Relatorio de estagio 6 etapa
Por: Selma Lima • 6/12/2015 • Trabalho acadêmico • 3.865 Palavras (16 Páginas) • 1.162 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DE UBERABA
SELMA DE LIMA CAETANO
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL - 6º ETAPA
UBERABA-MG
2015
SELMA DE LIMA CAETANO
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL - 6º ETAPA
Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências da conclusão da 6º etapa do curso de Licenciatura em Pedagogia sob a orientação do preceptor José Augusto Araujo Pires.
UBERABA-MG
2015
SUMÁRIO
Introdução....................................................... ............................................................4
A escola de Ensino Fundamental e sua história 5 A escola e sua cultura: conhecendo a organização do tempo e do espaço
escolar 6
Os fundamentos do Projeto Político Pedagógico 9
A prática do Projeto Político Pedagógico no cotidiano da escola e os espaços colegiados 10
O espaço das salas de aula 11
Planejando e exercendo a docência 13
Pensando e avaliando o exercício da docência 14
Conclusão 15
Referências 16
Anexos 18
INTRODUÇÃO
Este relatório tem como finalidade o registro de 180 horas de Estágio Curricular Supervisionado em Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Realizado na EMEF “Graça Aranha”, no 2º semestre de 2015. O estágio teve como objetivo, conhecer a história da instituição do Ensino Fundamental, a organização do espaço e tempo, conhecimento e análise do Projeto Político Pedagógico, juntamente com a PCNs, conhecimento do espaço da sala de aula e suas múltiplas relações, elaboração e realização do planejamento e a preparação das atividades de docência e das avaliações de aprendizagem.
Foi realizado durante a 6ª etapa o curso de Pedagogia a distância da Universidade de Uberaba e teve como instrumento norteador o currículo 607- Estágio Curricular Supervisionado- Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com os temas: A escola de Ensino Fundamental e sua história; a escola e sua cultura; os fundamentos do Projeto Político Pedagógico no cotidiano da escola e os espaços colegiados; o espaço das salas de aula; planejando e exercendo a docência; pensando e avaliando o exercício da docência.
Por meio da observação e dos registros no caderno de campo, essas atividade nos possibilitam perceber que o espaço escolar é mediador cultural e interfere na formação dos sujeitos e como eles vivenciam esse lugar de troca de experiência e aprendizagem.
A ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E SUA HISTÓRIA
Em cada sala da EMEF “Graça Aranha” há uma identidade para cada turma, em função da idade dos alunos. Assim como os materiais e recursos pedagógicos guardam uma relação estreita com a série em que o aluno se encontra.
Com exceção da sala de aula, os professores utilizam outros espaços, como Lied, pátio e quadra na realização das tarefas educativas. As atividades realizadas nesses são: apreciação de vídeos, filmes, confecção de trabalhos, recreação, leitura de história, teatro etc.
Estas atividades guardam relação cm os conteúdos e objetivos estabelecidos para este nível de ensino e estão em conformidade com os PNCs. Os recursos utilizados para a realização dessas atividades, são Datashow e matérias disponibilizados pela escola.
A escola não possue biblioteca, mas os professores fazem os cantinhos da leitura, onde são disponibilizados livros para a leitura diária.
O laboratório de informática, fica disponível para pesquisas diversas, e um dia por semana os alunos tem aula específica de Lied, com a ajuda da monitora e da professora.
Os horários de intervalo e descanso- chegada, recreio, saída e troca de professores das disciplinas específicas, se dão de maneira tranquila, sempre monitorada por todos os funcionários da escola, para o bem estar e segurança dos alunos.
Através dessa atividade foi possível aprender um pouco sobre a cultura e a realidade desta escola, a maneira que ela funciona, sua clientela que recebe, os profissionais que nela atuam, a estrutura física, enfim sua realidade. As culturas são múltiplas, pois se diferenciam através da observação feita de cada indivíduo.
A ESCOLA E SUA CULTURA: CONHECENDO A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E DO ESPAÇO ESCOLAR
Na atividade anterior, conhecemos sobre a história da escola. Agora propomos a exploração e conhecimento dos espaços, materiais e recursos pedagógicos. O espaço físico da escola está em péssimas condições, com pouco espaço, pintura e imobiliário antigos. Apesar das condições precárias, os ambientes são limpos, decorados e adequados à idade das crianças.
...