Direitos Da Mulher
Trabalho Universitário: Direitos Da Mulher. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 9238 • 2/9/2013 • 701 Palavras (3 Páginas) • 563 Visualizações
DIREITO DA MULHER
Os termos Direitos da Mulher referem-se aos direitos objetivos e subjetivos reivindicados para mulheres em diversos países.
Em alguns lugares, esses direitos são institucionalizados e garantidos pela legislação, pelos costumes e comportamentos, enquanto em outros locais eles são suprimidos ou ignorados.
A discriminação contra a mulher tem sido, notada em países subdesenvolvidos, um dos principais obstáculos à efetividade do direito à educação e à saúde de crianças e adolescentes.
Mas ela não se manifesta apenas com o tratamento desigual com relação ao homem (o que ocorre com bastante frequência, por exemplo, nas relações de trabalho assalariado). A discriminação também ocorre com a negação do (http://pt.wikipedia.org/wiki/Direitos_da_mulher)
Projetos
Coletivo de Mulheres Calafate (Bahia)
Coletivo de Mulheres do Calafate: 20 anos em defesa dos direitos humanos das mulheres do Calafate
29-06-2012
O grupo vai mobilizar mulheres moradoras da comunidade do Calafate, em Salvador (BA), na luta pela garantia dos direitos humanos. O foco é combater a discriminação por gênero, raça, etnia, orientação sexual e condição econômica. A proposta é divulgar informações sobre essas questões, oferecendo caminhos para o acesso a direitos e para o exercício da cidadania.
O coletivo constata que a ausência de um conhecimento mais aprofundado e/ou ampliado sobre direitos humanos ainda persiste na própria organização e na comunidade em que atua. De acordo com o grupo, o reflexo disso é a naturalização a violência vivida pelos moradores e moradoras do Calafate. As mulheres, especialmente, sentem-se amedrontadas diante da violência policial sofrida e não acreditam na possibilidade de terem seus direitos garantidos, por se considerarem excluídas pela condição de serem mulheres, negras e pobres.
O resultado é a impunidade diante das violações dos direitos dessas pessoas. Segundo o coletivo, nenhuma iniciativa governamental é realizada com intuito promover o exercício da cidadania na comunidade do Calafate. Somado a isso, a veiculação de uma imagem negativa, divulgada pela mídia tradicional e pela Polícia Militar, faz com que moradores(as) incorporem a exclusão, a marginalidade e a morte precoce dos(as) jovens negros(as) como processo natural dos bairros periféricos.
Diante desse contexto, o coletivo percebe a necessidade de fortalecer as mulheres lideranças que ainda acreditam na lutar pelos seus direitos e os direitos de outras mulheres, no âmbito comunitário e/ou articuladas em âmbito municipal, estadual e nacional.
Atividades
Primeiramente, será realizado um encontro com líderes, articuladoras, que vão aprofundar o debate sobre direitos humanos; em seguida, divididas por oito áreas pré-definidas, essas mulheres vão divulgar as informações pela comunidade, incentivando as moradoras a atuarem em defesa desses direitos; por fim será realizado o "II Encontro do Coletivo de Mulheres do Calafate", que deve conseguir repercussão na mídia local e nas redes sociais.
O projeto comemora os 20 anos do coletivo,
...