Relação Trabalhista e o papel do sindicato patronal e empregados
Por: doug060689do • 14/11/2016 • Trabalho acadêmico • 2.886 Palavras (12 Páginas) • 450 Visualizações
ETESP – Escola Técnica Estadual de São Paulo
(Extensão Céu Butantã)
Técnico em Recursos Humanos
Relação Trabalhista e o papel do sindicato patronal e empregados
São Paulo
2016
[pic 1]
Relação Trabalhista e o papel do sindicato patronal e empregados
[pic 2]
São Paulo
2016
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 RELAÇÕES TRABALHISTAS
3 SINDICATOS
3.1 Sindicato do Empregado
3.2 Sindicato Patronal
4 HISTÓRIA DO SINDICATO
5 FUNÇÕES DO SINDICATO
5.1 Função Negocial
5.2 Função Assistencial
5.3 Função Colaboracional
5.4 Função de Arrecadação
5.5 Função de Representação
6 FONTES DE RECEITA DO SINDICATO
6.1 Contribuição Sindical
6.2 Mensalidade Sindical
6.3 Contribuição Assistencial
6.4 Contribuição Confederativa
6.5 Contribuição confederativa patronal
7 GREVE
8 A ESTRUTURA INTERNA DAS ENTIDADES SINDICAIS
9 ORGANIZAÇÃO SINDICAL EM GRAU SUPERIOR
9.1.1 Federação Sindical
9.1.2 Confederações
9.1.3 Centrais Sindicais
9.1.4 Repartição Receita Contribuição Sindical Obrigatória
10 CONCLUSÃO
11 REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
O trabalho fala das relações trabalhistas, entre os membros dos sindicatos, empregados e empregadores, mantendo um diálogo cordial nas resoluções dos problemas e reivindicações de ambos.
Conta sobre o surgimento do Sindicato no Brasil, que surgiu na era Industrial, em decorrência da precariedade das condições e acidentes de trabalhos que cada vez mais se tornava comum, onde ocorreu em 1903, pelo decreto de lei 979/1903, permitindo que os sindicatos defendessem os direitos e interesses coletivos e individuais das categorias.
Com o tempo foi se estruturando em suas confederações, federações e centrais sindicais, ganhando força e notoriedade no Brasil e no poder político, através de greves, manifestações e meios de pressão.
Os sindicatos têm como finalidade defender e proteger os interesses das empresas e empregadores, divididos em sindicato dos empregados e sindicato patronal. Trabalhando sempre em conjunto de forma a não prejudicar o crescimento da categoria, mas protegendo os direitos trabalhistas dos empregados, esses acordos são realizados através de acordos coletivos e termos aditivos, através de reuniões, onde se juntam para decidir o melhor para ambos.
Descrendo as principais funções dos sindicatos em função negocial, assistencial, colaboracional, arrecadação, representação e suas principais fontes de receita de forma a manter as entidades sindicais, federações e confederações ativas, buscando melhorias nas condições de trabalho e na própria legislação Trabalhista.
RELAÇÕES TRABALHISTAS
É a relação entre organização, os seus membros e os sindicatos que o representam. São reguladas por meio de um contrato de trabalho, que estipula os direitos e as obrigações de ambas as partes. Com isso melhora diálogo permanente com o Sindicato, localiza problema, define causas e implantar soluções e tratamento igualitário.
...