidade . Esse fato contribui para a diversidade cultural ,prevalecendo ,no entanto os aspectos da cultura italiana.
Os pais dos alunos que frequentam esta escola tem na maioria dos casos, pouca escolaridade ,pois cursaram ate a quarta serie do Ensino Fundamental ,outros poucos foram mais além.
A EMEB “Alzira Gomes recebe atendimento pediátrico uma vez por semana no próprio estabelecimento , conta com o apoio do Município que oferece atendimento gratuito para a comunidade no setor da saúde , como um Pronto socorro, três postos odontológicos , transcol ,psicólogos ,fonoaudiólogos e fisioterapeuta.
O saneamento básico não existe na maioria das localidades onde residem os alunos que frequentam esta escola, sendo utilizadas fossas residenciais , mas a escola tem o saneamento e recebe agua tratada pela rede de tratamento da própria cidade.
O transporte das crianças que frequentam esta escola é feito por ônibus garantidos gratuitamente pela Prefeitura Municipal .
A escola possui em sua estrutura física 11 salas de aula , sendo 1 sala de AEE, 01 berçário , 07 banheiros infantil , 01 secretaria , 01 sala de TV e vídeo , DVD, biblioteca , 01 sala de informática , 01 cozinha , 01 refeitório ,01 dispensa , 01 almoxarifado ,01 quadra aberta e com cobertura , 01 pátio onde se encontra um play-groud , assim , a escola tem uma espaço privilegiado por ser amplo e reservado dos perigos do transito ou outros.
Segundo a Leis de Diretrizes e Basicas da Educação Nacional (LDB 9394/96) o principal objetivo das escolas de educação infantil é proporcionar o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da família e da sociedade (art. 29).
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1998) complementa que para que haja o real exercício da cidadania as escolas devem estar embasadas nos seguintes princípios:
• O respeito á dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc.;
• O direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil;
• O acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas á expressão, á comunicação, á interação social, ao pensamento, á ética e á estética;
• A socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma;
• O atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade.
A estes princípios cabe acrescentar que as crianças
...