TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Renovar E Continuar A Frente

Ensaios: Renovar E Continuar A Frente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2014  •  1.930 Palavras (8 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 8

2

INTRODUÇÃO

A história do automóvel viria a ser modificada para sempre quando, em 1903, a Ford Motor Company foi constituída, detendo Henry Ford 25,5 % das acções e assumindo tanto as funções de vice-presidente como de engenheiro chefe. Num primeiro momento, eram produzidos, apenas, alguns automóveis por dia na fábrica Ford em Mack Avenue, Detroit, onde trabalhavam duas ou três pessoas em cada veículo, construído a partir de componentes feitos por encomenda a outras empresas.

Atualmente a empresa Ford está passando por uma situação delicada no mercado. Estão perdendo a terceira posição no ranking do mercado de caminhões para a sueca Volvo. Enquanto a companhia americana vendeu 20,4 mil unidades durante o ano, a sueca emplacou 20,7 mil veículos, além desse problema, também tem a concorrente Hyundai se aproximando.

É necessário tomar medidas hurgentes para evitar esta perca de mercado.

Vamos analisar as possibilidades e tudo que pode ser feito para que isso não aconteça.

3

1 RENOVAR E CONTINUAR Á FRENTE.

Para mudar esta situação começamos revendo o planejamento do que a empresa teria de retorno em seu tempo estimado, seria necessário rever a organização em relação a finanças, gestão e tecnologia.

É primordial o investimento em equipamentos para ampliar a distância que separa da concorrência, diferenciar a qualidade também ajuda a alavancar as vendas do produto. É necessário também promoção de vendas e muita divulgação. Por fim, a avaliação frequente do produto e sua participação de mercado.

Observar sempre tudo o que fizemos que deu errado para não repetirmos, além do que seria necessário reavaliar uma nova fonte de recursos.

A empresa esta lançando o novo KA com algumas novidades porém com o preço de R$35.000, o que passou da média de preço dos carros novos populares, para que isso não seja um tiro no pé a empresa deve estudar bastante o mercado para saber da aceitação.

Mesmo com o valor fora do que seria estimado, podemos olhar para esse diferencial que o carro tem, como uma possibilidade de abrir uma nova linha para competir no mercado o que daria vantagem já que os outros teriam que produzir algo semelhante, e o modelo Ford já estaria no mercado.

Com a segmentação de mercado é possível trabalhar melhor cada publico. E´a divisão dos consumidores em grupos que apresentam desejos de compras e necessidades específicas. Estas necessidades podem ser saciadas através dos produtos, serviços, produtos agregados a serviços e informações auxiliares.

Com a segmentação demográfica podemos dividir o mercado com base em características de população. Essa abordagem segmenta os consumidores de acordo com as variáveis como: Idade, rendimento, sexo, tamanho da família, escolaridade, ocupação...

Já com a segmentação Geográfica temos a divisão do mercado em diferentes unidades geográficas como: Nações, Estados, Regiões, Condados, cidades ou bairros.A empresa pode atuar em uma, em algumas ou em todas as áreas geográficas, prestando atenção nas variações locais.

Para segmentação psicográfica os compradores são divididos em diferentes grupos com base em seu estilo de vida, sua personalidade e seus valores. Pessoas do mesmo grupo demográfico podem ter perfis psicográficos diferentes.

Por ultimo temos segmentação Comportamental, estratégia para aumentar as vendas dentro dos grupos específicos, trata-se de acompanhar o movimento do consumidor em tempo real e enviar a ele informações e ofertas relevantes.

Pensando em todos os seguimentos a Ford lança seus carros, como por exemplo:

Ford Ka: segmentação demográfica, mais direcionado ao público feminino.

Ford Fiesta: segmentação demográfica, carro popular voltado a classe média.

4

Ford Fiesta Sedan: segmentação psicográfica, venda com base no estilo de

vida, personalidade e valores.

A escolha do automóvel está diretamente ligada à classe social, como nos exemplos abaixo:

Estilo de vida: as mudanças nos padrões de vida, como uniões estáveis, pessoas morando sozinhas, tem gerado o maior numero do consumo, onde as pessoas procuram por produtos e serviços que lhes proporcionam maior conforto e tranquilidade.

Valores sociais: são determinantes nas escolhas que as pessoas fazem na vida, como por exemplo, um determinado produto pode ter certo valor para uma pessoa e para outra não.

Demografia: o fator crescente da população leva a observar que os padrões de consumo afetam o tamanho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com