Repercussão Judicial - Convenção Sobre Os Direitos Da Mulher
Exames: Repercussão Judicial - Convenção Sobre Os Direitos Da Mulher. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Carolinasena • 4/4/2014 • 498 Palavras (2 Páginas) • 391 Visualizações
Repercussão Judicial
Na Convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação contra a mulher(1979) , foi feito um Tratado Internacional que gerava a mulher direitos antes não vistos. Alguns artigos destacados são:
Artigo 1º : Para fins da presente Convenção, a expressão "discriminação contra a mulher" significará, dos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural e civil ou em qualquer outro campo.
Artigo 5º - Os Estados-partes tomarão todas as medidas apropriadas para:
a) modificar os padrões sócio-culturais de conduta de homens e mulheres, com vistas a alcançar a eliminação de preconceitos e práticas consuetudinárias e de qualquer outra índole que estejam baseados na idéia da inferioridade ou superioridade de qualquer dos sexos ou em funções estereotipadas de homens e mulheres.
b) garantir que a educação familiar inclua uma compreensão adequada da maternidade como função social e o reconhecimento da responsabilidade comum de homens e mulheres, no que diz respeito à educação e ao desenvolvimento de seus filhos, entendendo-se que o interesse dos filhos constituirá a consideração primordial em todos os casos.
Artigo 6º - Os Estados-partes tomarão as medidas apropriadas, inclusive de caráter legislativo, para suprimir todas as formas de tráfico de mulheres e exploração de prostituição da mulher.
Artigo 7º - Os Estados-partes tomarão todas as medidas apropriadas para eliminar a discriminação contra a mulher na vida política e pública do país e, em particular, garantirão, em igualdade de condições com os homens, o direito a:
a) votar em todas as eleições e referendos públicos e ser elegível para todos os órgãos cujos membros sejam objeto de eleições públicas;
b) participar na formulação de políticas governamentais e na execução destas, e ocupar cargos públicos e exercer todas as funções públicas em todos os planos governamentais;
c) participar em organizações e associações não-governamentais que se ocupem da vida pública e política do país.
Artigo 13º - Os Estados-partes adotarão todas as medidas apropriadas para eliminar a discriminação contra a mulher em outras esferas da vida econômica e social, a fim de assegurar, em condições de igualdade entre os homens e mulheres, os mesmos direitos, em particular:
a) o direito a benefícios familiares;
b) o direito a obter empréstimos bancários, hipotecas e outras formas de crédito financeiro;
c) o direito de participar em atividades de recreação, esportes e em todos os aspectos da vida cultural.
Cabe ressaltar que , alguns aspectos no Brasil não foram proporcionados legitimamente da forma como deveria acontecer, pois só em 2006 entrou em vigor uma lei que gerou a proteção a violência contra a mulher. Lei 11.340 – Lei Maria da Penha. A lei entrou em vigor , fazendo com que a violência contra a mulher deixasse de ser tratada com um crime de menos potencial ofensivo. A lei também acabou com as penas
...