Relatório Final de Estágio - Paisagismo
Por: iiizzy__ • 29/11/2016 • Trabalho acadêmico • 2.013 Palavras (9 Páginas) • 1.612 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS
DIRETORIA DE RELAÇÕES EMPRESARIAIS E COMUNITÁRIAS
COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO ESCOLA-EMPRESA
ISABELLE MARQUES DE ALMEIDA
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
Manaus
2015
Isabelle Marques de Almeida[pic 1]
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
[pic 2]
Manaus
2015
SUMÁRIO[pic 3]
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 4
INTRODUÇÃO 5
DESENVOLVIMENTO 6
CONCLUSÃO 9
OBRAS CONSULTADAS 10
ANEXOS 11
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
DADOS DO ESTAGIÁRIO
Nome: Isabelle Marques de Almeida
Endereço: Rua 20, quadra 71, nº 53, São José Operário.
Telefone: (92) 98445-9105
E-mail: isabellemarques2@gmail.com
Curso: Paisagismo
Ano de Conclusão: 2015
DADOS DA EMPRESA
Nome: UFAM – Universidade Federal do Amazonas
Endereço: Avenida General Rodrigo Octávio, 6200 - Coroado I, Manaus - AM, 69077-000
Telefone/Fax: (92) 3305-1480
E-mail: ascom@ufam.edu.br
Setor: Setor de Olericultura
Função: Estagiário
Período de Estágio: janeiro a julho de 2015
Nome: Chácara Way - Jardinagem e Paisagismo
Endereço: R. Mato Grosso, 9 - Parque das Laranjeiras, Manaus - AM, 69058-460
Telefone/Fax: (92) 3651-3417
Função: Estagiário
Período de Estágio: junho de 2014 a janeiro de 2015
INTRODUÇÃO
Este relatório tem como objetivo a comprovação da realização do estágio obrigatório, em cumprimento à lei 11.788 de 25 de setembro de 2008, por meio do discurso escrito referente às experiências adquiridas e atividades executadas pelo estagiário. O relatório pretende sintetizar tudo o que for feito no período de 200 horas obrigatórias pelos regulamentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
O estágio foi desenvolvido durante 4 semanas, no período de janeiro de 2015 a julho de 2015, na UFAM – Universidade Federal do Amazonas, localizada na Avenida General Rodrigo Octávio, 6200 - Coroado I, Manaus - AM, 69077-000. A seguir veremos atividades de campo no Setor de Olericultura supervisionado pelo Prof. Dr. Daniel Felipe de Oliveira Gentil, como o processo de Calagem, Hidroponia, Semeadura de Sementes, Teste de Solo e preparo de Compostagem.
Foi desenvolvido também durante 3 semanas no período de junho de 2014 a janeiro de 2015, na Chácara Way - Jardinagem e Paisagismo, localizada na R. Mato Grosso, 9 - Parque das Laranjeiras, Manaus - AM, 69058-460. Veremos atividades de campo na área de vendas, cuidados com plantas e produção de mudas.
DESENVOLVIMENTO
Durante o andamento do estágio na empresa Chácara Way, foram realizadas atividades como vendas, cuidados com plantas e produção de mudas.
- Vendas: Na área comercial do paisagismo, é possível trabalharmos com vendas de mudas, terra, e até mesmo outros insumos e adornos para jardins. Dentre as atividades foram trabalhadas técnicas de vendas tanto para a elaboração de jardins, quanto de materiais que compõem os projetos paisagísticos.
- Cuidados com plantas: Dentre os cuidados para as plantas em uma loja de paisagismo, temos: irrigação, adubação, poda e até mesmo o transplante de espécies quando se fizer necessário.
- Produção de mudas: Principalmente, por se tratar de uma loja, é necessário estar sempre em processo de produção de novas mudas, pois quanto mais se produz, mais irá vender.
No desenvolver do estágio na UFAM, veremos as atividades realizadas a seguir, como semeadura, preparo de compostagem, hidroponia e outros:
- Limpeza de canteiros: Utilizando a capina com sacho e/ou a capina manual, também conhecida por monda, era reproduzido o processo da limpeza dos canteiros, eliminando principalmente as ervas daninhas.
- Semeaduras: A semeadura, apesar de exigir certo cuidado, é simples. Pode ser feita em bandejas de isopor com espécies como couve e repolho: consiste em molhar toda a bandeja; encher as células com substrato; cavar pequenos furos com mais ou menos 1 cm de profundidade; pôr duas sementes em cada célula; completar com substrato; e por fim, realizar a primeira irrigação. Ou, também pode ser feita diretamente no solo, em viveiros ou canteiros, como a semeadura de ingazeiro e mucuna-preta.
- Adubação: Na adubação com o NPK, não se deve aplicar rente às raízes da planta, e de acordo com as necessidades de cada espécie usa-se numerações de NPK, como exemplo o de numeração 10-10-10 que foi utilizado no cravo-de-defunto. Também foi feita a adubação dos canteiros no viveiro que consiste em incorporar o composto diretamente no solo.
...