Resenha Durkheim
Resenha: Resenha Durkheim. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: melly05 • 7/1/2014 • Resenha • 675 Palavras (3 Páginas) • 474 Visualizações
"Tanto Durkheim quanto Weber realizaram análises que, ao invés de relegarem a religião a um passado remoto a ser esquecido em prol do progresso social e tecnológico da sociedade contemporânea, tratam o fenômeno religioso como peça-chave fundamental para o entendimento da sociedade moderna. Com base nos textos indicados em nossa disciplina, explique o papel que a religião cumpre na sociedade contemporânea, tentando evidenciar os pontos nos quais a perspectiva dos dois autores se aproxima e/ou se distancia. Além disso, se posicione com relação a estas afirmações, e utilize exemplos religiosos atuais presentes na nossa sociedade brasileira para exemplificar seu argumento."
Para Weber as religiões ditas como mundiais atraem grande números de fieis, ela veio para ajudar o homens a entender o significado de sua existência os ajudando assim a entender a morte. Weber também mostra que a religião criou algumas respostas para alguns problemas da sociedade e que essas respostas acabaram por se estabelecer como parte da cultura de uma sociedade, influenciando os homens em relação a suas atividades diárias, Weber diz que a religião é a causadora das mudanças sociais e que o capitalismo é definido não por um processo histórico e sim pela religião, onde seus ensinamentos pregavam que para se atingir a salvação tinha que trabalhar para que assim ao morrer se alcance o céu. Weber nos mostra que os dogmas sempre estiveram presentes na religião e que essa concepção religiosa foi é um forte determinante econômico da sociedade, mostrando que o capitalismo está diretamente relacionado a visão de mundo do protestantismo, que na sua ação social favoreceu a formação do regime capitalista.
Já Durkhein estuda a religião em suas formas mais simples a considerando uma "coisa social". Segundo Durkhein a religião não esta dentro o abismo do real com o sobrenatural, então se pegarmos a religião em sua fase primitiva simples fenômenos se desenvolvem e ganham força nos dias de hoje, então podemos dizer que a religião sempre esteve presente na existência da humanidade, e para que uma religião se firme como religião é necessário que ela exponha seu ponto de vista mostrando ali a verdade que acredita como certa desse modo atraindo seguidores fazendo com que tal movimento se caracterize assim como uma religião, tendo entre todas elas um ponto em comum que é a divisão entre o sagrado e o profano. Então a religião tem uma falsa moral coletiva que diz que a magia é algo ruim, então uma igreja não é simplesmente uma confraria sacerdotal e sim uma instituição de moral coletiva, onde o sagrado se dá nos momentos de efervescência coletiva e o profano se dá na individualidade.
O que podemos perceber através do ponto de vista dos autores é que até hoje existem pontos de ambos que ainda estão presentes na vida religiosa e se aproximam da nossa realidade, onde dentro da concepção de Weber sobre a religião podemos ver que é a religião quem explica a nossa existência, nos ajudar a entender a morte e a obter respostar sobre alguma problemas da sociedade, influenciando diretamente no comportamento das pessoas. O pensamento de Weber se distancia da realidade no que diz respeito a economia e a consolidação do sistema capitalista, até porque por mais que o trabalho
...